Como consertar uma unidade USB não formatável e inutilizável? Resolvido
How To Fix An Unformattable And Unusable Usb Drive Solved
Por alguns motivos, uma unidade USB pode se tornar não formatável e inutilizável. Isso é bastante problemático. Onde, aqui está um tutorial de correção para você. Nesta postagem, Miniferramenta oferece alguns métodos para corrigir um unidade USB não formatável e inutilizável .O que torna uma unidade USB não formatável e inutilizável? Existem vários motivos possíveis. Por exemplo, fatores como danos físicos, portas e cabos USB quebrados, corrupção do sistema de arquivos, drivers incompatíveis ou infecções por malware podem tornar o USB não formatável e inutilizável.
Com base nesses motivos, esta postagem fornece algumas soluções para você reparar o USB não formatado e inutilizável.
Correção 1: verifique a porta USB e o cabo
A primeira maneira que você deve tentar é verificar se há problemas na porta USB e no cabo. Você pode identificar se eles estão com defeito conectando a unidade USB a uma porta USB diferente no computador ou usando um cabo USB diferente para conectar.
Se a unidade flash USB funcionar normalmente em outra porta ou com um cabo diferente, significa que há um problema com a porta ou cabo original. Nesse caso, basta tentar uma porta ou cabo USB diferente para resolver o problema. No entanto, se o USB ainda não for formatável e inutilizável, você deve tentar outras soluções nesta postagem para resolver o problema.
Pontas: Você também deve verificar se há danos físicos na unidade USB, como conectores tortos ou rachaduras. Depois de encontrar qualquer dano físico, envie-o para uma oficina profissional ou compre um novo no mercado.Artigo relacionado: As 3 principais correções para resolver problemas de portas USB 3.0 que não funcionam
Correção 2: verifique se o USB está protegido contra gravação
Se o A unidade USB está protegida contra gravação , você não poderá fazer nenhuma alteração. Uma maneira simples de saber se a unidade USB está protegida contra gravação é verificar se a chave do dispositivo está na posição travada.
Alternativamente, você também pode saber se o USB está protegido contra gravação conectando-o a um PC e tentando copiar ou alterar um arquivo e pasta, e a mensagem “O disco está protegido contra gravação. Remova esta proteção contra gravação ou use outro disco” aparece.
Depois de confirmar que o USB está protegido contra gravação, você deve remover a proteção contra gravação deslizando o pequeno botão ou controle deslizante na lateral da unidade USB para a posição destravada. Depois disso, tente formatar a unidade USB novamente para ver se o USB não formatável pode ser formatado com sucesso.
Correção 3: execute a verificação de disco
Você também pode executar o Disk Check para consertar uma unidade USB não formatável e inutilizável em PCs com Windows. Como você sabe, o Disk Check é um utilitário integrado ao Windows que permite detectar e corrigir problemas no disco rígido executando linhas de comando. Basta seguir estas etapas para reparar a unidade USB não formatável e inutilizável por meio do Disk Check.
Passo 1: Conecte a unidade flash não formatável ou inutilizável ao seu PC.
Passo 2: Abra o Explorador de Arquivos, clique em Este PC no painel esquerdo e localize a unidade USB no lado direito da janela.
Etapa 3: Clique com o botão direito no USB e escolha Propriedades no menu de contexto.
Passo 4: No Propriedades janela, clique no Ferramentas guia e toque no Verificar botão abaixo Verificação de erros .
Etapa 5: Na próxima janela, clique em Digitalize e repare a unidade e siga as instruções na tela para concluir a operação.
Correção 4: limpe o USB e realoque-o
Uma maneira completa de consertar uma unidade USB não formatável e inutilizável é limpá-la e realocá-la do zero. Existem duas maneiras de fazer isso. Você pode usar o Diskpart ou o MiniTool Partition Wizard para conduzir a operação.
