Como recuperar arquivos perdidos após a conversão de MBR para GPT
Como Recuperar Arquivos Perdidos Apos A Conversao De Mbr Para Gpt
Quando seus arquivos se perderem após converter o disco de MBR para GPT, você pode ler esta postagem de Miniferramenta para ver como recuperar arquivos perdidos após a conversão de MBR para GPT usando o melhor software de recuperação de dados . Além disso, neste artigo, mostraremos como converter MBR em GPT sem perder dados.
Uma breve introdução ao disco MBR e ao disco GPT
Registro Mestre de Inicialização (MBR) e Tabela de partição GUID (GPT) são dois estilos de partição. Cada um deles tem vantagens e são adequados para diferentes necessidades de sistema e particionamento.
Vantagens do MBR:
- Quando seu placa mãe não suporta inicialização UEFI, você pode optar por inicializar a partir de um disco MBR.
- Ao usar um Windows de 32 bits, você precisa escolher MBR porque apenas as versões de 64 bits do Windows podem inicializar a partir de discos GPT.
- Quando você estiver usando um sistema Windows mais antigo, como o Windows XP, deverá escolher o MBR.
Vantagens do GPT:
- GPT suporta mais de quatro partições primárias (até 128 partições primárias no Windows). O disco MBR pode conter apenas 4 partições primárias no máximo.
- O GPT oferece suporte a discos maiores que 2 TB em discos rígidos e SSDs.
- O GPT é mais seguro e confiável que o MBR. Isso ocorre porque o disco GPT possui uma tabela de partição auxiliar integrada. Depois que um erro é detectado na partição GUID primária, toda a tabela de partições pode ser restaurada a partir do cabeçalho da partição GUID de backup.
- É mais rápido e estável inicializar o Windows a partir de um disco GPT.
Para obter mais informações sobre MBR e GPT, consulte este artigo: Guia MBR x GPT: qual é a diferença e qual é melhor .
Devido às suas diferentes características, muitos usuários tendem a converter MBR em GPT ou vice-versa.
No entanto, quando você tenta converter um disco MBR em um disco GPT em Gerenciamento de Disco ou usando a linha de comando diskpart, você precisa remover todos os dados e partições no disco MBR. No entanto, alguns usuários não têm certeza sobre isso, então seus arquivos são perdidos após uma conversão de disco MBR para GPT. Aqui você pode ver um exemplo real:
Quando selecionei curiosamente 'criar uma nova tabela de partição' e o novo tipo dela é GPT, aparece uma mensagem de aviso de que 'posso perder tudo ...', mas ainda cliquei em sim, pois pensei em todas as operações em o disco seria listado em uma janela e aguardava minha confirmação. Mas não, a criação começou imediatamente e todos os meus dados e partição foram perdidos agora. Como recuperar os dados e partições perdidos após o término da conversão?
unix.stackexchange.com
Como recuperar dados perdidos após conversão de disco MBR para GPT? Continue lendo para descobrir a resposta.
Como recuperar arquivos perdidos após a conversão de MBR para GPT
Dica: Quando seus arquivos são perdidos durante ou após a conversão do disco MBR para GPT, você precisa parar de usar o disco imediatamente, como criar novas partições para evitar substituição de dados .
Agora tente as seguintes maneiras de recuperar arquivos excluídos devido a uma conversão de disco.
Maneira 1. Recuperar Arquivos Perdidos Após a conversão de MBR para GPT usando o MiniTool Power Data Recovery
Com o rápido desenvolvimento dos serviços de recuperação de dados, muitas ferramentas de restauração de dados são lançadas para ajudá-lo a restaurar arquivos perdidos ou excluídos.
O MiniTool Power Data Recovery é o melhor software gratuito de recuperação de dados que funciona muito bem no computador recuperação de dados do disco rígido , Recuperação de dados da unidade USB, recuperação de dados SSD , e assim por diante. Ele suporta a recuperação de arquivos de várias situações de perda de dados, como recuperação de dados de discos rígidos formatados, recuperando dados de sistemas de arquivos danificados , e mais.
Além disso, o MiniTool Power Data Recovery é totalmente compatível com quase todas as versões do Windows, incluindo Windows 11/10/8/7.
