O que é seguro excluir na limpeza de disco? Aqui está a resposta [dicas do MiniTool]
What Is Safe Delete Disk Cleanup
Resumo:
A Limpeza de disco do Windows pode ser usada para excluir arquivos no disco rígido do computador para liberar espaço em disco. Você sabe o que é seguro excluir na Limpeza de disco? Os arquivos de instalação do Windows ESD são os itens que você deve manter, enquanto a maioria das outras coisas, comoArquivos de otimização de entregapode ser excluído, conforme apropriado. MiniTool mostrará uma introdução completa.
Navegação rápida :
O que é limpeza de disco do Windows?
A Limpeza de disco do Windows (cleanmgr.exe) é um utilitário de manutenção de snap-in do Windows usado para liberar espaço em disco no seu computador. Esta ferramenta pode primeiro pesquisar e analisar o disco rígido para os arquivos que não são mais usados.
Após a verificação, ele mostrará uma lista contendo arquivos como arquivos de otimização de entrega, arquivos de instalação do Windows ESD, arquivos de instalações anteriores do Windows e mais que você pode excluir com esta ferramenta.
Ao ver esses arquivos na Limpeza de disco, você pode perguntar: devo excluir os arquivos de configuração do Windows? Devo excluir instalações anteriores do Windows? Devo excluir os arquivos de instalação do Windows ESD? Todas essas perguntas podem ser resumidas em uma pergunta: o que é seguro excluir na Limpeza de disco?
Nota: Os arquivos excluídos que não foram substituídos ainda podem ser recuperados. Tudo que você precisa é um profissional software de recuperação de dados .Antes de responder às perguntas acima, você pode dar uma olhada nos arquivos que ele pode detectar no disco rígido do seu computador.
A Limpeza de disco mostrará várias categorias de arquivos diferentes após a verificação do disco rígido do computador selecionado. No entanto, nem todas as categorias de arquivo serão exibidas na Limpeza de disco. Isso apenas mostra alguns deles que a Limpeza de disco pode obter após a digitalização:
- Limpeza do Windows Update
- Arquivos temporários de Internet
- Arquivos de instalação do Windows ESD
- Arquivos de otimização de entrega
- Exclua todos os pontos de restauração do sistema
- Instalação (ões) anterior (es) do Windows
- Arquivos temporários
- E mais…
As seguintes opções também podem aparecer em algumas versões anteriores do Windows, como o Windows 7, e algumas só aparecem se o seu computador tiver certos tipos de arquivos no disco rígido:
- Arquivos de instalação temporários
- Arquivos de despejo de depuração
- Relatório de erros arquivados por usuário
- Arquivos de log de instalação
- E mais…
Alguns de vocês ficam confusos ao ver tantas categorias de arquivos na Limpeza de disco. Você pode não saber para que esses arquivos são usados e o que é seguro excluir na Limpeza de disco.
Coletamos algumas informações nos conteúdos a seguir que podem ajudá-lo a perceber esses arquivos na Limpeza de disco e decidir quais arquivos precisam ser excluídos. Esperamos que você encontre o que deseja depois de ler este artigo.
É melhor não excluir arquivos de instalação do Windows ESD na limpeza de disco
Há uma categoria de arquivo que você não deve excluir na Limpeza de disco. Isto é Arquivos de instalação do Windows ESD .
Normalmente, os arquivos de instalação do Windows ESD ocupam alguns gigabytes de espaço em disco no computador. Você pode pensar que a exclusão desses arquivos liberará muito espaço livre para novos dados. Porém, discordamos veementemente dessa ideia. Devido à particularidade, a exclusão desses arquivos causará problemas no computador.
Os arquivos de instalação do Windows ESD estão relacionados ao recurso “Reinicializar este PC”. Eles permitem que você restaure seu computador para as configurações de fábrica. Se você excluí-los, “Reinicializar este PC” não funcionará normalmente. Se você deseja redefinir seu computador de fábrica, você precisa usar um meio de instalação do Windows.
Portanto, basta manter os arquivos de instalação do Windows ESD em seu computador.
Você pode excluir esses arquivos de acordo com a situação real
Na verdade, em sua maior parte, os arquivos e pastas na Limpeza de disco podem ser excluídos com segurança. Além disso, se o seu computador não estiver funcionando normalmente, a remoção de alguns dos itens da Limpeza de disco pode impedi-lo de desinstalar as atualizações do Windows, reverter o sistema operacional Windows ou solucionar alguns problemas do computador.
Sendo assim, ao ver as opções a seguir na Limpeza de disco, você precisa tomar uma decisão de acordo com sua situação real.
