Como saber se o SSD está falhando no Windows 11 10? Verifique os sinais!
How To Tell If Ssd Is Failing In Windows 11 10 Check Signs
A falha do SSD é um problema chato que pode acontecer no Windows 11/10. Além disso, quais são os sintomas de um SSD com defeito? Nesta postagem, Miniferramenta irá orientá-lo sobre como saber se o SSD está falhando por meio de alguns sinais ruins de SSD. Além disso, você pode encontrar informações sobre como verificar a integridade do SSD e como evitar falhas no SSD.Normalmente, os SSDs são mais duráveis que os HDDs e são cada vez mais populares devido ao seu rápido desempenho, confiabilidade e durabilidade. No entanto, como qualquer dispositivo eletrônico, os SSDs podem funcionar mal e falhar com o passar do tempo.
É muito importante conhecer os sinais de falha do SSD, o que ajuda a determinar o status do SSD e a tomar as medidas adequadas para proteger a segurança dos dados antes que ele falhe completamente e exclua todos os seus dados. A seguir, exploraremos como saber se o SSD está falhando devido a alguns sintomas. Embora nem todos os problemas indiquem um SSD morto, alguns apontam para um mau funcionamento ou falha na unidade.
Postagem relacionada: As unidades SSD falham: uma análise completa da tecnologia SSD
Como saber se o SSD está falhando no Windows 10/11: sinais
Um SSD pode falhar por alguns motivos e você pode identificar um SSD morto por alguns aspectos. Como saber se o seu SSD está falhando verificando possíveis sinais? Consulte os sintomas de falha do SSD listados.
#1. SSD não detectado pelo sistema operacional Windows
Um dos sinais óbvios de falha no SSD é que o sistema operacional Windows não consegue detectar. O SSD não aparece no File Explorer, no gerenciamento de disco e no BIOS. Certifique-se de que esteja instalado corretamente.
#2. Dados corrompidos e inacessíveis
Um SSD morto muitas vezes pode corromper arquivos devido a blocos defeituosos. Ao tentar abrir seus arquivos, mas falhar e receber um erro, você deve notar que há uma grande chance de seu SSD falhar. Com o tempo, esse problema piora progressivamente, embora você tenha feito outras tentativas de solução de problemas.
#3. Falhas frequentes durante a inicialização
Às vezes, um SSD que está extremamente perto de falhar se recusa a inicializar e você pode sofrer alguns erros ou problemas de inicialização no Windows 11/10. Então, você precisa reiniciar o PC várias vezes antes de começar a funcionar. Depois de tentar algumas dicas de solução de problemas, você ainda encontrará falhas de inicialização persistentes, o que significa que o SSD está com defeito.
#4. Sistema de arquivos precisa de reparo
Se você já encontrou a Tela Azul da Morte (BSOD) que mostra que seu sistema de arquivos precisa de reparo, o que não é um bom presságio para o SSD. Você precisa executar um processo de reparo automático, que é um forte sinal de alerta para informar que seu SSD está falhando.
#5. Setores/blocos defeituosos
Assim como os setores defeituosos em um HDD, um SSD também pode ter blocos defeituosos. Um erro envolvendo blocos defeituosos refere-se a um problema em que o computador demora muito para tentar ler ou gravar arquivos, mas finalmente falha. Ou seja, o Windows reescreverá os dados de blocos defeituosos em blocos não utilizados. Quando existem muitos blocos defeituosos, o PC desiste e você vê um erro no Windows 11/10.
Muitos blocos defeituosos podem levar a uma degradação grave do desempenho ou fazer com que todo o SSD falhe.
#6. SSD torna-se somente leitura
A situação somente leitura de um SSD é rara, mas este é um dos sinais de falha do SSD. Quando esta situação acontecer, sua unidade de estado sólido recusará qualquer gravação de dados, mas o SSD ainda funcionará no modo somente leitura. Felizmente, você pode agir rapidamente e recuperar os dados do disco.