Agora clique no botão abaixo para instalar o MiniTool Power Data Recovery Free e iniciar a recuperação de dados.
Principais etapas para recuperar arquivos perdidos após a conversão de MBR para GPT usando o MiniTool Power Data Recovery.
Etapa 1. Inicie o MiniTool Power Data Recovery para entrar em sua interface principal. Aqui você pode ver dois módulos de recuperação de dados – Recuperar dados de unidades lógicas & Dados de recuperação de dispositivos .
- Unidades Lógicas: Este módulo exibe todas as partições em seu computador, incluindo partições nos discos rígidos internos, discos rígidos externos, unidades USB, cartões SD, etc. Partições perdidas e espaço não alocado também aparecem aqui.
- Dispositivos: Este módulo inclui todos os dispositivos conectados ao seu computador, como cartões de memória, CDs/DVDs e muito mais.
Você pode ficar no Unidades Lógicas módulo e selecione a partição de destino que está perdida e clique no botão Varredura botão para procurar dados nele.
Etapa 2. Para obter o melhor resultado de verificação e recuperação de dados, é melhor aguardar a conclusão do processo de verificação. E esse serviço de recuperação de dados oferece vários recursos úteis para ajudá-lo a encontrar os arquivos necessários mais rapidamente.
- Visualização: você tem permissão para visualizar vários tipos de arquivos , incluindo imagens em PNG, JPEG, JPG, etc. formatos de imagem , DOC, DOCX, PPT, PPTX, PPS, XLS, XLSX, PDF e outros arquivos.
- Filtro: Você pode usar esse recurso para filtrar arquivos indesejados por tamanho de arquivo, tipo de arquivo, categoria de arquivo e data de modificação. Por exemplo, você pode optar por mostrar apenas fotos, vídeos e documentos.
- Procurar: Ao usar um nome de arquivo, você pode procurar um determinado arquivo nos arquivos encontrados.
Etapa 3. Depois de visualizar os arquivos encontrados, agora você pode selecionar todos os dados desejados e clicar no botão Salvar botão para escolher um local apropriado para armazená-los. É altamente recomendável selecionar outra unidade para armazenar seus arquivos, caso contrário, eles podem ser substituídos e tornar-se irrecuperáveis.
Este é todo o processo de recuperação de dados perdidos usando o MiniTool Power Data Recovery.
Dica: O MiniTool Power Data Recovery Free suporta até 1 GB de recuperação de dados totalmente grátis. Para quebrar essa limitação de recuperação de dados, você precisa escolher um edição avançada como MiniTool Power Data Recovery Personal Ultimate . Esta edição definitiva oferece uma atualização gratuita vitalícia e permite que você recuperar dados de um computador não inicializável .
Maneira 2. Recuperar partições perdidas usando o MiniTool Partition Wizard
Além de recuperar dados de uma partição perdida usando o MiniTool Power Data Recovery, você pode tentar recuperar toda a partição e os dados da partição juntos. Para atingir esse objetivo, o MiniTool Partition Wizard é altamente recomendado.
O MiniTool Partition Wizard é um software profissional, seguro e confiável gerenciador de partições . Ele oferece a você um recurso integrado chamado Recuperação de partição . Este recurso é usado para recuperar partições perdidas por atualizações do Windows, exclusão incorreta, danos à tabela de partições, ataques de vírus, etc.
Ao usar o MiniTool Partition Wizard, você não só é capaz de recuperar as partições perdidas, mas também os dados salvos na partição selecionada.
Observação: O MiniTool Partition Wizard Free não oferece suporte ao salvamento de partições encontradas, mas suporta a verificação e exibição de partições perdidas. Portanto, você pode baixar a edição gratuita para garantir que as partições necessárias possam ser encontradas e, em seguida, escolher uma edição completa para salvá-los.
Clique no botão abaixo para baixar o MiniTool Partition Wizard e instalá-lo em seu computador para realizar a recuperação da partição.
Download grátis Comprar agora
Etapa 1. Execute o MiniTool Partition Wizard. Na interface principal, selecione o disco onde ocorre a perda de partição e clique no botão Recuperação de partição botão.
Etapa 2. Clique em Próximo continuar. Na nova janela, selecione o disco que deseja recuperar e clique no botão Próximo botão.
