O que é agregação de links? Como isso funciona na sua rede?
What Is Link Aggregation
O que é agregação de links? Para resolver essa questão, você precisa discuti-la a partir de seu princípio de funcionamento, requisitos, configuração, vantagens e finalidade. Isso parece complicado, mas este artigo no site MiniTool fará o possível para tornar isso fácil de entender. Se você estiver interessado nele, continue sua leitura.
Nesta página :- O que é agregação de links?
- Terminologia comum de agregação de link
- Vantagens da agregação de links
- Como configurar a agregação de links?
- Conclusão:
O que é agregação de links?
A agregação de links é usada no campo de redes de computadores; múltiplas conexões de rede são combinadas de diferentes maneiras e ferramentas para melhorar o rendimento da rede em comparação com o que uma única conexão poderia sustentar.
Simplesmente, para agregação de links, a taxa de entrega bem-sucedida de mensagens através de um canal de comunicação será bastante melhorada e esse método é geralmente usado, como Ethernet ou rádio de pacotes.
A agregação de links pode fornecer redundância caso um dos links falhe, melhorando significativamente a segurança da rede.
Existem alguns exemplos de agregação de links usados:
Ethernet – sua ligação de canal requer assistência do switch Ethernet e do sistema operacional do computador host.
Modems – seus múltiplos links dial-up através de POTS podem ser vinculados.
DSL – múltiplas linhas DSL podem ser ligadas para aumentar a largura de banda.
Banda larga sem fio – ligação de banda larga é um tipo de ligação de canal que se refere à agregação de múltiplos canais no nível 4 ou superior da camada OSI, e também pode ligar múltiplos links celulares para um link de ligação sem fio agregado.
Falando em agregação de links, podemos fornecer algumas terminologias relacionadas para um melhor entendimento.
Guia passo a passo – Como configurar a InternetNão sabe como configurar a Internet? Como se conectar ao modem? Esta postagem mostra o guia passo a passo sobre como configurar a conexão com a Internet.
consulte Mais informaçãoTerminologia comum de agregação de link
Grupo de agregação de links (LAG)
Este termo é usado para descrever o conjunto combinado de portas físicas, mas diferentes fornecedores terão termos diferentes para seus próprios conceitos. Por exemplo, alguns fornecedores nomearão esse conceito de agrupamento, ligação, canalização ou formação de equipes.
Protocolo de controle de agregação de links (LACP)
O Link Aggregation Control Protocol é um padrão independente de fornecedor para Ethernet, que pode controlar o agrupamento de vários links físicos para formar um link lógico. O LACP permite que os dispositivos de rede enviem pacotes LACP aos pares (conectados diretamente aos dispositivos LACP) para negociar automaticamente a ligação do link.
O LACP atua enviando frames (LACPDUs) para todos os links com o protocolo habilitado.
Em detalhes, se descobrir que o dispositivo na outra extremidade do link também é habilitado para LACP, para fazer com que as duas células detectem vários links entre elas, o dispositivo enviará quadros independentemente ao longo do mesmo link em direções opostas e então os vários links serão combinados em um único link lógico.
Existem dois modos LACP:
- O modo ativo: LACP pode ser habilitado automaticamente.
- O modo passivo: o LACP pode ser ativado somente quando um dispositivo LACP é detectado.
Vantagens da agregação de links
Existem algumas vantagens da agregação de links que você pode consultar:
- A agregação de links com vários links combinados pode ajudar a melhorar e aumentar a largura de banda.
- A agregação de links pode ajudar a realizar failover e failback automáticos. Se um de seus links não funcionar, o tráfego irá automaticamente para outros links funcionais na agregação, alcançando assim alta disponibilidade.
- A agregação de links pode ajudar a aproveitar uma administração aprimorada porque todos os links subjacentes são administrados como uma única unidade.
- Como toda a agregação pode receber um endereço IP, há menos consumo no pool de endereços de rede.
- A agregação de links melhora ou aumenta a capacidade da rede, mantendo uma velocidade de transmissão rápida, sem investir em hardware adicional ou links de comunicação, reduzindo assim os custos.
No entanto, existem algumas limitações de agregação de links. Por exemplo, todas as portas físicas em um grupo de agregação de links devem residir no mesmo switch lógico. Na maioria dos casos, um único ponto de falha permanecerá quando o switch físico ao qual todos os links estão conectados estiver offline.
NAS vs DAS: Quais são as diferenças e qual escolher?Esta postagem é sobre NAS vs DAS. Você pode saber a diferença entre NAS e DAS. Além disso, você saberá qual escolher e como fazer backup no NAS.
consulte Mais informaçãoComo configurar a agregação de links?
Para configurar a agregação de link entre dois dispositivos em sua rede, você pode consultar as etapas a seguir.
Etapa 1: você precisa ter certeza de que ambos os dispositivos suportam agregação de links.
Etapa 2: Configure o LAG em cada um dos dois dispositivos e certifique-se de que eles tenham as mesmas configurações de velocidade de porta, modo duplex, controle de fluxo e tamanho de MTU.
Etapa 3: Verifique se todas as portas têm as mesmas associações de rede local virtual (VLAN).
Etapa 4: certifique-se de ter conectado as portas corretas ao LAG.
Etapa 5: Use Ethernet para conectar as portas que você adicionou ao LAG em cada dispositivo.
Etapa 6: Verifique se o LED de cada porta conectada está piscando em verde.
Etapa 7: Verifique na interface administrativa de cada dispositivo se o link está ATIVO.
Conclusão:
Este artigo é útil para ajudá-lo a entender o que é agregação de links. Se você estiver interessado nesta terminologia, poderá aprender algo aqui e mais informações relacionadas serão divulgadas aqui.