O que é rede Token Ring e como funciona
What Is Token Ring Network
Esta postagem apresentará uma tecnologia de rede de computadores – token ring. O conteúdo inclui sua definição básica, evolução, teoria de trabalho e outras informações adicionais.Nesta página :O que é Token Ring
A rede Token Ring é uma tecnologia popular de rede local (LAN), desenvolvida pela IBM. Ele pode enviar dados em uma direção para um determinado número de locais por meio de um token. A topologia Token Ring fornece um mecanismo para operação de failover em anel.
Além disso, o token ring incorpora o gerenciamento para supervisionar e controlar constantemente o anel. Este trabalho é conduzido por uma estação designada no anel, que é conhecida como monitor ativo escolhido com base em um processo de token de reivindicação. O monitor ativo resolve certas condições de erro que podem ocorrer no anel, como tokens/frames perdidos e erros de clock.
Dica: Para obter mais detalhes sobre token ring, continue lendo este post do MiniTool.
O token ring foi padronizado nas especificações IEEE802.5, que descrevem a execução de uma rede token-passing ring configurada como uma topologia física em estrela. O Token Ring utiliza um quadro especial de três bytes chamado token que passa por um anel lógico de estações de trabalho ou servidores.
Esta passagem de token é um método de acesso ao canal que oferece acesso justo a todas as estações e reduz as colisões de métodos de acesso baseados na tradição. Embora o token ring tenha sido muito ultrapassado pela Ethernet nos últimos anos, ele ainda possui uma enorme base instalada.
Veja também: O que é NetBIOS (sistema básico de entrada/saída de rede)
O Desenvolvimento do Token Ring
No início da década de 1970, vários tipos de tecnologias de rede local foram desenvolvidos. O Cambridge Ring foi uma dessas tecnologias, que mostrou o potencial de uma topologia de anel de passagem de token. Muitas equipes no mundo começaram a trabalhar em seus próprios implementos.
Entre eles, o desenvolvimento da tecnologia Token Ring da IBM é particularmente notável. O trabalho inicial levou à rede ProNet-10 Token Ring de 10 Mbit/s da Proteon em 1981. Mais tarde, a Proteon desenvolveu uma versão de 16 Mbit/s rodando em cabo de par trançado não blindado.
Em 15 de outubro de 1985, a IBM lançou seu próprio produto proprietário Token Ring, que funcionava à velocidade de 4 Mbit/s. Dispositivos como computadores INM, computadores de médio porte e mainframes podem se conectar a ele. O Token Ring de 16 Mbit/s mais rápido foi padronizado pelo grupo 802.5 em 1988. Em seguida, um aumento para 100 Mbit/s foi padronizado e comercializado no declínio do Token Ring.
Desde o lançamento do padrão de 1000 Mbit/s em 2001, nenhum produto foi lançado no mercado. Com o desenvolvimento da Fast Ethernet e da Gigabit Ethernet, a atividade de padronização do token ring foi paralisada.
Artigo recomendado: O que significa DHCP (protocolo de configuração dinâmica de host)?
Como funciona o Token Ring
Aprender a teoria de funcionamento do token ring ajuda você a obter uma compreensão mais aprofundada da rede token ring. Os sistemas na mesma LAN geralmente são organizados em um anel lógico. Cada sistema recebe quadros de dados do seu antecessor lógico no anel e os envia de volta ao seu sucessor lógico.
A rede pode ser um anel real que possui cabos conectando diretamente cada nó aos seus vizinhos. Mas na maioria dos casos, a rede é uma estrela com o anel existindo apenas logicamente no armário de fiação da unidade multiacesso à qual todos os hosts se conectam.
Quadros de informação vazios circulam no anel de forma contínua, juntamente com quadros que incluem dados reais. Você precisa observar o fato de que qualquer nó que receba um quadro vazio e não tenha nada para enviar encaminha o quadro vazio.
Um computador aguardará um quadro vazio para enviar uma mensagem. Se tiver, inserirá um token, o que implica que está enviando dados no quadro. Além disso, seu dispositivo inserirá os dados que planeja transmitir na seção de carga útil do quadro e, em seguida, definirá um identificador de destino no quadro.
Quando um computador sabe que não pode transmitir seus próprios dados, ele fará o seguinte. Se não for o remetente ou o destino, apenas retransmite o quadro. Você pode enviá-lo para o próximo host no ringue.
Se o computador for o remetente, ele verá que a mensagem foi recebida, removerá a carga útil da mensagem do quadro e enviará o quadro vazio ao redor do anel. Se este computador for o destino da mensagem, ele copiará a mensagem do quadro e apagará o token para indicar o recebimento.
Esta postagem ilustrou o que a rede tokenring é para você. Além disso, mostra o desenvolvimento e o princípio de funcionamento do token ring.