O que é um ataque de DNS? Como Prevenir? As respostas estão aqui!
O Que E Um Ataque De Dns Como Prevenir As Respostas Estao Aqui
Recentemente, mais e mais invasores exploram as vulnerabilidades do DNS para capturar dados e informações valiosas. Neste guia de Site MiniTool , mostraremos os detalhes básicos dos ataques de DNS e forneceremos alguns truques e dicas para mitigá-los. Vamos ao assunto agora!
O que é um ataque de DNS?
DNS, abreviação de Domain Name System, é uma das bases da internet. Ele funciona em segundo plano para combinar os nomes dos sites que você digita na barra de pesquisa com os endereços IP correspondentes. Você pode considerá-lo como a lista telefônica da internet. Em outras palavras, o DNS converte nomes de domínio em endereços IP para que os navegadores da Web possam carregar recursos da Internet.
No entanto, existem algumas vulnerabilidades no Domain Name System que os ataques podem encontrar. Assim que eles explorarem essas brechas de segurança, ocorrerá um ataque de DNS. Depois disso, os invasores podem obter acesso remoto a um servidor de destino, roubar dados, levá-lo a visitar sites fraudulentos, propor conteúdo malicioso, espalhar golpes ou malware, realizar ataques de negação de serviço distribuído, roubar seu nome de domínio e assim por diante.
Tipos de ataques de DNS
Normalmente, os invasores tentam explorar e interceptar comunicações legítimas entre os servidores e os clientes. Além disso, eles podem usar as informações roubadas para fazer login no seu servidor DNS ou redirecionar seus registros DNS.
Como mencionado acima, os ataques de DNS são tão prejudiciais que você deve levá-los a sério. Antes de tomar qualquer solução, vamos nos aprofundar nos seis principais tipos de ataques de DNS - ataque de amplificação de DNS, ataque de inundação de DNS, ataque de encapsulamento de DNS, ataque de DNS NXDOMIAN, ataque de envenenamento de DNS e ataque de religação de DNS.
Ataque de amplificação de DNS
Os ataques de amplificação de DNS podem executar negação de serviço distribuída (DDoS) no servidor de destino. Normalmente, os invasores usam um servidor DNS acessível publicamente para inundar um destino com tráfego de resposta DNS e enviam uma solicitação de pesquisa DNS para o servidor aberto com o endereço de origem falsificado para ser o endereço de destino. Assim que o servidor DNS enviar a resposta do registro DNS, ela será enviada para o novo alvo controlado pelo invasor.
Os ataques DDoS e Dos podem ameaçar a segurança da nossa Internet e do sistema. Você sabe quais são suas diferenças na conexão com a internet, velocidade de ataque, facilidade de detecção e outros aspectos? Veja este guia - DDoS vs DoS | Qual é a diferença e como evitá-los .
Ataque de inundação de DNS
Este tipo de ataque DNS pode usar o protocolo DNS para realizar uma UDP (Protocolo de Datagrama do Usuário) enchente. Destina-se a tornar um servidor indisponível para tráfego real, inundando os recursos dos servidores de destino.
Os servidores DNS do destino responderão a todas as solicitações porque parecem válidas. Em seguida, os invasores enviarão solicitações massivas para um servidor DNS, causando um grande consumo de recursos da rede. Como resultado, mesmo que esse servidor DNS atacado precise responder a solicitações DNS legítimas, o acesso à Internet também ficará mais lento.
Por que sua internet está lenta sem motivo? Como lidar com isso? Consulte este guia para obter mais soluções - Por que minha internet é tão lenta? Aqui estão algumas razões e correções .
Ataque de túnel DNS
O ataque de encapsulamento de DNS não é um ataque direto ao DNS. As solicitações normais ou legítimas contêm apenas as informações necessárias para a comunicação entre um servidor e um cliente. No entanto, o ataque de túnel DNS fornece uma maneira de infectar seu sistema e estabelecer um túnel. Além disso, esse túnel pode roubar dados adicionais e ignorar a maioria dos firewalls, filtros ou softwares de captura de pacotes.
