O que é um vírus de backdoor e como preveni-lo Windows 10 11?
O Que E Um Virus De Backdoor E Como Preveni Lo Windows 10 11
O que é um vírus backdoor? Como funciona um vírus backdoor? Mais importante, como evitar seu ataque? Neste artigo sobre Site MiniTool , todos os problemas acima são respondidos em detalhes. Se você estiver interessado nele, siga as orientações deste artigo com cuidado.
O que é um vírus de backdoor?
Uma definição de vírus backdoor refere-se a um tipo de malware que nega os procedimentos normais de autenticação para acessar um sistema. Ele criará um ponto de entrada alternativo em software, rede ou até mesmo um dispositivo que conceda acesso remoto a recursos como servidores de arquivos e bancos de dados.
Assim que o ponto de entrada for criado, os hackers farão uma varredura na web em busca de programas e aplicativos vulneráveis que eles usaram para instalar vírus de backdoor. Depois que os vírus backdoor são instalados em seu dispositivo, é muito difícil detectá-los porque seus arquivos executáveis são altamente ofuscados.
As atividades maliciosas dos vírus backdoor geralmente contêm:
- Vigilância
- Sequestro de dispositivo
- Sequestro de servidor
- Roubo de informações financeiras
- Roubo de identidade
- Ataques distribuídos de negação de serviço (ataques DDoS)
- Ataques avançados de ameaças persistentes
- Ataques de bebedouros
- Desfiguração do site
Essas atividades são tão prejudiciais que podem afetar negativamente seu sistema operacional e dados pessoais preciosos. Como resultado, você deve permanecer vigilante sobre a presença de vírus de backdoor.
Tipos de vírus de backdoor
Existem muitos tipos de vírus backdoor e cada um deles tem uma linha de ataque diferente. Nesta parte, apresentarei a você os 4 vírus de backdoor mais comuns.
Rootkits
Rootkit é um tipo de malware avançado que permite que hackers ocultem suas atividades e forçam o sistema a conceder acesso no nível da raiz. Uma vez concedido, os hackers poderão operar o sistema aleatoriamente, como modificar arquivos, monitorar suas atividades, baixar malware e muito mais.
Além disso, esse tipo de vírus de backdoor pode assumir a forma de qualquer software ou chip de computador usado, portanto, é difícil detectá-los.
Se você está interessado no Rootkit e quer saber como removê-lo do seu dispositivo, você pode ver este guia - Como se livrar do rootkit do Windows 10? Aqui estão 4 soluções para você .
Cavalos de Troia
Assim como o Rootkit, o Trojan também pode ocultar suas atividades. Ele obtém acesso aos computadores mexendo no arquivo verificado. Toda vez que você baixar o software, ele mostrará uma mensagem: Permitir que insira o programa aqui para fazer alterações no seu dispositivo?
Se você permitir a permissão, os cavalos de Troia serão instalados no sistema operacional e um backdoor será criado. Finalmente, os hackers podem fazer o que quiserem no seu computador.
Backdoors de hardware
Como o nome sugere, os backdoors de hardware usam componentes de hardware como CPUs, chips e discos rígidos para invadir um sistema de destino. Em seguida, hackers e criminosos tentarão obter acesso de nível raiz ao sistema por meio desses componentes de hardware modificados.
Além do hardware relacionado ao computador, desde que as peças de hardware modificadas estejam conectadas a um sistema, alguns outros dispositivos externos, como sistemas de segurança doméstica, telefones e termostatos, também podem funcionar como backdoors de hardware.
Backdoors criptográficos
Você pode comparar um backdoor criptográfico a uma chave mestra que pode liberar todo o conteúdo oculto por trás dos dados criptografados. Em tais criptografias, ambas as partes comunicantes recebem uma chave criptográfica que é usada para interceptar e descriptografar dados. Backdoors criptográficos acessam chaves criptográficas importantes e acessam suas informações sem o seu conhecimento.
Falhas comuns do sistema que o backdoor pode explorar
Os hackers podem identificar os pontos fracos do sistema e explorá-los para instalar um vírus backdoor. Aqui estão as 4 falhas de sistema mais comuns:
Software desatualizado
O software desatualizado é tão vulnerável porque não possui alguns patches. Os hackers farão uso dele para instalar um backdoor no seu dispositivo.
