Como limpar o computador usando o CMD? Execute estes comandos aqui!
Como Limpar O Computador Usando O Cmd Execute Estes Comandos Aqui
Como limpar o computador usando o CMD se você achar que o PC está lento com pouco espaço em disco? Você veio ao lugar certo e pode descobrir como executar comandos para limpar o PC neste post no Miniferramenta site para liberar espaço em disco e melhorar o desempenho do PC.
É Necessário Limpar o Computador
O sistema operacional Windows é um sistema popular e você pode usar muitos recursos no PC com Windows. Mas com o passar do tempo, muitas tarefas em segundo plano são executadas para ocupar muitos recursos do sistema e arquivos temporários são criados para ocupar espaço em disco, embora esses arquivos sejam pequenos. Como resultado, o computador fica lento e aparece pouco espaço em disco.
Nesse caso, você precisa limpar seu computador regularmente para acelerar a máquina e melhorar o desempenho do PC. A limpeza de disco pode permitir que seu PC funcione sem problemas e eliminar alguns problemas que causam falhas no PC.
O Windows vem com algumas ferramentas de limpeza, como Limpeza de Disco, ferramenta de desfragmentação, etc. Mas alguns de vocês optam por limpar o computador usando o CMD (Prompt de Comando). Embora uma interface gráfica seja útil para a maioria das pessoas, alguns de vocês podem preferir usar o Prompt de Comando para realizar muitas tarefas, pois é mais eficiente, divertido e realmente poderoso e traz benefícios de desempenho.
Se você não sabe como executar comandos para limpar o PC, siga o guia fornecido para limpar o computador, incluindo a exclusão de arquivos indesejados, arquivos temporários e pré-busca de arquivos, desfragmentação do disco rígido, apagamento de um disco e muito mais.
Como limpar o computador usando o CMD
Nesta parte, mostraremos como usar diferentes comandos para limpar diferentes arquivos. Em primeiro lugar, você precisa abrir o prompt de comando com direitos de administrador.
Passo 1: No Windows 10/11, digite cmd na caixa de pesquisa.
Passo 2: Clique Executar como administrador no pop-up para abrir a janela do CMD.
Além dessa maneira, você pode abrir o prompt de comando em outros métodos e consultar esta postagem relacionada - Como abrir o prompt de comando (CMD) no Windows 11? (7 maneiras) .
Em seguida, execute a operação de limpeza por meio de alguns comandos de limpeza no CMD.
Execute o Cleanmgr para limpar arquivos indesejados
Cleanmgr é uma ferramenta automática de limpeza de disco no sistema operacional Windows. Ele pode pesquisar e analisar seu disco rígido para encontrar arquivos que não são mais necessários e excluí-los automaticamente para liberar espaço no disco rígido.
Ao configurar cleanmgr.exe com opções de linha de comando, arquivos de configuração temporários, arquivos da Internet, arquivos de programas baixados, arquivos chkdsk antigos, arquivos da Lixeira e muito mais podem ser excluídos. Você pode usar a ferramenta Tarefas agendadas para agendar a execução da tarefa em um horário específico.
Vamos ver como limpar o computador usando o CMD - Cleanmgr.
Passo 1: Abra o CMD com direitos de administrador.
Etapa 2: digite CleanmgrName na janela do CMD e pressione Digitar .
Etapa 3: Uma pequena janela é exibida para solicitar que você escolha a unidade que deseja limpar. Então clique OK .
Etapa 4: marque os itens que deseja excluir e, em seguida, esta ferramenta os excluirá para liberar espaço em disco.
Cleanmgr - o comando para limpeza de disco, oferece vários parâmetros dedicados a funções específicas e vejamos exemplos.
1. Cleanmgr /sageset
Este comando para limpeza de disco ajuda a pular diretamente a seleção da unidade e redirecioná-lo para a janela Configurações de limpeza de disco para escolher os itens que deseja que a Limpeza de disco limpe automaticamente durante seus horários de execução agendados.
2. Cleanmgr /sagerun
Este comando não escolhe a categoria e ajuda a automatizar o processo de limpeza do disco.
3. Cleanmgr /lowdisk
Este comando é muito útil quando o disco rígido encontra pouco espaço em disco. Ao executar este comando, todas as caixas de seleção de categorias de arquivo serão selecionadas por padrão. O exemplo de comando é como – cleanmgr /lowdisk/dc . Aqui c refere-se à letra da unidade.
O comando - cleanmgr /verylowdisk/dc ajuda a excluir todos os arquivos inúteis rapidamente sem o prompt do usuário.
Para saber mais informações sobre este gerenciador limpo, você pode consultar nosso post anterior - O que é Cleanmgr.exe e é seguro e como usá-lo .