Ataque DNS NXDOMAIN
Resumidamente, um ataque DNS NXDOMAIN é uma variante DDoS. Ele envia um grande volume de solicitações inválidas ou inexistentes para sobrecarregar o servidor DNS de destino. Essa atividade obstruirá o cache do servidor DNS rapidamente e impedirá que você visite um site legítimo.
E se você não conseguir acessar nenhum site pela internet? Após solucionar os problemas de rede usando as ferramentas internas do Windows, você pode receber uma mensagem de erro informando que o servidor DNS não está respondendo. Não se preocupe! Existem algumas soluções neste post - Como corrigir o problema 'O servidor DNS não está respondendo' no Windows 10 .
Ataque de envenenamento de DNS
O ataque de envenenamento de DNS, também conhecido como ataque de envenenamento de cache DNS ou ataque de falsificação de DNS, refere-se a invasores que destroem um servidor DNS substituindo um endereço IP legítimo no cache do servidor por um endereço falso. Ele corrompe as respostas armazenadas no cache para que a solicitação subsequente de outros clientes obtenha a resposta falsa e o tráfego seja desviado para os sites maliciosos que os invasores desejam.
Ataque de religação de DNS
O ataque de religação de DNS permite que os invasores ignorem a política de mesma origem do navegador da Web e façam solicitações de um domínio para outro. O ataque começa a partir de uma página da Web que executa um script malicioso do lado do cliente no navegador. Esse tipo de ataque de DNS é muito perigoso porque os invasores podem obter o controle de toda a sua rede doméstica.
Prevenções contra ataques de DNS
Você deve fortalecer sua segurança de DNS para impedir que invasores modifiquem resolvedores, transfiram zonas de DNS e muito mais. Embora os invasores possam procurar as vulnerabilidades em seu DNS e atacá-las, ainda existem algumas soluções para mitigar seus ataques.
Manter o resolvedor privado : certifique-se de que seu resolvedor esteja acessível apenas aos usuários de sua rede para evitar que o cache seja substituído por invasores.
Monitore o tráfego e os dados da rede de forma consistente : monitorar e registrar as consultas de entrada e saída pode fornecer uma análise forense mais completa. Além disso, os logs gerados por sistemas de prevenção de invasões, firewalls e soluções SIEM precisam ser monitorados.
Confie em alguns provedores de mitigação de ataques de DNS : um software profissional de mitigação de ataques de DNS, como Cloudflare, Akamai ou Incapsula, ajudará você quando sofrer ataques de DNS.
Usar autenticação multifator : executa MFA em todas as contas acessíveis à infraestrutura DNS. Se os invasores obtiverem algumas informações sobre sua conta de administrador, o segundo fator de autenticação, como uma senha única por telefone ou endereço de e-mail, tornará seu DNS seguro e você terá mais tempo para resgatar sua conta.
Ocultar sua versão do BIND : BIND é um servidor DNS comumente usado por muitas organizações. É melhor definir a versão BIND como Proibida porque os invasores podem obter a versão do servidor DNS facilmente por meio de uma consulta remota.
Configure seu DNS contra envenenamento de cache : você pode adicionar variabilidade às solicitações de saída para proteger sua organização contra envenenamento de cache.
Implementar DNSSEC : As Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio oferecem uma camada adicional de segurança para você com assinaturas digitais baseadas em criptografia de chave pública.
Sugestão: Faça backup do seu sistema com o MiniTool ShadowMaker
Todos os tipos de invasores de DNS podem causar lentidão na Internet, desligamento do servidor ou falhas no sistema. É tarde demais para agir quando a miséria ocorre. Portanto, é melhor tomar algumas medidas preventivas antes que seu sistema seja invadido por invasores.
Nessa condição, é necessário fazer backup do seu sistema com antecedência com ferramentas de backup de terceiros. Aqui, recomendamos fortemente um pedaço de software de backup confiável e profissional - MiniTool ShadowMaker para você. Esta ferramenta conveniente é conhecida por fornecer a você soluções completas de proteção de dados e recuperação de desastres para PCs com Windows. É compatível com Windows 11/10/8/7 e também suporta Windows Server 2022/2019/2016/2012/2018.