Limpeza do Windows Update
Esses arquivos nesta categoria são as versões antigas do Windows que você instalou em seu computador. Ele permite que você desinstale qualquer versão do Windows. No entanto, se você não precisa desinstalar as atualizações do Windows, sinta-se à vontade para excluí-las para liberar espaço em disco.
Arquivos de log de atualização do Windows
Os arquivos de log de atualização do Windows são criados pelo processo de atualização do Windows. Eles podem ajudá-lo a resolver os problemas relacionados à atualização. Se você não tiver esses problemas, basta excluí-los.
Arquivos de despejo de memória de erro do sistema
Um erro de parada bem conhecido é o Tela azul da morte (BSOD). Quando o computador é inicializado no BSOD, o sistema cria um arquivo de despejo de memória que pode ajudá-lo a identificar o que está errado. Embora, se você já tiver corrigido o problema BSOD, você pode excluir esses arquivos de despejo de memória de erro do sistema.
Relatório de erros do Windows arquivado pelo sistema
Os arquivos no relatório de erros do Windows arquivados pelo sistema são os relatórios de erros criados pelo Windows quando um programa está travando. Esses relatórios de erros podem ajudá-lo a analisar e corrigir os problemas do programa.
Esses relatórios de erros já foram enviados à Microsoft. Excluí-los não afetará seu computador. Mas, é claro, você não verá esses relatórios após a exclusão. Exclua-os ou não, você deve tomar uma decisão sozinho.
Relatório de erros do Windows na fila do sistema
Isso é semelhante a “Relatório de erros do Windows arquivado pelo sistema”. A única diferença é que os relatórios de erros não são enviados à Microsoft. Você pode optar por excluí-lo ou não com base em seus próprios requisitos.
Cache DirectX Shader
O Cache do DirectX Shader contém os arquivos criados pelo sistema gráfico. Esses arquivos podem ser usados para acelerar o tempo de carregamento do aplicativo e melhorar a capacidade de resposta. Se você excluí-los, eles serão gerados novamente conforme necessário. Mas, se você acredita que o Cache do DirectX Shader está corrompido ou muito grande, você pode excluí-lo.
Arquivos de otimização de entrega
O recurso Otimização de Entrega do Windows Update permite que você obtenha atualizações do Windows ou envie atualizações para os computadores vizinhos ou máquinas em sua rede. Este recurso torna a atualização mais rápida. Mas, vai ocupar muito espaço no disco rígido do seu computador.
Se esses arquivos realmente ocuparem muito espaço em disco ou se você acreditar que os arquivos de otimização de entrega estão corrompidos, é possível excluí-los. No entanto, se você não se preocupa com o espaço em disco, você também pode mantê-los.
Pacotes de driver de dispositivo
As versões antigas dos drivers de dispositivo são mantidas nos pacotes de driver de dispositivo. Quando necessário, você pode reverter um driver de dispositivo no Gerenciador de dispositivos para resolver alguns problemas. No entanto, se o seu computador e todos os dispositivos funcionarem bem, você pode excluir os pacotes de driver de dispositivo na limpeza de disco.
Excluir todos os pontos de restauração do sistema
Estes são os pontos de restauração do sistema que você criou para restauração do sistema. Você pode mantê-los para uso posterior ou excluí-los diretamente se não planeja usá-los.
Lixeira de reciclagem
Esta é outra forma de esvaziar a Lixeira do computador. Você pode excluí-lo se não precisar desses arquivos na Lixeira.
Instalação (ões) anterior (es) do Windows
Depois de atualizar o Windows, seu computador manterá os arquivos de sistema do Windows anteriores por 10 dias. Você pode faça downgrade do seu Windows no prazo de 10 dias. 10 dias depois, as instalações anteriores do Windows serão excluídas automaticamente para liberar espaço.
Ao ver esta opção na Limpeza de disco, você pode excluí-los manualmente se não for degradar o sistema operacional Windows.
Arquivos de instalação temporários do Windows
O processo de instalação e atualização principal do Windows irá gerar arquivos de instalação temporários do Windows. Se você não estiver no processo de instalação ou atualização principal do Windows, sinta-se à vontade para excluir esses arquivos.
Você pode excluir esses arquivos diretamente na limpeza de disco
As opções a seguir não são importantes para você. Você pode excluí-los imediatamente para liberar espaço em disco para novos dados.
Windows Defender
A Microsoft não fornece muitas informações sobre esta opção. Mas, parece que os arquivos nele não são essenciais para o Windows Defender. Eles são alguns arquivos temporários e você pode removê-los sem escrúpulos.