Opção 1: use o Diskpart
Diskpart é um utilitário de particionamento de disco de linha de comando disponível em ReactOS, Windows 2000 e sistemas Microsoft posteriores. Ele permite que você execute várias tarefas relacionadas a dispositivos de armazenamento executando linhas de comando. Por exemplo, permite criar/estender/diminuir/formatar/excluir partições, atribuir letras de unidade, limpar discos, etc.
Aqui, você pode limpar e realocar a unidade USB não formatável ou inutilizável via Diskpart usando as etapas abaixo.
Passo 1: Conecte a unidade USB com defeito ao seu PC.
Passo 2: Tipo cmd na caixa de pesquisa e clique em Executar como administrador no prompt de comando exibido. Se o Controle de conta de usuário janela for exibida, clique em Sim continuar.
Etapa 3: No Prompt de comando janela, digite os seguintes comandos e pressione Digitar após cada.
- parte do disco
- listar disco
- selecione o disco 2 (você pode substituir 2 pelo número exato da unidade USB)
- limpar
- criar partição primária
- formato fs=ntfs rápido
- atribuir letra=k (você pode substituir k por outras letras de unidade disponíveis)
Passo 4: Assim que o processo terminar, saia do prompt de comando. Em seguida, verifique se o USB pode ser usado.
Opção 2: usar o MiniTool Partition Wizard
MiniTool Partition Wizard é um software de gerenciamento de partição de terceiros para PCs com Windows. Comparado com o Diskpart, possui mais recursos. Além dos recursos básicos de gerenciamento de partição, ele também contém funções avançadas como benchmark de disco, analisador de espaço , recuperação de dados , migração do sistema operacional para SSD/HDD, clone de disco rígido , etc.
Você pode baixar e instalar este gerenciador de partição gratuito e usá-lo para limpar e realocar a unidade USB não formatável.
Assistente de partição MiniTool grátis Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 1: Insira a unidade USB não formatável no computador e inicie o MiniTool Partition Wizard.
Passo 2: Na interface principal do software, clique com o botão direito na unidade USB e selecione Limpar disco no menu de contexto. Como alternativa, destaque a unidade USB e clique em Limpar disco sob Limpar disco no painel esquerdo.
Etapa 3: Na janela pop-up, selecione um método de limpeza entre as opções fornecidas e clique em OK para salvar as alterações.
Pontas: Quanto mais tempo for necessário, maior será o nível de segurança.Passo 4: Clique com o botão direito no espaço não alocado do USB e clique no botão Criar opção.
Etapa 5: Na janela Criar nova partição, configure parâmetros como rótulo da partição, sistema de arquivos, tipo de partição, letra da unidade e tamanho do cluster com base em suas demandas. Então clique OK > Aplicar para realizar as operações pendentes.
Agora, verifique se a unidade flash inutilizável funciona corretamente.
Leia também: Cartão Micro SD mostra 0 bytes: solução de problemas e recuperação de dados
Correção 5: utilize ferramentas profissionais de reparo USB
Você também pode usar ferramentas profissionais de reparo de USB de terceiros para reparar uma unidade USB não formatada e inutilizável. Nesta seção, são apresentados alguns utilitários confiáveis de reparo de USB.
Nº 1: Formatar USB
Como uma ferramenta especializada de reparo de USB, o utilitário FormatUSB ajudou a resolver erros como “o disco está protegido contra gravação”, “ não consigo formatar a unidade USB ” e “Unidade USB detectada, mas não acessível”. Com uma interface simples, é fácil de usar.
Você pode simplesmente usar o FormatUSB sem instalá-lo no seu PC. Basta baixá-lo de seu site oficial e clicar duas vezes no arquivo de configuração baixado para executar a ferramenta. Depois de conectar o USB ao PC, o FormatUSB irá detectá-lo automaticamente. Marque a Formatação rápida e Verifique se há blocos defeituosos no dispositivo opções e clique no botão Começar botão para iniciar a restauração.
Nº 2: Assistente de partição MiniTool
O MiniTool Partition Wizard pode ser usado como uma ferramenta de reparo de USB. Isso é Teste de superfície e Verifique o sistema de arquivos recursos ajudam você a verificar se o seu USB possui setores defeituosos e erros no sistema de arquivos. Além disso, este software multifuncional também permite formatar a unidade USB, se necessário.