Etapa 3. Escolha um intervalo de varredura nas opções de Disco Cheio , Espaço não alocado , e Faixa especificada e, em seguida, clique no Próximo botão.
Etapa 4. Na janela pop-up, selecione um método de digitalização ( Escaneamento rápido e Varredura completa ) de acordo com as instruções na tela. Depois disso, clique no Próximo botão.
Etapa 5. Após a conclusão do processo de verificação, o MiniTool Partition Wizard listará todas as partições encontradas. Você precisa verificar todas as partições necessárias e clicar no botão Terminar botão.
Dica: As partições existentes serão verificadas por padrão, portanto, você só precisa verificar as partições perdidas ou excluídas.
Passo 6. Clique no botão Aplicar botão localizado no canto inferior esquerdo para efetivar as operações pendentes. Em seguida, as partições perdidas e os dados nela contidos devem ser recuperados.
Para obter um guia mais abrangente para recuperação de partições, você pode consultar esta postagem: Como faço para recuperar a partição do disco rígido com facilidade .
Maneira 3. Recuperar arquivos perdidos após a conversão de MBR para GPT dos arquivos de backup
Além do software de recuperação de dados, você pode recuperar arquivos perdidos após a conversão de MBR para GPT de arquivos de backup se tiver feito um backup com antecedência. Por exemplo, você pode restaurar arquivos perdidos de unidades de nuvem, como OneDrive e Google Drive. Além disso, se você backup de seus arquivos usando um software de backup de dados de terceiros, você precisa usar a ferramenta correspondente para restaurar os dados.
Se você está procurando uma peça de trabalho profissional e segura software de backup de dados , você pode usar o MiniTool ShadowMaker. Ele fornece serviços de proteção de dados perfeitos e soluções de recuperação de desastres para PCs. Você pode usá-lo para fazer backup de arquivos, pastas, sistemas operacionais Windows, discos inteiros e assim por diante.
A edição de teste do MiniTool ShadowMaker permite que você aproveite todos os seus recursos em 30 dias totalmente grátis. Por exemplo, você pode usar a edição de teste para fazer backup de dados sem inicializar o Windows .
Além disso, o MiniTool ShadowMaker oferece interfaces claras e concisas que facilitam a realização do backup de dados.
Clique no botão a seguir para baixar o MiniTool ShadowMaker e experimentá-lo.
Como converter MBR para GPT sem perder dados gratuitamente
Como dito antes, converter um disco MBR em um disco GPT usando o Gerenciamento de disco e a linha de comando exige que você exclua todas as partições do disco. Você pode estar se perguntando “É possível converter MBR para GPT sem perda de dados” e “Como converter converter MBR para GPT sem perder dados ”.
Felizmente, você pode realizar a conversão de MBR para GPT sem perda de dados gratuitamente usando o MiniTool Partition Wizard Free Edition.
Observação: A Free Edition só pode converter um disco de dados para GPT. Se você deseja converter um disco do sistema para GPT, você precisa atualizar para um edição completa .
Principais etapas para realizar uma conversão de MBR para GPT sem perda de dados gratuita.
Etapa 1. Inicie o MiniTool Partition Wizard Free para entrar na tela inicial.
Etapa 2. Selecione o disco MBR que precisa ser convertido em GPT. Em seguida, clique no Converter disco MBR para disco GPT recurso do painel esquerdo.
Ou você pode clicar com o botão direito do mouse no disco MBR e selecionar Converter disco MBR para disco GPT no menu de contexto.
Etapa 3. Clique em Aplicar para terminar esta tarefa.
Ver! É fácil concluir a conversão de MBR para GPT sem perda de dados com a ajuda do MiniTool Partition Wizard.
Conclusão
Para resumir, esta postagem explica principalmente as vantagens dos discos MBR e discos GPT e como recuperar arquivos perdidos após a conversão MBR para GPT . Ao mesmo tempo, mostra como converter MBR em GPT sem perder dados.
Se você tiver alguma dúvida sobre este artigo ou o software MiniTool, sinta-se à vontade para nos informar deixando seus comentários na área de comentários abaixo. Ou você pode enviar seus e-mails diretamente para nós via [e-mail protegido] . Vamos resolvê-los o mais rápido possível.