#7. Superaquecimento do SSD
Como saber se o SSD está falhando? Além disso, o superaquecimento deve ser outro sinal que você deve considerar. Isso pode indicar falha potencial. Quando o SSD fica excepcionalmente quente durante o uso regular, isso não é exatamente um sinal de falha no SSD, mas pode ser um precursor. O superaquecimento pode causar degradação do desempenho e falha grave do SSD.
Outros sinais de falha no SSD
Além disso, existem alguns sintomas adicionais de falha no SSD, incluindo:
Problemas de desempenho: As velocidades de leitura e gravação caem, o tempo de carregamento de aplicativos e jogos no SSD aumenta, o Windows fica lento, os aplicativos congelam/travam/mostram um erro, etc.
Erros SMART: O sistema SMART detecta possíveis problemas e fornece avisos.
Ruídos de clique ou trituração: Os SSDs são conhecidos por sua operação silenciosa. Se você ouvir cliques incomuns ou ruídos de trituração, isso indica uma falha mecânica.
Postagem relacionada: Aqui estão 6 sinais que indicam falha no disco rígido, confira agora
Razões de falha de SSD
Depois de saber como saber se um SSD está falhando por meio dos sintomas acima, você deverá encontrar as causas subjacentes do SSD morto, o que ajuda a identificar possíveis problemas e a adotar medidas apropriadas para resolvê-los ou evitá-los.
- Problemas de firmware: Firmware desatualizado ou com bugs pode causar problemas de desempenho, resultando em possível falha do SSD.
- Danos físicos: Componentes delicados de um SSD podem ser danificados devido a quedas acidentais, picos elétricos, exposição a temperaturas extremas ou umidade, etc. Então, o SSD pode apresentar sintomas incomuns ou falhar totalmente.
- Falha do controlador: O controlador faz parte de um SSD e, se der errado, poderá ocorrer corrupção de dados e falha completa do SSD.
- Quedas de energia e desligamentos inadequados: quando o seu SSD está gravando dados, mas a queda ocorre abruptamente, os dados podem ser danificados. Sério, o SSD pode falhar.
- Uso indevido
- Problemas ocultos
- Aquecer
Verifique a integridade do SSD
Os sinais de falha no SSD e as causas para isso são vários. Se você não consegue estimar exatamente se o SSD está realmente falhando, você pode tomar medidas para verificar a integridade do SSD. Então, como verificar se o SSD está falhando por meio de alguns testes? O MiniTool Partition Wizard oferece grande ajuda.
Como um abrangente gerenciador de partição , o MiniTool Partition Wizard gerencia facilmente seus discos e partições – recupere arquivos/partições perdidos, migre sistema operacional, clone disco, estenda/diminua/divida/formate/redimensione uma partição, execute um benchmark de disco, verifique o sistema de arquivos, execute um teste de superfície de disco, etc.
Para saber o status de integridade da sua unidade de estado sólido, baixe o MiniTool Partition Wizard e instale-o em um PC com Windows 10/11 para avaliação.
Assistente de partição MiniTool grátis Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 1: Inicie o MiniTool Partition Wizard em sua interface principal.
Passo 2: Clique com o botão direito no seu SSD e escolha Teste de superfície .
Etapa 3: clique Comece agora para começar a verificar se há blocos defeituosos. Se o SSD tiver alguns setores defeituosos, eles serão marcados em vermelho.
Pontas: Além disso, você pode executar esta ferramenta de partição para verificar o sistema de arquivos e a velocidade do disco. Para obter detalhes, consulte esta postagem - Verificação crucial da integridade do SSD: como verificar se há erros no SSD no Windows .Para verificar a integridade do SSD, você pode executar um comando no Windows 11/10: inicie o Prompt de Comando com direitos de administrador, digite WMIC e clique em Digitar . Então, insira unidade de disco obtém status e pressione Digitar . Se o resultado mostrar OK , significa que o SSD está em boas condições. Se diz Antes de falhar , o SSD pode funcionar mal a qualquer momento.
Como recuperar dados de um SSD morto
Se você duvida que sua unidade de estado sólido está morta depois de ver os sinais na parte “como saber se o SSD está falhando” e também provar esse ponto, o que você deve fazer? Uma coisa crucial é salvar os dados do disco antes que a unidade não funcione completamente.
