[Prós e contras] Backup x replicação: qual é a diferença?
Pros E Contras Backup X Replicacao Qual E A Diferenca
É difícil distinguir backup de replicação. Ambos podem ser considerados como um meio de prevenir a perda de dados, mas, de certa forma, algumas nuances devem ser divulgadas e esclarecidas. Neste artigo sobre backup vs replicação, suas definições e funções serão apresentadas e você poderá ler em Site MiniTool .
Para descobrir o que são backup e replicação, você precisa limpar suas definições. Esse é o ponto mais confuso para a maioria dos leitores. Então vamos começar com isso!
O que é Backup?
Antes de mais nada, o que é backup? O backup de dados é uma cópia dos dados do computador obtidos e armazenados em outro local para que possam ser usados para restaurar o original após um evento de perda de dados. Portanto, muitas vezes discutimos backup e recuperação como um vínculo estreito.
A recuperação de um backup geralmente envolve a restauração dos dados no local original ou em um local alternativo onde possam ser usados no lugar dos dados perdidos ou danificados.
Eles são muito importantes em nosso trabalho diário. De qualquer forma, as cópias de backup são feitas de forma consistente e regular para minimizar a quantidade de dados perdidos entre os backups.
Além disso, manter várias cópias dos dados oferece segurança e flexibilidade para recuperar os dados em um ponto no tempo que não seja suscetível à corrupção de dados ou ataques maliciosos.
O que é replicação?
O que é replicação?
Simplesmente, a replicação de dados é quando os mesmos dados são armazenados intencionalmente em mais de um site ou servidor – o processo de armazenar os mesmos dados em vários locais para melhorar a disponibilidade e acessibilidade dos dados e melhorar a resiliência e a confiabilidade do sistema.
É necessário mencionar que diferentemente do backup para alguma proteção de dados específica, a replicação de dados é comumente usada na recuperação de desastres, o que pode garantir que um backup preciso exista a todo momento em caso de catástrofe, falha de hardware ou violação do sistema onde os dados está comprometido.
Para obter mais informações sobre recuperação de desastres, você pode consultar este artigo: Você definitivamente precisa de um bom plano de recuperação de desastres de disco rígido .
Backup x Replicação
Em seguida, esta parte irá comparar o backup com a replicação com base em seus diferentes recursos. Há quatro partes principais que ajudarão você a distinguir melhor a diferença entre backup e replicação.
Objetivos de trabalho do backup versus replicação
Sua finalidade de trabalho pode parecer a mesma para proteção de dados em caso de perda de dados, falha do sistema ou arquivos corrompidos por ataques de computador, mas, de fato, existem algumas nuances neste ponto.
O backup de dados concentra-se na conformidade e na recuperação granular que permite que as empresas executem a recuperação em nível de arquivo e imagem a partir de uma operação de backup de passagem única; enquanto a replicação e a recuperação se concentram na Recuperação de Desastres, pela qual uma empresa pode responder e se recuperar de um evento que afeta negativamente as operações de negócios.
Requisitos de trabalho de backup vs replicação
O backup requer uma biblioteca de fitas – um sistema de armazenamento de alta capacidade usado para armazenar, recuperar, ler e gravar em cartuchos de fita ou outros locais para fitas arquivadas; enquanto a replicação precisa de um investimento maior em infraestrutura para permitir a recuperação de desastres e as operações de negócios.
Princípio de Trabalho de Backup vs Replicação
Como eles funcionam para a proteção de dados?
O backup é realizado periodicamente e um ponto de salvamento para todos os dados é criado no servidor de produção. Esses pontos de salvamento podem ser recuperados em caso de corrupção de arquivo, falha do sistema, interrupção ou qualquer evento que resulte em perda de dados. O backup dos dados é feito em uma variedade de mídias e locais, tanto internamente quanto na nuvem.
A replicação envolve copiar dados, sincronizá-los e distribuí-los entre os sites de uma empresa, normalmente servidores e data centers. Dados de transações e outros dados são replicados em vários bancos de dados.
A replicação pode ser síncrona, assíncrona ou quase síncrona e pode usar proteção de dados contínua para permitir que os usuários acessem dados históricos.
