Introdução completa ao DIMM (módulo de memória dupla em linha)
Full Introduction Dimm
Você está interessado em DIMM (módulo de memória duplo em linha)? Se estiver, então você está no lugar certo. Este post do MiniTool reuniu muitas informações sobre ele, como seus tipos. E você também pode saber a diferença entre DIMM e SIMM.
Nesta página :Introdução ao DIMM
O que é DIMM? É a abreviação de módulo de memória duplo em linha. Como um tipo de memória de computador, ele usa um barramento de 64 bits para a memória, o que permite que os DIMMs transfiram dados mais rapidamente. Um DIMM é uma pequena placa de circuito que contém um ou vários chips de memória de acesso aleatório (RAM). Ele se conecta à placa-mãe do computador por meio de pinos.
Os DIMMs armazenam cada bit de dados em uma célula de memória separada. Os DIMMs adotam um caminho de dados de 64 bits porque os processadores usados em computadores pessoais possuem uma largura de dados de 64 bits. DIMMs são comumente usados em desktops, laptops, impressoras e outros dispositivos.
Dica: Se houver algum problema com suas impressoras, você pode acessar o site oficial do MiniTool para encontrar soluções.Com o desenvolvimento de memória de acesso aleatório dinâmico (DRAM) mais rápida, as placas de circuito DIMM também evoluíram. DIMMs modernos baseados em taxa de dados dupla de quarta geração (DDR4) SDRAM os chips usam conectores de 288 pinos para conectar-se às placas-mãe dos computadores, o que melhora a transferência de dados.
Com o aumento da velocidade do clock do chip RAM, a quantidade de dados processados pelo caminho de 64 bits também aumenta.
Outro desenvolvimento dos DIMMs é o uso de aletas ou estruturas de resfriamento diretamente conectadas ao DIMM. Em um DIMM típico de 8 GB ou 16 GB, um aumento na densidade do chip e um aumento na velocidade do clock levam a um aumento na geração de calor. Como os DIMMs baseados em chips de RAM DDR4 podem ser produzidos em capacidades de até 64 GB, esta situação é agravada.
A estrutura de resfriamento do DIMM ajuda a dissipar o calor para dentro do gabinete do computador e para longe da placa-mãe e da CPU.
Dica: Você pode estar interessado nesta postagem – Como atualizar a placa-mãe e a CPU sem reinstalar o Windows .Tipos de DIMM
Os DIMMs padrão mais comuns possuem um comprimento típico de 5,5 polegadas e uma altura de 1,18 polegadas e estão listados abaixo:
DIMMs sem buffer (UDIMMs)
Eles são usados principalmente em PCs desktop e laptops. Eles funcionam mais rápido e custam menos, os UDIMMs não são tão estáveis quanto a memória registrada. Os comandos são enviados diretamente do controlador de memória residente na CPU para o módulo de memória.
DIMMs com buffer total (FB-DIMMs)
Eles são frequentemente usados como memória principal em sistemas que necessitam de grandes capacidades, como servidores e estações de trabalho. O FB-DIMM usa chips de buffer de memória avançado (AMB) para melhorar a confiabilidade, manter a integridade do sinal e aumentar os métodos de detecção de erros para reduzir erros de software. O barramento AMB é dividido em um barramento de leitura de 14 bits e um barramento de gravação de 10 bits. Com um barramento de leitura/gravação dedicado significa que leituras e gravações podem ocorrer simultaneamente, o que melhora o desempenho.
DIMMs registrados (RDIMMs)
O DIMM registrado também é chamado de memória em buffer, e os RDIMMs são comumente usados em servidores e outros aplicativos que exigem robustez e estabilidade. Os RDIMMs possuem registros de memória integrados localizados entre a memória e o controlador de memória.
O controlador de memória armazena comandos, endereçamento e ciclos de clock e direciona instruções para registros de memória dedicados em vez de acessar diretamente a DRAM. Portanto, a instrução pode demorar cerca de um ciclo de CPU a mais. No entanto, o buffer reduz a carga do controlador de memória da CPU.
DIMMs com carga reduzida (LR-DIMMs)
O LR-DIMM usa tecnologia de buffer de memória de isolamento (iMB) para armazenar dados em buffer e faixas de endereço, reduzindo assim a carga no controlador de memória. Os chips iMB também armazenam em buffer sinais de dados, enquanto os registros em RDIMMs apenas armazenam em buffer comandos, endereçamento e ciclos de clock.
O chip iMB isola todas as cargas elétricas do controlador de memória, incluindo os sinais de dados do chip DRAM no DIMM. Assim, o controlador de memória só pode ver o iMB, não o chip DRAM. O buffer de memória então lida com todas as operações de leitura e gravação no chip DRAM, aumentando a capacidade e a velocidade.
SO-DIMM
Embora os DIMMs padrão tenham a forma de bastões retangulares com aproximadamente 5,5 polegadas de comprimento, o módulo de memória duplo em linha de tamanho pequeno (SO-DIMM) tem apenas 2,74 polegadas de tamanho, o que é cerca de metade disso. A altura mais comum para ambos os tipos de DIMMs é de 1,2 polegadas, mas ambos são feitos em perfil muito baixo (VLP) e têm apenas 0,8 polegadas de altura.
SO-DIMMs são usados principalmente em dispositivos de computação portáteis, como laptops e tablets. A diferença dos DIMMs padrão é que os SO-DIMMs DDR4 têm 260 pinos e os DIMMs DRR4 têm 288 pinos. PCs e servidores usam DIMMs padrão. Os DIMMs VLP foram desenvolvidos para atender aos requisitos de espaço dos servidores blade.
DIMM versus SIMM
Existem algumas diferenças entre DIMM e SIMM, que são mostradas abaixo:
- DIMM é um SIMM de dupla face. Os SIMMs podem ser instalados em pares em linha, mas os DIMMs são independentes dos lados. Como o DIMM possui contatos separados em cada lado da placa, ele oferece o dobro da quantidade de dados de um único SIMM.
- O SIMM pode ter no máximo canais de 32 bits para transmissão de dados, enquanto os DIMMs suportam canais de 64 bits.
- SIMM consome 5 volts de energia enquanto DIMM consome 3,3 volts.
- O módulo SIMM pode armazenar até 64 bits. Por outro lado, os DIMMs fornecem até 1 GB.
- SIMM é uma tecnologia desatualizada. A principal razão para usar DIMMs é que eles superam o SIMM.
Conclusão
Resumindo, esta postagem fornece instruções detalhadas para DIMM (módulo de memória duplo em linha). Depois de ler este post, você saberá que existem 5 tipos de DIMM e também poderá saber as diferenças entre DIMM e SIMM.