Executar CMD para arquivos temporários
O Windows pode criar arquivos temporários para uso temporário e eles são chamados de Temp. Durante a operação de um programa, esses arquivos são gerados para fins de backup e armazenam informações em um curto espaço de tempo. Eles são principalmente para armazenar, transferir dados e recuperar dados perdidos.
Os arquivos temporários não ocupam muito espaço em disco e desempenham um papel importante no bom funcionamento do seu sistema. Depois de terminar as tarefas, o sistema as removerá automaticamente das pastas temporárias. É seguro apenas quando os arquivos temporários não são usados por nenhum aplicativo. Caso contrário, o Windows impedirá que você os exclua com o resultado - falha nas tarefas do aplicativo.
Para arquivos temporários criados pelo sistema operacional Windows, o caminho de armazenamento é %system%/windows/temp . Já para os arquivos temporários criados pelos usuários, o caminho é C:\Usuários\nome de usuário\AppData\Local\Temp .
Se você deseja visualizar arquivos temporários, execute este comando - %SystemRoot%\explorer.exe %temp%\ . Isso pode abrir a pasta Temp no File Explorer. Apenas pressione Ctrl + A para escolher todos os arquivos e excluí-los. Ou execute o comando - del %temp%\*.* /s /q para excluí-los. A ferramenta CMD pode ignorar automaticamente todos os arquivos que estão em uso no momento, mas excluir os arquivos restantes.
Desfragmente seu disco rígido via CMD
Ao falar sobre “computador limpo usando CMD”, há uma coisa que você deve pensar é a desfragmentação do disco. Embora a fragmentação no disco rígido (apenas para o disco rígido tradicional) seja uma ocorrência natural, ela pode levar a problemas de desempenho do PC, por exemplo, o acesso e a velocidade de gravação podem ser afetados, tornando o sistema lento.
A desfragmentação pode reorganizar os dados fragmentados no disco rígido para que seu PC possa acessar os arquivos do disco rígido. Você não precisa desfragmentar seus SSDs, pois isso pode destruí-los ou reduzir sua vida útil. Apenas desfragmente seus HDDs seguindo o comando clean no CMD – letra do driver de desfragmentação: .
Etapa 1: abra o prompt de comando como administrador.
Etapa 2: digite desfragmentar c: na janela do CMD e pressione Digitar . Aqui substitua c: com sua letra de unidade
Excluir arquivos de pré-busca usando o prompt de comando
Quando você usa um programa primeiro, o sistema operacional Windows cria arquivos de pré-busca que podem funcionar como um cache posteriormente. Ou seja, os arquivos de pré-busca são usados para armazenar informações sobre a atividade do software, incluindo quantas vezes o software foi executado, quando o aplicativo foi executado e os arquivos associados usados pelo software.
Esses arquivos de pré-busca são arquivos de texto com extensão .pf e são muito úteis no carregamento mais rápido de programas. Mas eles podem ocupar muito espaço em disco. E se você encontrar bugs ou atrasos no aplicativo, poderá optar por excluir esses arquivos. Excluí-los é inofensivo e o Windows criará arquivos de pré-busca novamente na próxima vez que você abrir programas em seu computador.
Veja como limpar o computador usando o CMD excluindo arquivos de pré-busca:
Passo 1: Abra o CMD com permissões de administrador no Windows.
Etapa 2: digite %SystemRoot%\explorer.exe C:\Windows\prefetch\ para a janela Prompt de Comando e pressione Digitar para verificar os arquivos de pré-busca. Isso pode abrir a pasta Prefetch no File Explorer.
Passo 3: Digite del C:\Windows\prefetch\*.*/s/q e pressione Digitar para excluir esses arquivos de pré-busca. Como alternativa, você pode excluir diretamente a pasta Prefetch do Windows Explorer.
Limpe a memória cache no Windows
Os arquivos de cache podem melhorar drasticamente o desempenho, a disponibilidade e a escalabilidade, além de oferecer a capacidade de fornecer dados rapidamente e tempos de resposta mais rápidos. No entanto, se os arquivos de cache derem errado, podem ocorrer problemas de busca de dados, falhas ou até travamentos. Uma solução comum é limpar os arquivos de cache regularmente.
Você pode optar por limpar o cache DNS e o cache de armazenamento do Windows. Se algo der errado durante o processo de limpeza do cache, o sistema Windows informará.
Para limpar o cache DNS, execute o comando - ipconfig/flushDNS na janela CMD. Para limpar o cache da loja do Windows, execute este comando - wsreset.exe .