Tipos de Backup x Replicação
Tipos de backup – existem três tipos principais de backup, incluindo backup completo, backup incremental e backup diferencial. Com base em suas condições para escolher o mais adequado, você pode aproveitar ao máximo seu armazenamento e alcançar a melhor eficiência.
Para obter detalhes sobre esses três tipos, você pode consultar este artigo: 3 Tipos de Backup: Completo, Incremental, Diferencial .
Tipos de replicação – existem cinco tipos de replicação.
Replicação de instantâneo – uma cópia do banco de dados de instantâneo que aparece no momento em que o processo de replicação é iniciado.
Replicação Transacional – uma cópia do banco de dados com novos dados chegando à medida que o banco de dados muda.
Mesclar replicação – uma cópia de dados de várias fontes em um único banco de dados.
Replicação Heterogênea –dados replicados entre servidores fornecidos por diferentes fornecedores.
Replicação transacional ponto a ponto – permite que todos os usuários e servidores participantes enviem dados entre si.
Usos e custo do backup versus replicação
Para diferentes princípios e propósitos de trabalho, eles podem ser usados em diferentes situações e arcar com custos separados.
Comparado à replicação, o backup é uma maneira relativamente barata de evitar a perda de dados. O backup pode ser usado em situações mais repentinas, desde servidores de produção até desktops; enquanto a replicação requer um investimento em infraestrutura e, na verdade, algumas operações e conhecimentos profissionais seriam melhores.
Além disso, a replicação é frequentemente usada para aplicativos de missão crítica que devem estar sempre em funcionamento.
Prós e contras do backup vs replicação
Prós e contras do backup
Prós do Backup:
- Os backups de dados geralmente têm um custo menor para as empresas, pois você paga apenas pelo que usa.
- Suas ferramentas de interface web permitem que os usuários acessem os dados e os restaurem quando necessário com facilidade.
- O processo de backup pode ser automatizado e tradicionalmente pré-agendado.
- Os backups são ideais para armazenamento de dados de longo prazo e requisitos relacionados à conformidade.
Contras de backup:
- Como os backups dependem da velocidade da sua conexão, backups e restaurações podem levar muito tempo para serem executados.
- O backup não garante a continuidade dos negócios para as operações e pode não ser a melhor opção para empresas com grandes volumes de dados.
Prós e contras da replicação
Prós de replicação
- Ele pode garantir a continuidade dos negócios com um Plano de Recuperação de Desastres que pode garantir que haja uma cópia externa do sistema.
- Porque a replicação pode fazer com que você tenha os mesmos dados de vários locais da mesma forma que pode recuperar dados do servidor mais próximo, reduzindo a latência da rede e aumentando o desempenho.
- A replicação de dados pode melhorar o suporte multiusuário com a execução de consultas.
- Ele pode ajudar a realizar análises sem afetar o desempenho.
- Ele pode melhorar a disponibilidade para que os usuários possam acessar e gerenciar dados em um banco de dados distribuído sem atrapalhar uns aos outros.
Contras de replicação
- Muito espaço de armazenamento é solicitado e os altos custos precisam ser pagos.
- Manter a consistência dos dados é difícil ao usar métodos como mesclagem ou replicação ponto a ponto.
Tudo bem substituir o backup pela replicação?
Você pode usar replicação em vez de backup? A resposta é não. o conteúdo acima disse a você que eles têm diferentes propósitos de trabalho para proteção de dados. O backup de dados se concentra na restauração de dados em um ponto específico no tempo, enquanto a replicação de dados se concentra na continuidade dos negócios.
A replicação passará por atualizações frequentes e perderá seu estado histórico rapidamente, de modo que será bastante prejudicada por um ataque de malware. Para a maioria das empresas, mesmo que possam realizar uma recuperação de desastres quando sob ataque, um backup adequado é fundamental para que recuperem os dados pelo menos até o último ponto de salvamento.
Esses dois métodos podem ser complementares e, se você estiver administrando uma empresa, ter esses dois planos pode fazer com que você lide com qualquer acidente de forma imediata e eficaz.
