Introdução à memória somente leitura (ROM) e seus tipos [MiniTool Wiki]
Introduction Read Only Memory
Navegação rápida :
O que é ROM
ROM significa read only memory, uma memória semicondutora de estado sólido que só pode ler dados armazenados antecipadamente. Sua característica é que, uma vez armazenados, os dados não podem mais ser alterados ou excluídos. Geralmente é usado em computadores ou outros dispositivos eletrônicos e, mesmo que a alimentação seja desligada, os dados não desaparecem.
A forma mais amplamente utilizada de armazenamento primário é a forma volátil de memória de acesso aleatório ( RAM ), o que significa que qualquer conteúdo da RAM será perdido quando o computador for desligado.
Embora até mesmo a ROM seja um tipo de memória não volátil, ela não é adequada para uso como armazenamento primário devido a algumas limitações. Em geral, as memórias não voláteis são mais caras, têm desempenho inferior ou têm uma vida útil limitada em comparação com as memórias de acesso aleatório voláteis.
Então, o que o ROM faz? Por suas características, como os dados armazenados na ROM, geralmente são gravados após a fabricação, de modo que só podem ser lidos durante o processo de trabalho, em vez de serem reescritos rápida e convenientemente como uma memória aleatória.
Portanto, os dados armazenados na ROM são estáveis e os dados armazenados não mudam após o desligamento; a estrutura é relativamente simples e a leitura é conveniente, portanto, muitas vezes é usada para a tarefa de armazenamento secundário ou armazenamento persistente de longo prazo para armazenar vários programas fixos e dados.
Tipos de ROM
Agora vamos discutir os tipos de ROM para o entendimento básico.
MROM - Máscara de memória somente leitura
MROM é a forma abreviada de Mask Read Only Memory. É barato e é a primeira ROM que é um dispositivo com fio que contém um conjunto pré-programado de dados ou instruções.
PROM - Memória Somente Leitura Programável
PROM é um chip de memória somente leitura cujos dados podem ser gravados apenas uma vez por um usuário. A diferença entre ela e a memória somente leitura é que a PROM é fabricada como uma memória em branco, enquanto a ROM é programada durante o processo de fabricação.
O usuário compra um PROM, o usuário precisará de um dispositivo especial chamado programador PROM ou gravador PROM para gravar os dados desejados no chip PROM em branco. O processo de programação de uma PROM às vezes é chamado de gravação da PROM. A memória pode ser programada apenas uma vez após a fabricação, 'queimando' os fusíveis, o que é um processo irreversível.
EPROM - Memória somente leitura programável apagável
EPROM é um tipo especial de chip de memória somente leitura que tem a oportunidade de apagar os dados programados, cujo recurso pode ser visto pelo seu nome. A memória somente leitura programável pode ser programada para gravar dados com alta tensão, e os dados permanecem até que sejam expostos à luz ultravioleta por até 10 minutos ou mais.
Normalmente, uma borracha EPROM pode atingir esse objetivo, possibilitando a reprogramação da memória. Para isso, uma janela transparente de quartzo é reservada na embalagem da memória para fácil exposição.
EEPROM - Memória somente leitura eletricamente apagável e programável
EEPROM também é um tipo de memória somente leitura cujo princípio de operação é semelhante ao EPROM que mencionamos, mas as formas de programar e apagar são feitas expondo-a a uma carga elétrica, portanto, nenhuma janela transparente é necessária.
Ele pode ser apagado e reprogramado cerca de 10.000 vezes. O apagamento e a programação levam cerca de 4 a 10 milissegundos. Na EEPROM, os usuários podem apagar e programar seletivamente qualquer local e pode ser apagado um byte de cada vez em vez de apagar todo o chip. Portanto, o processo de reprogramação pode ser flexível, mas lento.
Memória flash
A memória flash (flash) é um tipo moderno de EEPROM. A memória flash pode ser apagada e reescrita mais rápido do que a EEPROM comum, e os designs mais recentes possuem o recurso de durabilidade muito alta (excedendo 1.000.000 de ciclos).
A memória flash NAND moderna pode utilizar efetivamente a área do chip de silício, permitindo que os ICs individuais tenham uma capacidade de até 32 GB em 2007; esse recurso, junto com sua durabilidade e durabilidade física, permite que o flash NAND substitua o magnético em alguns aplicativos, como unidades flash USB.
Exceto esses tipos, existem outros tipos de memória não volátil, incluindo mídia de armazenamento óptico, como CD-ROM (análogo ao MROM). CD-R e CD-RW são projetados para compatibilidade com versões anteriores de CD-ROM: CD-R que é write-one, read-many (análogo a PROM), enquanto CD-RW suporta apagar-rewrite ciclos (análogo a EEPROM )