Qual é a diferença entre volume e partição no sistema operacional Windows?
What S Difference Between Volume
Qual é a diferença entre volume e partição? Esta postagem do MiniTool discute volume vs partição e então mostra como criar um volume e uma partição em um disco. Comece a ler!
Nesta página :- O que é um volume e uma partição?
- Volume vs Partição
- Como criar um volume ou partição no disco?
- Conclusão
- Perguntas frequentes sobre volume vs partição
O que é um volume e uma partição?
Um volume é uma única área de armazenamento acessível com um único sistema de arquivos. Uma partição é uma divisão lógica de um disco rígido. Ambos são unidades de armazenamento de dados, mas um volume não é a mesma coisa que uma partição. Quais são suas diferenças? Role para baixo para encontrá-los.
Volume vs Partição
Esta parte compara volume e partição em cinco aspectos diferentes, incluindo tipos, criação, números máximos em um disco rígido, tamanho máximo e confiabilidade e segurança.
Tipos
Existem cinco tipos de volume: volume simples, volume espelhado, volume distribuído, volume distribuído e volume RAID-5, enquanto existem três tipos de partição: partição primária, partição lógica e partição estendida.
Tipos de volume
Volume Simples: é um disco físico que funciona como uma unidade fisicamente independente.
Volume espelhado: ele usa duas cópias em discos físicos separados para duplicar dados. Quando novos dados forem gravados no volume espelhado, eles serão gravados nas duas cópias. Se um dos discos físicos falhar, os dados no disco ficarão indisponíveis, mas o volume espelhado será um volume tolerante a falhas, o que significa que os dados no outro disco físico ainda poderão ser usados.
Volume listrado: ele é criado combinando áreas de espaço livre em dois ou mais discos em um volume lógico. Esse tipo de volume não oferece tolerância a falhas, o que significa que todo o volume falhará quando um dos discos que contém um volume distribuído falhar.
Volume estendido: combina áreas de espaço não alocado de vários discos em um volume lógico. Quando novos dados são gravados em um volume estendido, os dados primeiro preencherão o espaço livre no primeiro disco, depois preencherão o espaço livre no próximo disco e assim por diante.
Volume RAID-5 : é um volume com dados e paridade distribuídos intermitentemente em três ou mais discos físicos. Como um volume tolerante a falhas, ele permite recriar os dados que estavam na parte com falha a partir dos dados restantes e da paridade quando uma parte de um disco físico não funciona.
Tipos de partição
Partição primária: é uma partição do disco rígido identificada por uma letra de unidade e usada para armazenar sistemas operacionais Windows e outros dados. A unidade C geralmente é uma partição primária.
Partição Lógica: é uma área contígua no disco rígido e consiste em uma ou mais partições lógicas.
Partição Estendida: é uma partição que consiste em partições lógicas adicionais. Diferente de uma partição primária, você não precisa atribua uma letra de unidade a ele .
Você pode estar interessado em: Partição Primária VS. Unidade lógica: seus recursos exatos
Tamanho máximo
Qual é o tamanho máximo de uma partição e de um volume?
Como sabemos, o espaço contíguo no mesmo disco pode ser dividido em uma área e, portanto, o tamanho máximo de uma partição é o espaço do disco rígido.
Por outro lado, o tamanho máximo de um volume pode ser maior – quando não é um volume simples. Os outros quatro tipos de volume podem ser criados em dois ou mais discos e isso combina esses discos em um volume grande, por isso o tamanho máximo de um volume é maior que o de uma partição.
Criação
A maior diferença entre um volume e uma partição é o tipo de disco usado. Um volume é criado em um disco dinâmico, enquanto uma partição é criado em um disco básico.
Observação: Ao criar uma partição via Gerenciamento de disco, você descobrirá que o Novo volume simples opção é oferecida.Os discos básicos são o tipo mais comum de partição usado no sistema operacional Windows. Eles usam um tabela de partição para acompanhar todas as partições neles e oferecer suporte a dois estilos de partições – registro mestre de inicialização (MBR) e tabela de partição GUID (GPT).