Senha fraca
Senhas simples e fracas podem ser facilmente quebradas. Assim que os hackers souberem sua senha, não será difícil para eles instalarem um vírus de backdoor em seu dispositivo.
Abrir portas de rede
Hackers geralmente visam portas de rede abertas porque podem receber tráfego de locais remotos. Eles podem tirar vantagem disso para criar um ponto fraco e então será fácil para eles instalarem vírus de backdoor.
Um scanner de porta pode ajudá-lo a encontrar e verificar todos os programas em execução nas portas detectadas. Se você estiver procurando por scanners de porta confiáveis, consulte este guia - Os 5 principais scanners de porta gratuitos para Windows 10 .
Backdoors legítimos
Para obter acesso legítimo para administração remota e solução de problemas, os desenvolvedores de software ou hardware precisam deixar um backdoor em seus programas. Os hackers podem usar o backdoor legítimo para atacar o sistema operacional.
Como prevenir o ataque de vírus backdoor?
# Correção 1: atualize seu software a tempo
O software desatualizado é vulnerável e pode ser facilmente explorado por cibercriminosos para atacar seu dispositivo. A atualização do software para a versão mais recente ajuda a corrigir essas vulnerabilidades. Portanto, é aconselhável atualizar seus aplicativos e sistema operacional regularmente para reduzir o risco de ataques de vírus backdoor.
# Correção 2: Altere sua senha
Para evitar o acesso não autorizado, é melhor criar senhas fortes que consistam em letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres. Se você não sabe como criar uma senha exclusiva, pode confiar nos gerenciadores de senhas.
Também é necessário alterar sua senha regularmente. Tente habilitar a autenticação multifator o máximo que puder. Esse método ajudará a desconectar os hackers quando eles acessarem o dispositivo na próxima vez.
# Correção 3: use software antivírus e firewall
Se você usa um software antivírus e firewall confiável, é fácil detectar e remover malware como vírus de backdoor. Os firewalls também podem detectar e impedir o tráfego indesejado da Web, ou seja, se os aplicativos em seu computador tentarem enviar dados para uma rede desconhecida ou alguém de fora da sua rede aprovada tentar acessar sua rede, o firewall interromperá a ação perigosa.
Movimento 1: Abra o Firewall do Windows Defender
Se você perceber que há tráfego da Web desconhecido ou duvidar que esteja infectado por vírus de backdoor, a primeira ação é bloquear todas as suas redes por meio do Firewall do Windows Defender.
É de vital importância manter o Windows Defender atualizado. Se você não tem ideia de como atualizá-lo, instruções detalhadas são fornecidas neste guia - Como atualizar o antivírus do Windows Defender no Windows 10/11 .
Etapa 1. Abra Painel de controle e role para baixo para localizar Firewall do Windows Defender .
Etapa 2. No painel esquerdo, pressione Ativar ou desativar o Firewall do Windows Defender .
Etapa 3. Marque Ativar o Firewall do Windows Defender ambos sob Configurações de rede privada e Configurações de rede pública .
Não se esqueça de marcar a caixa ao lado Bloqueie todas as conexões de entrada, incluindo aquelas na lista de aplicativos permitidos .
Etapa 4. Pressione OK para salvar as alterações.
E se você quiser permitir determinados aplicativos por meio do Windows Defender Firewall? Instruções mais detalhadas são fornecidas em - Como permitir ou bloquear um programa através do firewall do Windows 10 .
Mova 2: execute a verificação offline do Windows Defender
O Windows Defender pode ajudá-lo a se livrar de vírus de backdoor após bloquear sua rede.
Etapa 1. Pressione o ícone de engrenagem abrir Configurações do Windows .
Etapa 2. No menu de configurações, role para baixo para procurar Atualização e segurança e toque nele.
Etapa 3. No Segurança do Windows guia, clique em Vírus e ameaça proteção e escolha Opções de digitalização debaixo Ameaças atuais .
Etapa 4. Marque Verificação offline do Microsoft Defender e pressione Escaneie agora .