Fazer backup com o MiniTool ShadowMaker
De acordo com a explicação acima, você pode descobrir que há muita diferença entre backup e replicação e não pode simplesmente usar a replicação síncrona em vez de backup e recuperação de dados.
Portanto, é recomendável preparar um plano de backup para os dados do seu sistema em caso de acidentes. MiniTool ShadowMaker pode ser uma boa opção para suas preocupações com vários recursos – backup, sincronização, restauração universal e clone de disco.
Para aproveitar isso, você precisa baixar e instalar o programa e ele oferecerá uma versão de avaliação gratuita por 30 dias.
Etapa 1: Abra o MiniTool ShadowMaker e clique em Manter teste para entrar no programa.
Passo 2: Mude para o Cópia de segurança guia e clique no Fonte seção.
Passo 3: Em seguida, você verá quatro opções para serem o conteúdo do backup - sistema, disco, partição, pasta e arquivo. Escolha sua fonte de backup e clique em OK para salvá-lo.
Nota: O sistema foi selecionado como conteúdo de backup por padrão. se você deseja fazer backup do seu sistema, não precisa alterá-lo.
Passo 4: Acesse o Destino parte e quatro opções estão disponíveis para escolher, incluindo o Pasta da conta do administrador , Bibliotecas , Computador , e Compartilhado . Escolha o caminho de destino e clique OK para salvá-lo.
Dica: Recomenda-se fazer backup de seus dados em seu disco externo para evitar falhas no computador ou falhas de inicialização, etc.
Passo 5: Clique no botão Fazer backup agora opção de iniciar o processo imediatamente ou o Fazer backup mais tarde opção para atrasar o backup. A tarefa de backup atrasada está no Gerenciar página.
Ao mesmo tempo, o MiniTool ShadowMaker oferece três tipos básicos de backup aqui – backup completo, backup diferencial e backup incremental.
Você pode clicar no Esquema recurso para escolhê-los e, se desejar, você também pode escolher um horário agendado clicando Cronograma .
Se você criar simultaneamente um backup agendado e ativar um esquema de backup incremental, o MiniTool ShadowMaker ajudará a realizar backups incrementais no momento específico.
Linha inferior:
Depois de ler este artigo sobre backup versus replicação, você pode ter uma compreensão geral desses dois processos. Para proteger melhor seus dados, é melhor você optar por ter um plano de backup para seus dados e que será sua melhor guarda para evitar qualquer acidente que possa causar perda de dados. Espero que este post possa ser útil para você.
Se você encontrou algum problema ao usar o MiniTool ShadowMaker, pode deixar uma mensagem na área de comentários a seguir e responderemos o mais rápido possível. Se precisar de ajuda ao usar o software MiniTool, você pode entrar em contato conosco via [e-mail protegido] .
Perguntas frequentes sobre backup x replicação
O que é replicação em ETL?A replicação de mesclagem adicionará gatilhos e colunas GUID às tabelas e não será uma escolha popular para melhorar o processo de ETL no SQL Server. No entanto, a replicação transacional precisa de uma chave primária para a tabela. Caso você tenha tabelas sem chave primária, não poderá usar essas tabelas.
Qual é a diferença entre fazer backup e salvar?Salvar como cria um novo arquivo de banco de dados (arquivo SIP) com um novo nome que é uma cópia exata do seu arquivo de banco de dados atual. Um backup é um dump completo de todo o seu banco de dados em um arquivo CSV que pode ser reimportado no futuro.
Qual é a diferença entre replicação e migração?Ao migrar dados, você faz isso uma vez e depois que os dados são movidos para um novo local, o sistema ou banco de dados antigo é abandonado. A replicação de dados refere-se à cópia periódica de dados de uma fonte de dados em uma plataforma para um destino em outra, e você não exclui ou descarta a fonte de dados.
A replicação afetará o desempenho da produção?Colocar uma réplica dos dados mais próxima do usuário pode melhorar os tempos de acesso e equilibrar a carga da rede. Os dados replicados também podem melhorar e otimizar o desempenho do servidor. Quando as empresas executam várias réplicas em vários servidores, os usuários podem acessar os dados mais rapidamente. Ter várias cópias pode levar a problemas de consistência.