Arquivos de programa baixados
Esta pasta inclui controles ActiveX e miniaplicativos Java que são baixados da Internet quando você usa o Internet Explorer para visualizar certas páginas da web. Você pode excluí-los sem influenciar seu computador. Na verdade, eles serão baixados novamente ao visitar uma página da web que precisa dos arquivos.
Arquivos temporários de Internet
Esses arquivos são os caches do navegador gerados ao usar o Internet Explorer e o Microsoft Edge. Com esses arquivos, o navegador da Web carregará o site aberto anteriormente com mais rapidez no futuro. Mas, além disso, não haverá outra influência. Você pode excluí-los diretamente na Limpeza de disco.
Aqui, você precisa saber que a exclusão de arquivos temporários da Internet só pode influenciar os navegadores da Microsoft. Algum outro Navegadores da web Windows como o Google Chrome e o Mozilla Firefox manterão a situação atual.
Arquivos temporários
Estes são os arquivos que não são modificados há mais de uma semana. Você pode ficar à vontade para excluí-los.
Miniaturas
Estas são as imagens em miniatura de vídeos, fotos, documentos. Se você excluí-los, o Windows os recriará quando você acessar uma pasta que contém esses arquivos novamente.
A seguir estão alguns arquivos que aparecem nas versões antigas do Windows ou relacionados a alguns tipos de arquivos. Se você não precisa usá-los para resolver alguns problemas de sistema ou software, ou algumas outras situações especiais, sinta-se à vontade para excluí-los:
- Arquivos de instalação temporários: os arquivos que são criados quando você instala um programa.
- Páginas da web offline: as páginas da web para navegação offline no Internet Explorer.
- Arquivos de despejo de depuração: Arquivos de depuração criados após um travamento.
- Relatório de erros arquivados por usuário: é semelhante ao relatório de erros do Windows arquivado pelo sistema
- Relatório de erros do Windows por usuário na fila: é semelhante ao Relatório de erros do Windows na fila do sistema.
- Arquivos Chkdsk Antigos: os fragmentos de arquivos corrompidos.
- Arquivos de estatísticas do jogo: suas pontuações de jogos e outras estatísticas.
- Arquivos de log de instalação: os arquivos que são criados durante a instalação de um programa.
- Arquivos de minidespejo de erro do sistema: eles são semelhantes aos arquivos de despejo de memória. Porém, eles ocupam menos espaço em disco.
- Arquivos descartados pela atualização do Windows: os arquivos do sistema que não serão migrados para um novo computador ao realizar uma atualização do Windows.
O que é seguro excluir na limpeza de disco?
Aqui, faremos um resumo:
Exceto para os arquivos de instalação do Windows ESD, se você não for reverter um driver de dispositivo, desinstalar uma atualização do Windows, fazer downgrade da versão do Windows ou corrigir um problema de sistema, é seguro excluir quase todos os arquivos na Limpeza de disco.
E se os arquivos forem excluídos por engano na limpeza de disco
Se você excluir alguns arquivos por engano, como os arquivos que deseja restaurar na Lixeira, você pode usar software de recuperação de dados grátis para recuperá-los. MiniTool Power Data Recovery é uma boa escolha.
Este software é uma ferramenta especial de recuperação de arquivos que pode ser usada para resgatar arquivos de discos rígidos, cartões SD, cartões de memória e muito mais em diferentes situações. Contanto que os arquivos excluídos não sejam substituídos por novos dados, você pode usar este software para resgatá-los.
Tem uma edição experimental. Você pode primeiro usá-lo para ver se ele pode encontrar os arquivos que precisam ser restaurados. Você pode pressionar o seguinte botão para obter este freeware.
A seguir está um guia sobre como usar este software para verificar o disco rígido do seu computador e encontrar os arquivos necessários:
1. Abra o software.
2. Fique em Este PC e selecione a unidade que originalmente contém os arquivos excluídos a serem verificados.
3. Demorará um pouco para concluir todo o processo de digitalização. Quando terminar, você poderá ver os resultados da varredura categorizados pelo caminho. Você pode abrir cada caminho para encontrar os arquivos necessários. Ao mesmo tempo, você também pode usar o Tipo e Encontrar recursos para localizar arquivos de forma mais fácil e rápida.
Se você tiver certeza de que este software pode encontrar os arquivos que deseja recuperar, você pode atualize este software para uma edição completa e use-o para recuperar todos os dados necessários.
Resultado
Devo excluir os arquivos de instalação do Windows na Limpeza de disco? Devo excluir instalações anteriores do Windows? Acreditamos que você saberá o que é seguro excluir na Limpeza de disco depois de ler este artigo.
Se você ainda tiver outras perguntas ou dúvidas relacionadas a este assunto, pode entrar em contato conosco através do Nos , ou deixe-nos saber no comentário.