Limpeza de imagem do Windows DISM
O serviço e gerenciamento de imagens de implantação (DISM) é uma ferramenta de comando útil que pode ajudar a atender e preparar imagens do sistema. Você pode usar o DISM para gerenciar uma imagem do Windows (.wim) e um disco rígido virtual (.vhd). É usado para Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE), Windows PE e Configuração do Windows. Por meio da ferramenta DISM, você pode corrigir muitos erros do sistema, incluindo erros de atualização, erros de inicialização e muito mais.
Para verificar se há algum dano, execute DISM /online /Cleanup-Image /CheckHealth na janela CMD.
Para digitalizar a imagem do Windows, execute este comando - DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth .
Para corrigir imagens do Windows, digite DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth na janela do CMD e pressione Digitar .
Comando de limpeza no Diskpart
Além de limpar o computador usando o CMD excluindo arquivos indesejados, arquivos temporários e arquivos de pré-busca, limpando o cache, desfragmentando o disco rígido e executando o DISM, há outro aspecto para limpar o PC e usar o Diskpart para excluir todo o disco dados.
Diskpart é um utilitário de disco de linha de comando incluído no Windows 2000 e em sistemas operacionais Windows posteriores para substituir seu antecessor - fdisk. Ele pode ser usado para gerenciar seus discos e partições, por exemplo, criar partições, excluir partições, limpar todos os dados do disco, etc. Para saber mais informações sobre esta ferramenta, consulte nosso documento de biblioteca - O que é DiskPart e como usá-lo? (Guia e dicas finais) .
Se você se prepara para desistir de seu disco rígido ou unidade flash USB, pode optar por usar o Diskpart para apagar todos os dados do disco e permitir que a unidade se torne um espaço não alocado.
Durante o uso do Diskpart, você pode escolher um objeto incorreto. Como resultado, os dados são perdidos e você não pode recuperá-los. Então, você não pode ser muito cuidadoso. Além disso, recomendamos criar um backup para seus arquivos importantes.
Faça backup de dados críticos antes de limpar o comando Diskpart
Para fazer backup de seus arquivos importantes no disco rígido ou na unidade flash USB, você pode optar por usar a ferramenta de backup integrada do Windows – Backup e Restauração (Windows 7). Apenas vá para abra o painel de controle , veja todos os itens por Ícones grandes , e clique Backup e Restauração (Windows 7) para abrir esta ferramenta. Então clique Configurar backup e inicie um backup de arquivo seguindo as instruções na tela.
Se você não deseja usar esta ferramenta, mas procure um profissional e software de backup gratuito para backup de arquivos, o MiniTool ShadowMaker é uma boa opção. Este software oferece suporte a backup e recuperação de arquivos, pastas, discos, partições e sistemas, sincronização de arquivos e clonagem de discos. É importante ressaltar que funciona embora o PC não inicialize. Basta clicar no botão a seguir para obter sua Trial Edition para uso gratuito por 30 dias.
Passo 1: Clique duas vezes no arquivo .exe e instale o MiniTool ShadowMaker no seu PC seguindo os assistentes na tela.
Etapa 2: abra este software e clique em Manter teste continuar.
Passo 3: Para fazer backup de seus arquivos, você pode ir para o Cópia de segurança página ou Sincronizar guia, escolha os itens dos quais deseja fazer backup e o caminho de armazenamento, como um disco rígido externo ou unidade flash USB.
Passo 4: Clique Fazer backup agora ou Sincronize agora para executar a tarefa de backup.
Limpar disco rígido via Diskpart
Em seguida, é hora de usar o comando clean no CMD – Diskpart. Veja como limpar o computador usando o CMD:
Passo 1: Na janela do CMD, digite diskpart e pressione Digitar .
Etapa 2: digite disco de lista e pressione Digitar .
Passo 3: Execute o comando – selecione o disco n . N significa o número do disco. Se você vir o status do disco off-line, digite disco online e bater Digitar .
Passo 4: Para limpar seu disco rígido, execute limpar \ limpo ou limpar tudo .
Se você quiser saber a diferença entre o comando – clean e clean all, você pode encontrar detalhes em nosso post anterior - Diskpart Clean vs Clean All: Escolha uma maneira de limpar os discos .
Conclusão
Essas são todas as informações sobre como limpar o computador usando o CMD, incluindo a exclusão de arquivos indesejados, arquivos temporários e pré-busca de arquivos, desfragmentação do disco rígido, limpeza do cache, apagamento de um disco e execução do DISM. Se precisar, basta executar comandos para limpar o PC seguindo o guia fornecido. Espero que você possa ter um PC tranquilo. Se você tiver outras ideias sobre comandos de limpeza, informe-nos na parte de comentários abaixo. Obrigado.