Se você precisa fazer backup de arquivos, pastas, partições, sistemas e até mesmo de todo o disco em seus PCs com Windows, o MiniTool ShadowMaker é uma boa opção para você. Agora, siga as etapas abaixo para iniciar um backup do sistema com um clique.
Passo 1. Baixe e instale o MiniTool ShadowMaker.
Etapa 2. Inicie-o e clique em Manter teste para iniciar o teste gratuitamente.
Passo 3. Vá para o Cópia de segurança página e você pode escolher a fonte de backup em FONTE e escolha o caminho de armazenamento em DESTINO . Como o MiniTool ShadowMaker está configurado para fazer backup de seu sistema por padrão, você só precisa escolher um caminho de destino para o arquivo de imagem de backup clicando em DESTINO nesta etapa.
Etapa 4. Depois de fazer sua escolha, você pode clicar Fazer backup agora para iniciar a tarefa de backup no momento ou atrasar a tarefa pressionando Fazer backup mais tarde . Se você escolher o último, sua tarefa permanecerá no Gerenciar página.
Com uma imagem de backup do sistema em mãos, você pode restaurar o sistema ao seu estado normal, mesmo quando o computador trava ou não inicializa. Depois que o processo de backup for concluído, vá para o Ferramentas página > Criador de mídia para crie uma unidade USB inicializável/DVD/CD e use esta mídia inicializável para inicializar seu computador para recuperação do sistema.
Se você gostaria de faça backup de seus arquivos valiosos no seu PC, as etapas também são bastante simples. Apenas vá para Cópia de segurança > FONTE > Pastas e arquivos para escolher a fonte de backup e clicar DESTINO para escolher um destino para o seu backup. Finalmente, bata Fazer backup agora para iniciar a tarefa imediatamente.
Além disso, o MiniTool ShadowMaker possui outras funções poderosas, como sincronização de arquivos, clonagem de disco e backup automático. Não hesite em baixá-lo para começar sua jornada de proteção de dados agora!
Encerrando as Coisas
O DNS é essencial para a internet de hoje. Ele permite que você acesse sites e troque e-mails por meio de nomes de domínio em vez de uma longa sequência de números. Ciberataques como ataques de DNS podem desencadear perda de dados ou privacidade e até mesmo reprimir seu PC. Ao priorizar a segurança dos dados e do sistema e fazer backup deles com o MiniTool ShadowMaker com antecedência, você pode mitigar sua perda o máximo possível.
Você ainda tem alguma dúvida sobre ataques DNS ou o MiniTool ShadowMaker? Você deve saber como lidar com ataques de DNS e como resgatar seus dados com o MiniTool ShadowMaker agora. Estamos felizes em receber suas idéias e sugestões. Se necessário, entre em contato conosco através [e-mail protegido] , e nós responderemos a você o mais breve possível.
Perguntas frequentes sobre ataques de DNS
O que é um ataque de DNS?O ataque DNS é um tipo de ataque cibernético que visa a disponibilidade ou estabilidade do serviço DNS de uma rede. Os invasores tentam comprometer o DNS de uma rede ou explorar seus atributos inerentes para realizar um ataque mais amplo, como falhas no sistema.
O que é um exemplo de um ataque DNS?Em 2016, uma empresa de gerenciamento de desempenho na Internet chamada Dyn sofreu um grave ataque de DNS. Esse ataque afeta negativamente uma grande quantidade de internet nos EUA e na Europa. A fonte é composta por dispositivos que dependem muito da internet, como câmeras de protocolo de internet, impressoras e gravadores de vídeo digital.
Quais são alguns ataques DNS comuns?Existem seis ataques de DNS comuns: ataque de amplificação de DNS, ataque de inundação de DNS, ataque de tunelamento de DNS, ataque de DNS NXDOMIAN, ataque de envenenamento de DNS e ataque de religação de DNS.
O DDoS é um ataque de DNS?O ataque de amplificação de DNS, um dos principais ataques de DNS, pertence ao ataque de negação de serviço distribuído. Os invasores aproveitam as vulnerabilidades do sistema DNS para transformar pequenas consultas em pré-carregamentos muito maiores. Seu objetivo é corromper seus servidores para fazer o que eles querem.