Antivírus vs Firewall – Como melhorar a segurança dos seus dados? [Dicas do MiniTool]
Antivirus Vs Firewall Como Melhorar A Seguranca Dos Seus Dados Dicas Do Minitool
O Firewall do Windows é o mais usado em nossa vida e algumas pessoas podem adicionar programas antivírus como mão direita para evitar acidentes. Este artigo sobre antivírus vs firewall em Site MiniTool ensinará suas diferenças e mostrará a melhor maneira de evitar a perda de dados.
Seja antivírus ou firewall, ambos atuam como guardas do computador para combater quaisquer riscos potenciais que possam causar problemas graves no computador. Mas se você quiser descobrir a diferença entre antivírus e firewall, você pode aprendê-los separadamente primeiro.
Antes de tudo, vamos resolver essas duas questões fundamentais – o que é antivírus e o que é firewall?
O que é antivírus?
O antivírus é definido como o software usado para evitar códigos de vírus maliciosos ou programas vindos da Internet. E o software antivírus opera principalmente em três movimentos para concluir suas tarefas – detecção, identificação e remoção.
Existem alguns recursos que o antivírus possui:
- Detecção baseada em heurística
- Detecção baseada em comportamento
- Detecção de sandbox
- Detecção baseada em assinatura
- Técnicas de mineração de dados
O que é firewall?
Os firewalls podem ser definidos em dois tipos – firewall de software e hardware. Um firewall filtra todo o tráfego da Internet antes mesmo de entrar na rede ou no computador e decide qual tráfego da Internet é seguro o suficiente para entrar na rede.
Existem alguns recursos que o firewall possui:
- Filtro de pacotes
- Gateway de aplicativo
- Gateway em nível de circuito
- Servidor proxy
Antivírus x Firewall
A próxima parte irá comparar antivírus com firewall em diferentes aspectos.
Tipos de implementação
Antivírus
O antivírus é implementado apenas como software. A maioria desses softwares antivírus integrados funciona intuitivamente com outros softwares de sistema para fornecer proteção abrangente, como a Segurança do Windows.
Firewall
Os firewalls podem ser divididos em dois tipos principais – um firewall de software e um firewall de hardware. Embora compartilhem a mesma função, a diferença existe. Se você quiser saber mais sobre a diferença deles, consulte este artigo: Hardware vs Firewall de Software – Qual é o melhor .
Para a maioria dos softwares de firewall, os sistemas operacionais vêm com software de firewall pré-instalado. Um firewall de software protege apenas o sistema em que está instalado, enquanto um firewall de hardware fornece cobertura em toda a rede.
Ameaças-alvo
Antivírus
O antivírus pode lidar com ameaças externas e internas, mas salva o sistema apenas de vírus. Arquivos e programas são os principais alvos onde os códigos de vírus ou programas se copiam automaticamente e continuam infectando outros arquivos e programas.
O antivírus é executado em segundo plano para que possa detectar um arquivo infectado ou código malicioso imediatamente quando ele entrar no seu computador e se livrar dele.
Firewall
Um firewall lida apenas com ameaças externas, mas salva o sistema de todos os tipos de ameaças ao sistema. Um firewall monitora apenas o que está entrando em sua rede de computadores, em vez do que já está entrando ou saindo.
Em outras palavras, se esses vírus ou códigos maliciosos estiverem presos em seu computador, o firewall não funcionará. Dessa forma, você precisa recorrer à função do antivírus.
Princípio de trabalho
Antivírus
O antivírus funciona na verificação de arquivos e softwares infectados e verifica a ameaça de software malicioso. A meta de trabalho é limitada. Se você receber ou baixar arquivos que contêm vírus, o software antivírus não reagirá até que o arquivo seja salvo em seu computador.
Além disso, o antivírus não pode identificar todos os códigos de vírus maliciosos, como um tipo de malware que não está em seu banco de dados, mas uma vez que o software antivírus localize e tenha como alvo o vírus, ele será isolado e nunca mais voltará.
Firewall
O firewall funciona monitorando, filtrando e verificando a ameaça dos pacotes recebidos. Ele funciona em um nível de protocolo de rede que monitora o tráfego e filtra o tráfego para decidir qual deles entra na rede.
Se os dados e o endereço IP não atenderem aos protocolos, o firewall responderá para interromper esse tipo de acesso.
Configuração
Antivírus
Os antivírus geralmente trabalham com um banco de dados que contém os tipos de vírus e malware que podem identificar e o fabricante é o principal responsável por sua configuração.
Como um antivírus não consegue parar um vírus que não existe no banco de dados, é importante atualizar o banco de dados e isso é responsabilidade dos fabricantes.