Pontas: Este software também pode ser usado como um Formatador USB , Testador de velocidade USB , e Software de recuperação de dados USB .Até agora, ele corrigiu erros, incluindo “ Unidade USB não reconhecendo ',' há um problema com esta unidade USB ',' arquivos copiados para uma unidade USB desaparecem ”, etc. Você pode instalá-lo em seu PC e aplicá-lo para consertar USBs não formatáveis.
Assistente de partição MiniTool grátis Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
O MiniTool Partition Wizard é compatível com todas as edições do Windows 7/8/10/11 e Windows Server 2003/2008/2012/2016/2019/2022, então você não precisa se preocupar com problemas de compatibilidade. Além de unidades USB, ele também pode gerenciar dispositivos como HDDs, SSDs, cartões SD, cartões TF, cartões CF, etc.
#3: Formato de baixo nível HDD LLF
Como o próprio nome indica, o HDD LLF Low Level Format pode apagar e formatar em baixo nível uma unidade de disco rígido SATA, IDE ou SCSI SSD. Ele também funciona em mídia SD, MMC, cartão de memória e CompactFlash. Dispositivos de armazenamento de fabricantes como Maxtor, Hitachi, Seagate, Samsung, Toshiba, Western Digital, Fujitsu, IBM, Quantum e quase todos os outros não listados aqui.
Pontas: Este processo de formatação de baixo nível irá ignorar a camada do sistema de arquivos e apagar todos os dados da unidade. Depois disso, você terá um novo começo.Se você não consegue formatar ou usar a unidade USB devido a setores defeituosos ou arquivos duvidosos, vale a pena tentar esta ferramenta. O sistema operacional compatível com esta ferramenta inclui Microsoft Windows XP, Vista, Windows 7/8 e Windows Server 2003/2008/2008 R2.
Nº 4: Ferramenta de formato de armazenamento em disco USB HP
Ferramenta de formato de armazenamento em disco USB HP foi desenvolvido para formatar unidades USB no PC com Windows. Com uma interface simples, é fácil de usar. Ajuda a formatar rapidamente qualquer unidade USB problemática. Quando você não conseguir formatar ou usar a unidade USB, tente usá-la para formatar o dispositivo.
Além dos métodos acima, você também pode realizar as seguintes operações para consertar uma unidade USB inutilizável.
- Atualizar drivers USB
- Faça o Windows Defender verificar o USB automaticamente
Dica bônus: faça backup da unidade USB
Para evitar a perda de dados depois que o USB se tornar não formatável e inutilizável, você deve fazer backup dos arquivos da unidade USB em outra unidade periodicamente. Existem várias maneiras de fazer backup de dados USB. Uma maneira simples é copiar e colar os arquivos da unidade USB no destino.
Pontas: Se copiar e colar não funciona ou a cópia de arquivos demorar muito, você pode tentar outros métodos.Como alternativa, use um software profissional de backup USB para concluir a operação. MiniTool ShadowMaker é uma boa escolha. Ajuda você a fazer backup de dados USB com facilidade. Para ser mais específico, você pode clonar a unidade USB para outra unidade com apenas alguns cliques usando o Clonar disco recurso deste software.
Como uma ferramenta de backup especializada, o MiniTool ShadowMaker também permite fazer backup e restaurar o sistema, fazer backup/sincronizar arquivos, realizar backups automáticos, etc. Em seguida, utilize-o para fazer backup do que deseja manter no dispositivo.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Conclusão
Esta postagem resume os motivos e soluções para uma unidade USB não formatável e inutilizável. Quando você não conseguir formatar ou usar a unidade USB, tente os métodos oferecidos nesta postagem para consertar. Se você tiver alguma dúvida ao usar o MiniTool Partition Wizard, entre em contato conosco enviando um e-mail para [e-mail protegido] . Responderemos o mais breve possível.