Os discos dinâmicos também suportam MBR e GPT. No entanto, eles usam um gerenciador de disco lógico (LDM) oculto ou um serviço de disco virtual (VDS) para rastrear informações sobre os volumes neles e isso decide que os discos dinâmicos são mais flexíveis que os discos básicos.
Para saber mais sobre as diferenças entre discos básicos e discos dinâmicos, leia a comparação .
Número máximo no disco
Outra diferença é o número máximo de volume e partição no disco rígido.
Independentemente de os discos dinâmicos em um sistema usarem o estilo de partição MBR ou GPT, você pode criar até 2.000 volumes dinâmicos neles.
Entretanto, o número máximo de partições em um disco básico é determinado pelo estilo de partições que o disco usa. Quando o disco básico usa o estilo de partição MBR, você pode criar quatro partições primárias ou três partições primárias e uma partição estendida que pode consistir em muitas partições lógicas. Quando o disco básico usa o estilo de partição GPT, você pode criar até 128 partições primárias.
Guia MBR vs. GPT: Qual é a diferença e qual é o melhorMBR ou GPT, qual é o melhor e quais são as diferenças exatas? Neste post, explicaremos detalhadamente esses 2 aspectos.
consulte Mais informaçãoConfiabilidade e Segurança
Comparados às partições, os volumes apresentam maior confiabilidade e segurança porque os dados nos volumes podem ser compartilhados com dois ou mais discos dinâmicos.
Agora, qual a sua opinião sobre partição versus volume? Independentemente de você preferir volume ou partição, continue lendo. A próxima parte mostra como criar um volume ou partição em um disco.
Como criar um volume ou partição no disco?
Conforme mencionado acima, um volume é criado em um disco dinâmico e uma partição é criada em um disco básico. Portanto, verifique se você está usando um disco dinâmico ou básico antes de criar um volume ou partição.
Como verificar? Aqui está o guia do Windows 10.
- Clique com o botão direito no ícone do Windows na barra de tarefas e escolha o Gerenciamento de Disco opção.
- Uma vez dentro da janela Gerenciamento de disco, verifique se seu disco está marcado como Básico ou Dinâmico .
Se você estiver usando um disco básico, mas quiser criar um volume, primeiro converta o disco básico em um disco dinâmico e vice-versa.
Conversão de disco básico e disco dinâmico
Aqui mostra como concluir as conversões de disco básico para disco dinâmico e de disco dinâmico para disco básico.
Converter disco básico em disco dinâmico
Dois usos do Windows (Gerenciamento de disco e CMD) podem ajudá-lo a concluir a conversão sem perda de dados. Aqui, gostaríamos de orientá-lo na conversão usando o Gerenciamento de disco.
Passo 1: Abra o gerenciamento de disco.
Passo 2: Clique com o botão direito no disco básico que deseja converter em um disco dinâmico e escolha o Converter para disco dinâmico opção do menu.
Etapa 3: Você verá todos os seus discos básicos listados em uma mini janela chamada Converter em disco dinâmico. Selecione o disco básico que deseja alterar para dinâmico e clique no botão OK botão.
Passo 4: A janela chamada Discos para converter aparece, na qual confirme se o disco listado é aquele que você deseja converter e clique no botão Converter botão.
Etapa 5: Leia a nota na janela de prompt e clique no botão Sim botão.
Quando a conversão for concluída, as partições originais do disco se transformarão em volumes.
Converter disco dinâmico em disco básico
Para converter um disco dinâmico em um disco básico, você também pode usar o Gerenciamento de disco ou CMD. Mas observe que a conversão realizada pelos dois utilitários removerá todos os volumes e dados do disco. Portanto, você precisa fazer backup do disco dinâmico antes de usar um dos dois usos.
Então, existe uma maneira de concluir a conversão sem perda de dados? Felizmente a resposta é sim. O software MiniTool Partition Wizard, um gerenciador de partições profissional para sistemas operacionais Windows, pode converter seu disco dinâmico sem perda de dados.
