Armazenamento em nuvem versus backup em nuvem: diferenças entre eles
Cloud Storage Vs Cloud Backup Differences Between Them
O armazenamento em nuvem e o backup em nuvem são muito semelhantes. Muitos usuários ficam confusos sobre eles. Se você deseja obter informações sobre armazenamento em nuvem versus backup em nuvem, esta postagem de Miniferramenta é o que você precisa.Armazenamento em nuvem e backup na nuvem parecem a mesma coisa, mas são diferentes. O armazenamento em nuvem refere-se a ferramentas que liberam espaço no seu dispositivo, salvando cópias de determinados arquivos na nuvem. Backup em nuvem refere-se a ferramentas que protegem seus dados, arquivos e sistemas contra eventos acidentais como ransomware. A parte a seguir oferece mais detalhes sobre armazenamento em nuvem versus backup em nuvem.
Visão geral do armazenamento em nuvem e backup em nuvem
Armazenamento na núvem
As soluções de armazenamento em nuvem são normalmente soluções SaaS (software como serviço), como Google Drive e OneDrive, que são ótimas para armazenar arquivos, fotos e vídeos na nuvem. Você pode acessar seus arquivos de qualquer dispositivo e compartilhá-los facilmente com amigos e familiares.
Se seus dados forem perdidos (por exemplo, se o seu computador travar ou for roubado) e você não mover continuamente os arquivos atualizados para o armazenamento na nuvem, você perderá os arquivos que não carregou manualmente. Mesmo com a sincronização de arquivos ativada, se os arquivos do laptop forem excluídos ou infectados por malware, os dados serão excluídos ou infectados em ambos os lados.
disco rígido externo vs armazenamento em nuvem
Backup na nuvem
Com uma nuvem backup como serviço (BaaS), cópias de seus arquivos são enviadas automática e continuamente para a nuvem, garantindo backups seguros e atualizados para que você possa restaurar facilmente seus arquivos.
Além de simplesmente manter seus arquivos seguros, a maioria dos serviços de backup oferece controle de versão de arquivos e sistemas. Isso significa que, no caso de uma perda catastrófica de dados ou falha do computador, como um ataque de ransomware, você poderá recuperar arquivos ou uma versão de backup limpa de todo o seu sistema operacional a partir de um momento anterior à ocorrência do dano.
Armazenamento em nuvem versus backup em nuvem
Armazenamento em nuvem versus backup em nuvem: objetivo
Primeiro, vamos falar sobre backup em nuvem versus armazenamento em nuvem para fins específicos.
O armazenamento em nuvem foi projetado para garantir que os arquivos sejam acessíveis de qualquer dispositivo e local. Arquivos e pastas no armazenamento em nuvem são hospedados online, simplificando o compartilhamento e a colaboração de arquivos em tempo real. O backup na nuvem cria uma cópia segura dos seus dados, criptografa-os e envia-os para armazenamento externo. Você pode restaurar instantaneamente os dados de todos os arquivos de backup em caso de perda de dados.
Armazenamento em nuvem versus backup em nuvem: segurança
O segundo aspecto do armazenamento em nuvem versus backup em nuvem é a segurança. As soluções de armazenamento em nuvem não possuem recursos de criptografia de dados, deixando seus dados vulneráveis a ataques. Enquanto o backup na nuvem atribui grande importância à proteção de dados. A maioria dos serviços de backup online garantirá que seus dados sejam criptografados depois de transferidos para a nuvem.
Armazenamento em nuvem versus backup em nuvem: vantagens
A seguir, vamos ver as vantagens deles respectivamente.
Armazenamento na núvem:
- Usabilidade e acessibilidade
- Compartilhe arquivos facilmente
- Sincronização
- Multi usuário
- Conveniência
Backup na nuvem:
- Economize dinheiro e recursos
- Recupere dados de qualquer lugar
- Melhor segurança de dados
- Proteja-se contra ataques cibernéticos
Armazenamento em nuvem versus backup em nuvem: principais diferenças
O armazenamento em nuvem foi projetado para complementar o espaço do disco rígido e facilitar o acesso e a edição de arquivos de diferentes dispositivos. O backup na nuvem foi projetado de forma que você possa restaurar seus arquivos em caso de perda de dados.
Com o armazenamento em nuvem, você precisa selecionar manualmente os arquivos para armazenar na nuvem, enquanto os serviços de backup em nuvem salvam e sincronizam automaticamente os arquivos armazenados em seu computador. Os provedores de backup em nuvem mantêm seus dados seguros, pois seus arquivos geralmente são criptografados durante a transferência e o armazenamento. Mas com a maioria dos serviços de armazenamento em nuvem, os arquivos só podem ser criptografados no lado do servidor, tornando o processo de transferência de dados menos seguro.
Faça backup de dados no local
O backup na nuvem ainda é vulnerável a ameaças cibernéticas. É uma boa ideia seguir o Regra de backup 3-2-1 para garantir que você sempre tenha um backup disponível. Além disso, em relação às desvantagens dos serviços remotos de backup online, alguns usuários podem optar por fazer backup de arquivos cruciais para armazenamento local gerenciado por eles próprios, em vez de servidores em nuvem controlados por terceiros.
Para fazer backup de dados localmente, é recomendável tentar uma solução de backup off-line como o MiniTool ShadowMaker, que é uma parte do Software de backup do Windows . Ele permite que você automaticamente arquivos de backup para discos rígidos internos/externos ou NAS, mesmo sem conexão com a Internet. Ele também pode criptografar, compactar e gerenciar a imagem de backup. Além disso, você pode usá-lo para clonar SSD para SSD maior .
Agora vamos ver como usar o MiniTool ShadowMaker para fazer backup dos arquivos.
1: Baixe o MiniTool ShadowMaker no botão a seguir, instale e inicie-o.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
2: Clique Continue o teste . Após entrar em sua interface principal, vá para o Cópia de segurança página.
3: Clique no FONTE módulo e clique no botão Pastas e arquivos papel. Escolha os arquivos que deseja fazer backup e clique em OK continuar. Você pode escolher vários arquivos ao mesmo tempo.
4: Em seguida, clique no DESTINO módulo para escolher um caminho de destino para salvar os arquivos de backup.
5: Por fim, clique Faça backup agora para iniciar a tarefa.
Conclusão
Esta postagem discute armazenamento em nuvem versus backup sob vários aspectos. Você pode escolhê-los com base na sua situação. Se você encontrar alguma dificuldade ao usar o software MiniTool, entre em contato conosco enviando um e-mail para [e-mail protegido] . Nós o ajudaremos a resolvê-los o mais rápido possível.