Você tem permissão para definir algumas configurações, como uso da CPU, agendamento de verificações, pastas de quarentena ou backup de dados e exclusões de verificação.
Firewall
Você tem mais configurações para fazer com um firewall do que com um antivírus. Embora você possa desfrutar de uma melhor flexibilidade, existem alguns defeitos. Se a configuração que você definiu não for adequada, você pode deixar um bug para esses invasores.
O firewall vem com configurações padrão para afastar o tráfego ruim e sua programação é mais complexa que o antivírus.
Contra ataque
Antivírus
No antivírus, nenhum contra-ataque é possível após a remoção do malware. Assim que o antivírus detectar o rastro de vírus ou qualquer arquivo malicioso, eles desaparecerão e não haverá chance de contra-ataques.
Alguns hackers vão tentar de tudo para criar vírus indetectáveis, mas existe algum software antivírus desenvolvido para detectar arquivos criptografados e comprometidos em caso de vazamento de vírus ou malware.
Firewall
No firewall, são possíveis contra-ataques, como IP Spoofing e ataques de roteamento. Especialmente os ataques DoS estão aumentando e esse tipo de ataque pode ser criado por hackers usando a técnica de IP Spoofing.
Como mencionamos, os usuários de firewall terão uma configuração mais flexível, o que pode ser um defeito que leva à edição involuntária de seus pacotes de dados por hackers. Para evitar essa possibilidade, você precisa de uma configuração de firewall muito avançada.
Prós e contras
Antivírus
Prós:
- Ofereça proteção em tempo real.
- Faça uma varredura constante.
- Atualize automaticamente com o banco de dados que pode cobrir vírus recém-transmitidos.
- Fornecer proteção na web.
- Detecte ataques cibernéticos ocultos.
Contras:
- Alguns códigos de segurança podem ser confundidos como perigosos.
- Reduza drasticamente a velocidade geral do computador para o uso de recursos de memória e disco rígido.
- Não pode garantir proteção total.
- Os métodos de detecção de vírus são limitados.
- Não é possível detectar vírus na nuvem e no hardware.
- Não gerará relatórios para análise.
Firewall
Prós:
- Pode filtrar pacotes de dados inteiros.
- Os dados recebidos serão isolados de seus dispositivos.
- Proteja-se contra hackers bloqueando a saída de dados.
- Proteja-se contra phishing.
Contras:
- Atualizações regulares são necessárias para o banco de dados mais recente.
- Seu serviço de proxy ocupará alguns recursos.
- O preço de instalação e manutenção pode ser alto.
- Um firewall de software pode consumir alguns recursos em seu computador, levando a um desempenho reduzido.
- Eles são indefesos contra outros tipos de malware.
- Não é possível remover código malicioso.
Uma visão geral de suas principais diferenças
- O antivírus só pode ser implementado como software, enquanto o firewall pode ser dividido em software e hardware.
- O antivírus pode lidar com ameaças externas e internas; firewall lida com ameaças externas.
- O antivírus funciona em nível de arquivo por varredura; firewall funciona em um nível de protocolo de rede, monitorando e filtrando o tráfego.
- Um antivírus é uma abordagem de segurança posterior, enquanto o firewall é uma abordagem de segurança avançada.
- O antivírus não será contra-atacado, mas o firewall pode estar sob contra-ataques, como falsificação de endereço IP e ataques de roteamento.
Algumas recomendações para antivírus e firewall
Bitdefender
Os planos do Bitdefender terminam com $ 29,99 por um ano com recursos como anti-spam, proteção contra ransomware, limpeza de PC e triturador de arquivos.
Prós:
- Detecção e resposta visual de endpoint.
- Planos pessoais baratos.
Contras:
- Planos de negócios de alto custo.
- Um pouco mais exigente do que outros serviços antivírus.
Avast
O preço do Avast é exigido de $ 34,99 por ano a $ 59,99 por ano com recursos que incluem anti-spam, proteção contra ransomware, triturador de arquivos, sandbox seguro e atualizador de software.
Prós:
- Mais plataformas estão disponíveis.
- Uma versão gratuita está prontamente disponível para download.
Contras:
- Alguns pacotes são necessários um custo um pouco maior.
- A proteção da privacidade precisa de melhorias.
Alarme de zona
Este firewall tem duas versões – versões Pro e Free. Ele possui uma interface fácil de usar e um ótimo mecanismo antivírus, mas alguns recursos melhores são acessíveis apenas para usuários Pro.
Características:
- Proteção de inicialização antecipada.
- Um firewall bidirecional.
- Verificação antiphishing.
- Identifique o tráfego potencialmente inseguro.
- Ocultar portas abertas.