Para recuperar dados de um SSD danificado, você pode executar o Software de backup para PC –MiniTool ShadowMaker. Permite acessar a unidade, escolher os arquivos de origem, selecionar um caminho e fazer backup deles. Embora o seu PC não inicialize enquanto o SSD falha, você ainda pode terminar facilmente backup de arquivo .
Além disso, o MiniTool ShadowMaker suporta clonando HDD para SSD e também permite que você clonar SSD para SSD maior . Quando o seu SSD dá errado, você pode clonar o disco inteiro em outra unidade para backup dos dados do disco. Além disso, substitua o SSD defeituoso por um novo.
A seguir, vamos ver como recuperar arquivos do SSD defeituoso.
Passo 1: Baixe e instale gratuitamente o MiniTool ShadowMaker em seu PC.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 2: Conecte uma unidade USB ou unidade externa ao PC, inicie esta ferramenta de backup e clique em Continue o teste .
Etapa 3: vá para Backup > ORIGEM > Pastas e Arquivos , selecione os arquivos para backup e clique em OK .
Etapa 4: clique DESTINO para escolher um caminho.
Etapa 5: toque em Faça backup agora .
Pontas: Quando o SSD não consegue inicializar, você pode ir para Ferramentas > Construtor de mídia para criar uma unidade USB inicializável. Em seguida, inicialize o PC a partir desta unidade e inicie o MiniTool ShadowMaker para fazer backup dos arquivos. Consulte este guia - Como fazer backup de dados sem inicializar o Windows? Maneiras fáceis estão aqui .Além do MiniTool ShadowMaker, o MiniTool Power Data Recovery ajuda muito na recuperação de dados de um disco rígido morto. Você só precisa escolher o SSD de destino, realizar uma varredura, visualizar o resultado para escolher os arquivos que deseja recuperar e então iniciar a operação de recuperação. Obtenha sua edição gratuita e instale-a no PC para experimentar. Esta edição ajuda a recuperar gratuitamente 1 GB de dados. Para mais, registre-se.
MiniTool Power Data Recovery grátis Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Quer saber detalhes sobre a recuperação? Leia nossa postagem anterior – Como recuperar dados de um SSD morto? Como consertar um SSD morto .
Como evitar que o SSD falhe
Um SSD é muito resistente ao desgaste e durável, e deve durar muito tempo e funcionar com desempenho máximo, desde que você tome cuidado adequado com ele. O que você deve fazer para evitar falhas no SSD ou evitar que os SSDs falhem prematuramente? Siga as opções listadas.
- Não desfragmente seu SSD: A desfragmentação de disco para unidades de estado sólido não ajuda a obter um disco mais rápido; em vez disso, ela consome ciclos de gravação e causa desgaste, reduzindo sua vida útil.
- Atualizar firmware: Conforme declarado acima, problemas de firmware podem levar a um SSD morto. Portanto, é crucial manter o firmware do SSD atualizado, pois as atualizações podem conter correções de bugs e melhorias que podem prolongar o SSD.
- Mantenha uma fonte de alimentação adequada: Isso é crucial para a integridade do SSD, pois quedas repentinas de energia podem resultar em danos ao SSD. Para evitar esse caso, use um filtro de linha ou uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS).
- Evite temperaturas extremas : O superaquecimento é uma das causas da falha de um SSD e traz um efeito prejudicial. Não exponha seu SSD a temperaturas extremas (calor ou frio excessivo).
- Monitore seu SSD: Isso ajuda a identificar potenciais problemas para que você possa tomar medidas antes que ocorra uma falha.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Embrulhe as coisas
Como saber se o SSD está falhando? Como verificar a integridade do SSD? Como recuperar dados de um SSD morto? Como evitar falhas no SSD? Este post cobre tudo. Aqui você pode encontrar vários sintomas de falha do SSD, os motivos da falha e o que você deve fazer para recuperar dados e evitar falhas. Cuide do seu SSD!