Etapa 5. Após a conclusão do processo de verificação, escolha os arquivos de vírus de backdoor e exclua-os.
Você sabe quais são as diferenças entre software antivírus e firewall? Se você está curioso sobre isso, vá para - Antivírus vs Firewall – Como melhorar a segurança dos seus dados .
Sugestão: Faça backup de seus arquivos regularmente
Como mencionado na parte inicial, os ataques de vírus backdoor são tão altamente prejudiciais que podem prejudicar seu sistema. Quando seu sistema está danificado, seus dados importantes também podem ser destruídos ou perdidos.
Se o seu computador travar e você não souber o que fazer, siga este guia para encontrar possíveis correções - Por que meu computador continua travando? Aqui estão as respostas e correções .
No entanto, se você fez backup de seu computador e arquivos, as coisas seriam mais fáceis. Você pode restaurar esses arquivos e restaurar seu computador para um estado normal em apenas alguns cliques.
Como fazer backup de seus arquivos? O MiniTool ShadowMaker é uma boa opção para isso. É um software de backup profissional que é projetado para fazer backup de arquivos, pastas, partições, discos e sistema operacional. Agora, deixe-me mostrar como criar um backup de arquivo passo a passo.
Etapa 1. Baixe e instale o MiniTool ShadowMaker. Você pode desfrutar de seu serviço gratuitamente dentro de 30 dias.
Passo 2. Inicie o programa e clique em Manter teste .
Etapa 3. Vá para o Cópia de segurança página e clique em Fonte botão no painel esquerdo.
Etapa 4. Escolha Pastas e arquivos e, em seguida, marque os arquivos que você deseja fazer backup.
Etapa 5. Bata OK para salvá-lo e aperte o botão Destino botão para selecionar um caminho de destino.
Etapa 5. Pressione Fazer backup agora para iniciar o processo imediatamente.
Quanto à criação de um backup do sistema, você pode acessar este guia para obter orientações detalhadas - Como fazer backup do Windows para proteger seu computador? Experimente o MiniTool .
Encerrando as coisas
Em conclusão, este artigo mostrou o que é um vírus backdoor, quantos tipos ele possui, falhas comuns do sistema que ele pode explorar e como evitar que seu sistema operacional o faça.
Se você também estiver infectado por vírus backdoor, as correções mencionadas acima merecem uma chance. Ao mesmo tempo, mais sugestões sobre vírus backdoor e nossos produtos também são bem-vindas. Você pode nos enviar e-mails via [e-mail protegido] ou faça um comentário abaixo.
Perguntas frequentes sobre vírus de backdoor
O que é um vírus backdoor?O vírus backdoor é um malware que pode contornar todas as medidas de segurança implementadas e obter acesso não autorizado. Enquanto isso, um vírus backdoor pode ser legítimo. É uma maneira oculta de acessar um aplicativo, máquina ou rede que pode ignorar medidas básicas de segurança. Os desenvolvedores o excluem antes de enviar os produtos.
Quais são os exemplos de vírus backdoor?Poison Tap é um dos exemplos mais notórios de backdoors. Uma vez instalado, os hackers podem obter acesso no nível da raiz a qualquer site, incluindo aqueles protegidos com 2FA.
Em 2017, o DoublePulsar foi detectado com vírus backdoor. Permitiu que outros monitorassem PCs com Windows. Os cibercriminosos podem instalar um poderoso cryptojacker crucial com alta memória para minerar Bitcoin com a ajuda de vírus backdoor.
O que é ataque de backdoor?O ataque de backdoor refere-se a que os hackers exploram algumas vulnerabilidades em seu sistema operacional, como senhas fáceis, software desatualizado, portas de rede abertas e muito mais para obter permissões não autorizadas, portanto, eles podem fazer o que quiserem em seu sistema.
O que os hackers podem fazer com um backdoor?Os vírus de backdoor podem capacitar bastante os hackers e permitir que eles realizem atividades maliciosas, como ataques DDoS, alteração das configurações do sistema, envio e recebimento de arquivos e muito mais. Eles podem obter acesso no nível da raiz e roubar seus dados.