Fio de vidro
O GlassWire também é um firewall popular com uma interface elegante e processo fácil de usar, mas comparado a outros rivais, o GlassWire possui alguns recursos limitados e a quantidade de informações pode sobrecarregar.
Características:
- A estatística detalhada de uso da rede é fornecida de acordo com o IP/host, aplicativo e tipo de tráfego de rede.
- O modo “Ask to Connect” é usado para permitir ou negar novas conexões de aplicativos.
proteção do Windows
O Windows Defender é bem conhecido entre as pessoas. Faz parte de um conjunto de ferramentas de segurança incluídas por padrão nas instalações do Windows. Ele é executado para facilitar sua estratégia de proteção, mas os recursos adicionais são limitados.
Como melhorar sua segurança de dados?
Agora, você tem uma visão geral do antivírus e do firewall. Até certo ponto, essas duas ferramentas podem compensar as desvantagens uma da outra. Para diferentes propósitos, eles são projetados para criar um escudo protetor contra software malicioso e acesso não autorizado.
Mas não pense que essa é uma estratégia completa para lutar contra todos os riscos. Alguns hackers tentarão de tudo para sair do escudo, o que pode levar à perda de dados, falhas no sistema etc.
Afinal, o software antivírus não detecta todos os vírus e malwares e um firewall nem sempre é impenetrável.
Portanto, o último recurso para proteger seus dados é o backup. Felizmente, nascido para fornecer uma melhor experiência de backup, MiniTool ShadowMaker foi desenvolvido por muitos anos com uma atualização sustentada. Além disso, o MiniTool ShadowMaker também pode fornecer funções de sincronização e clonagem de disco.
Antes de tudo, você precisa baixar e instalar o programa e obterá uma versão de avaliação de 30 dias gratuitamente.
Etapa 1: Abra o MiniTool ShadowMaker e clique em Manter teste no canto superior direito. E depois mude para o Cópia de segurança aba.
Passo 2: Clique no botão Fonte seção e na janela pop-up você pode escolher o conteúdo de backup incluindo sistema, disco, partição, pasta e arquivo. Por padrão, o sistema já foi definido como a origem do backup.
Passo 3: Acesse o Destino parte onde você pode ver quatro opções contendo o Pasta da conta do administrador , Bibliotecas , Computador , e Compartilhado . Em seguida, escolha o caminho de destino. E então clique OK para salvar suas alterações.
Dica : Recomenda-se fazer backup dos dados em seu disco rígido externo em caso de falha na inicialização do computador.
Passo 4: Clique no botão Fazer backup agora opção de iniciar o processo imediatamente ou o Fazer backup mais tarde opção para atrasar o backup. A tarefa de backup atrasada está no Gerenciar página.
Linha inferior:
Este artigo sobre antivírus versus firewall apresentou suas diferenças em diferentes aspectos. Se você tem antivírus e firewall em seu computador e acha que isso seria perfeito, então você está errado. Você ainda precisa de um plano de backup para seus dados importantes. É um passo muito mais importante para proteger seus dados.
Se você encontrou algum problema ao usar o MiniTool ShadowMaker, pode deixar uma mensagem na área de comentários a seguir e responderemos o mais rápido possível. Se precisar de ajuda ao usar o software MiniTool, você pode entrar em contato conosco via [e-mail protegido] .
Perguntas frequentes sobre antivírus vs firewall
Os firewalls ainda são necessários hoje?O firewall tradicional está morto ou pelo menos morrendo. Computação em nuvem e ambientes híbridos, acesso móvel e aplicativos online tornaram os firewalls praticamente obsoletos, e as operadoras de data centers devem considerar a substituição de seus firewalls por tecnologias de segurança mais refinadas, dizem os especialistas.
Preciso de um antivírus se tiver o Windows Defender?O Windows Defender verifica o email, o navegador da Internet, a nuvem e os aplicativos de um usuário em busca das ameaças cibernéticas acima. No entanto, o Windows Defender não possui proteção e resposta de endpoint, bem como investigação e correção automatizadas, portanto, é necessário mais software antivírus.
O firewall pode ser hackeado?Um firewall pode ser seguro, mas se estiver protegendo um aplicativo ou sistema operacional com vulnerabilidades, um hacker pode contorná-lo facilmente. Existem inúmeros exemplos de vulnerabilidades de software que os hackers podem explorar para contornar o firewall.
O firewall é mais importante que o antivírus?Enquanto o software antivírus ajuda a proteger o sistema de arquivos contra programas indesejados, um firewall ajuda a impedir que invasores ou ameaças externas tenham acesso ao seu sistema em primeiro lugar. Outras ameaças viajam de computador para computador sem o conhecimento do usuário.