Observação: O MiniTool Partition Wizard só pode converter discos dinâmicos que contenham volumes simples e espelhados em discos básicos.Etapas para converter um disco dinâmico em básico usando o MiniTool Partition Wizard:
Passo 1: Obtenha o MiniTool Partition Wizard e inicie-o para acessar sua interface principal.
A função de conversão dinâmica de disco do software está disponível em todas as edições, exceto na edição gratuita.
Demonstração do assistente de partição MiniToolClique para fazer o download100%Limpo e Seguro
Passo 2: Realce o disco dinâmico no mapa de disco e escolha o Converter disco dinâmico em básico recurso no painel esquerdo.
Etapa 3: Clique no Aplicar botão na interface do software e, em seguida, clique no botão Sim na janela de prompt.
Crie um volume ou partição
Agora você pode começar a criar um volume no disco dinâmico ou uma partição no disco básico. Para fazer isso, você pode usar o Gerenciamento de disco ou o MiniTool Partition Wizard e aqui mostramos como criar um volume e uma partição usando o MiniTool Partition Wizard, pois todo o processo no software é simples.
Crie um volume usando o MiniTool Partition Wizard
Observação: Existem algumas precauções sobre a criação de volumes.1. Se você tiver apenas um disco dinâmico, só poderá criar volumes simples.
2. Ao criar volumes distribuídos, é melhor usar discos do mesmo tamanho, modelo e fabricante.
Comece a criar um volume no seu disco dinâmico:
Passo 1: Inicie o MiniTool Partition Wizard para acessar sua interface principal.
O recurso Criar Volume do software está disponível em todas as edições, exceto na edição gratuita.
Demonstração do assistente de partição MiniToolClique para fazer o download100%Limpo e Seguro
Passo 2: Clique no espaço não alocado em seu espaço dinâmico e escolha o Criar volume recurso no painel esquerdo. Alternativamente, clique com o botão direito no espaço não alocado e escolha o Criar volume recurso do menu.
Passo 2: Escolha o tipo de volume que deseja criar e clique no botão Próximo botão. Veja aqui a criação de um volume simples, por exemplo.
Etapa 3: Escolha o disco onde deseja criar um volume simples e clique no botão Adicionar botão e clique no Próximo botão.
Passo 4: Personalize o sistema de arquivos, letra da unidade, tamanho e localização do volume e clique no botão Terminar botão.
Etapa 5: Clique no Aplicar botão na interface principal.
Crie uma partição usando o MiniTool Partition Wizard
Passo 1: Inicie o software para acessar sua interface.
O recurso Criar Partição está disponível em todas as edições.
Assistente de partição MiniTool grátisClique para fazer o download100%Limpo e Seguro
Passo 2: Clique no espaço não alocado em seu disco básico e escolha o Criar partição no painel esquerdo.
Etapa 3: Personalize o tipo, sistema de arquivos, letra do driver, tamanho e local da partição e clique no botão OK botão.
Passo 4: Clique no Aplicar botão na interface do software.
Depois de criar um volume ou partição, você pode salvar dados nele.
Conclusão
Isto é tudo uma questão de volume versus partição. Se ainda tiver dúvidas sobre este tema, escreva-as na zona de comentários e tentaremos explicá-las o mais breve possível.
Por fim, gostaríamos de saber sua opinião sobre o software MiniTool Partition Wizard. Se você tiver alguns, envie-nos via Nós . Desde já, obrigado.
Perguntas frequentes sobre volume vs partição
Qual é a diferença entre volume simples e partição primária? A principal diferença entre volume simples e partição primária é que o primeiro é baseado em discos dinâmicos, enquanto o último é baseado em discos básicos. Vale a pena particionar um disco rígido?Particionar um disco rígido contribui para alguns benefícios e alguns danos.
Os benefícios:
- Execute um ou mais sistemas operacionais, como Windows e macOS.
- Separe arquivos valiosos.
- Melhore o desempenho do computador.
- …
Os danos (maiores):
Se um disco rígido for particionado incorretamente, o espaço total de armazenamento será reduzido.
O particionamento de uma unidade torna-a mais lenta? O particionamento afeta o desempenho do disco rígido e há uma discussão: O particionamento de um disco rígido afeta o desempenho.