Como alterar o modo BIOS de legado para UEFI Windows 10
How To Change Bios Mode From Legacy To Uefi Windows 10
Você precisa converter legado para UEFI ? Se assim for, você veio ao lugar certo. Nesta postagem, Miniferramenta mostra como fazer isso em detalhes. Você pode tentar. Pontas: Em geral, no Windows 11, você não precisa converter Legado para UEFI. Porque quando o Windows 11 é executado, significa que seu PC está usando UEFI, a menos que haja algo errado.Por que você precisa converter legado para UEFI?
Existem muitos motivos para você converter Legado para UEFI. Por exemplo:
- O modo de inicialização UEFI usa discos de sistema GPT enquanto o modo de inicialização legado usa discos MBR. Os discos MBR só podem usar espaço em disco dentro de 2 TB enquanto os discos GPT ultrapassam esse limite. Os discos GPT permitem que você crie mais de 4 partições primárias, enquanto os discos MBR não. Os discos MBR permitem apenas uma partição ativa, enquanto os discos GPT permitem várias.
- O modo de inicialização UEFI tem um processo de inicialização mais rápido do que o modo de inicialização legado.
- O modo de inicialização UEFI suporta inicialização segura, o que pode garantir que nenhum malware interfira no processo de inicialização.
- A instalação do Windows 11 requer o modo de inicialização UEFI. Se você precisar atualizar do Windows 10 para o Windows 11 e estiver usando o modo de inicialização herdado, primeiro será necessário converter legado para UEFI.
Verifique se você está usando o modo de inicialização herdado
Você precisa converter legado para UEFI? Você deve verificar primeiro se está usando o modo de inicialização legado. Se SIM, então você precisa.
Conforme mencionado acima, o modo de inicialização legado usa discos MBR enquanto o modo de inicialização UEFI usa discos GPT. Portanto, você pode identificar o modo de inicialização verificando o tipo de disco do sistema, pois o PC não inicializará se o tipo de disco e o modo de inicialização não corresponderem. Aqui está o guia:
- aperte o Tecla do Windows + R para abrir o Correr caixa.
- No Correr caixa, digite “ diskmgmt.msc ” e pressione Digitar abrir Gerenciamento de Disco .
- Clique com o botão direito em Disco 0 e veja se existe um “ Converter para disco GPT ” opção no menu de contexto. Se SIM, você está usando o Legado modo de inicialização.
Como converter legado para UEFI
Nesta parte, mostrarei como alterar o modo BIOS de Legacy para UEFI Windows 10.
Estágio 1. Converter o disco do sistema de MBR para GPT
Se você estiver usando o modo de inicialização legado e quiser alterá-lo para o modo de inicialização UEFI, será necessário converter MBR para GPT antes de alterar o modo de inicialização para UEFI. O motivo é que, se você não converter MBR para GPT, o PC não inicializará depois que você alterar o modo de inicialização de Legacy para UEFI.
Para converter MBR em GPT, você pode usar as 3 maneiras a seguir. Dois deles podem ajudá-lo a converter MBR em GPT sem perda de dados.
Maneira 1. Use o MiniTool Partition Wizard
O MiniTool Partition Wizard é um software profissional gerenciador de partições que não só pode ajudá-lo a converter o disco do sistema de MBR para GPT sem perder dados, mas também pode migrar o sistema operacional, clonar um disco rígido , recuperar dados e partições, converter partições entre FAT32 e NTFS sem perda de dados, etc.
Veja como converter MBR para GPT usando o MiniTool Partition Wizard.
Demonstração do MiniTool Partition Wizard Clique para fazer o download 100% Limpo e seguro
Passo 1: Inicie o MiniTool Partition Wizard. Clique com o botão direito do mouse no disco do sistema e escolha o Converter disco MBR para disco GPT opção no menu de contexto. Leia as informações de aviso e clique em OK .
Passo 2: Clique no Aplicar botão para executar a operação pendente. Depois disso, o PC não inicializa. Você precisa ir para o próximo estágio para alterar o modo de inicialização de Legado para UEFI.
Caminho 2. Use MBR2GPT
MBR2GPT é uma ferramenta oferecida pelo Windows e geralmente é armazenada no WindowsSystem32. Além disso, esta ferramenta está disponível apenas no Windows 10 de 64 bits versão 1703 ou posterior. Com esta ferramenta, você também pode converter MBR em GPT sem perda de dados. Aqui está como fazer isso:
- Tipo ' cmd ' no Barra de pesquisa do Windows e a Prompt de comando aplicativo aparecerá.
- Clique com o botão direito do mouse no aplicativo e escolha Executar como administrador .
- Na janela do prompt de comando, digite “ mbr2gpt /convert /disco: 0 /allowfullOS ” e pressione Digitar . O disco 0 (geralmente o disco do sistema) será convertido em um disco GPT.
Caminho 3. Use a mídia de instalação do Windows
Se você usar este método para converter MBR em GPT, precisará excluir todas as partições e dados no disco do sistema. Aqui está o guia:
Passo 1: Crie uma mídia de instalação do Windows 10 ou Windows 11. Insira a mídia em seu PC e faça o PC inicializar a partir da mídia.
Passo 2: Continue até ver o Instale agora janela. Então clique Repare seu computador botão no canto inferior esquerdo. Vá para solucionar problemas > Prompt de comando . Em seguida, execute os seguintes comandos para limpar o disco do sistema e convertê-lo em GPT.
- diskpart
- disco de lista
- selecione o disco 0
- limpar
- converter gpt
Etapa 3: Você pode então limpar a instalação do Windows no seu PC.
Estágio 2. Alterar o modo de inicialização no BIOS
Nesta parte, mostrarei como alterar o modo de inicialização para UEFI. Depois disso, seu PC pode inicializar normalmente.
- Desligue o seu PC.
- Ligue o PC e pressione a tecla BIOS (Del, Esc, F2, etc.) imediatamente quando o logotipo da marca do PC aparecer. Você pode ver a chave do BIOS na parte inferior da tela do logotipo do PC. Ou, você pode procurá-lo online.
- Agora, você está no firmware. Vou ao Bota guia e altere o Modo de inicialização de Legado para UEFI .
- Salve as alterações e saia do firmware. O PC inicializará automaticamente.
Como alterar o modo BIOS de Legacy para UEFI Windows 10? Aqui está o guia. Clique para Tweetar
Conclusão
Você tem opiniões sobre a mudança de legado para UEFI? Compartilhe-os conosco na seguinte zona de comentários. Além disso, se você encontrar problemas ao usar o MiniTool Partition Wizard, sinta-se à vontade para nos contatar via [e-mail protegido] . Nós entraremos em contato com você o mais breve possível.