NAS vs Servidor: Quais são as diferenças e qual escolher?
Nas Vs Servidor Quais Sao As Diferencas E Qual Escolher
Tanto o NAS quanto o Server fornecem soluções de armazenamento de rede. Alguns usuários querem saber a diferença entre NAS e Servidor e qual escolher. Agora, leia este post de MiniTool para obter os detalhes sobre NAS vs Server.
Existem várias maneiras de adicionar armazenamento de dados acessível a uma rede doméstica ou comercial, mas nem todos os dispositivos são criados iguais. As soluções mais comuns para escolher incluem nuvem, servidores locais e armazenamento conectado à rede (NAS). Cada abordagem tem vantagens e desvantagens em escalabilidade, personalização, custo, implantação e facilidade de uso.
Em nossos posts anteriores, discutimos NAS vs DAS , NAS vs Nuvem , etc. Hoje, discutiremos NAS vs Servidor.
Visão geral do NAS e do servidor
NAS
NAS é uma arquitetura de armazenamento de acesso em nível de arquivo conectada à rede que permite que vários usuários e dispositivos clientes heterogêneos recuperem dados da capacidade do disco centralizado. Ele se conecta diretamente ao switch Ethernet vinculado ao servidor. Como resultado, os usuários em uma rede local (LAN) podem acessar o armazenamento compartilhado do NAS por meio de uma conexão Ethernet padrão.
Ao contrário dos discos rígidos externos tradicionais, os dispositivos NAS geralmente têm algum tipo de sistema operacional integrado que adiciona recursos de software como streaming de mídia nativo, streaming de impressora ou acesso remoto.
Servidor
Um servidor é uma peça de hardware de alto desempenho projetada para lidar com solicitações e entregar dados a outros computadores em uma rede local ou na Internet. Os servidores da Internet geralmente são configurados com memória de processamento adicional e capacidade de armazenamento para lidar com um grande número de usuários e solicitações.
Os servidores podem ser classificados em diferentes tipos com base em quatro critérios diferentes: fator de forma do servidor, arquitetura do conjunto de instruções, número de processadores e tipo de aplicativo. Por exemplo, por fator de forma de servidor, os servidores podem ser classificados em servidores em rack, servidores em torre, servidores blade e servidores em rack.
NAS vs Servidor
NAS vs Servidor: Prós e Contras
NAS: prós e contras
Embora o NAS possa ser construído, eles geralmente são empacotados como dispositivos pré-construídos plug-and-play. Da mesma forma, um NAS básico será mais barato que um servidor básico com a mesma quantidade de armazenamento. Isso traz flexibilidade, pois o NAS é realmente construído apenas para armazenar e acessar dados.
É esse design de finalidade única que torna o NAS simples. Após a compra e/ou montagem do dispositivo, o processo de configuração é fácil. Eles geralmente só precisam ser ligados e conectados a uma rede para começar.
No entanto, este é um trade-off comum em tecnologia. A facilidade de configuração significa menos capacidade de configurar e personalizar o NAS, e a manutenção nesses dispositivos autônomos geralmente é mais difícil do que a manutenção em um servidor de arquivos.
Servidor: prós e contras
Eles podem variar de pequenas torres de bancada adequadas para o propósito até racks de equipamentos complexos com uma ampla gama de funções.
Uma consideração importante é que os servidores são projetados para funcionar o tempo todo em um serviço de rede, fornecendo recursos como armazenamento e poder de processamento de uma maneira configurada de forma personalizada para atender às necessidades do usuário. Eles são criados especificamente para essa função e podem ser montados ou modificados para corresponder ao hardware exatamente conforme necessário.
Essa vantagem também é o principal argumento para a alternativa do Network Attached Server (NAS). O hardware personalizado é mais caro e requer mais intervenção administrativa para configurar e manter, enquanto os dispositivos NAS significam uma solução plug-and-play pura ou fornecem armazenamento adicional além do que um servidor pode fornecer em um ambiente de rede compartilhado.
Dito isso, você pode esperar pagar mais (em termos de capacidade de armazenamento) por um servidor de arquivos do que um NAS com especificações semelhantes. A diferença é que servidores de arquivos mais caros terão processadores mais rápidos e mais RAM, exigirão um sistema operacional como o Microsoft Windows Server e poderão fornecer suporte para aplicativos cliente-servidor e ferramentas de gerenciamento de acesso para redes host.
O poder de processamento entra em jogo em casos de uso de alta demanda, como servidores de mídia que precisam transcodificar mídia para diferentes formatos.
NAS vs Servidor: Princípios de Trabalho
NAS
O NAS oferece opções econômicas e fáceis de implementar para aumentar a capacidade de armazenamento. Como implica o termo armazenamento conectado à rede, os dispositivos de armazenamento são conectados a uma rede – mais comumente Ethernet ou outras redes baseadas em TCP/IP – e podem ser rapidamente colocados em produção. Outros dispositivos na rede usam o recurso de armazenamento NAS. Os dispositivos NAS são dispositivos independentes que normalmente possuem pelo menos dois compartimentos para inserir módulos de armazenamento. Quanto mais compartimentos, mais espaço de armazenamento você pode obter.
Os dispositivos NAS geralmente vêm com seu próprio sistema operacional e software de interface de rede, para que o dispositivo possa ser facilmente conectado a uma LAN existente, ligado e colocado em uso rapidamente. Os dispositivos NAS geralmente são baseados em arquivos, enquanto os dispositivos baseados em servidor podem ser baseados em blocos ou em arquivos. Isso os torna compatíveis com a maioria dos sistemas operacionais. As capacidades podem variar de alguns terabytes a dezenas de terabytes. O NAS é ideal para usuários pessoais e SMBs que precisam de armazenamento fácil de usar com flexibilidade, conveniência e investimento modesto.
Servidor
O armazenamento baseado em servidor normalmente é conectado ao servidor de arquivos principal; usa os recursos de processamento de arquivos do servidor e seus recursos de processamento; e se conecta diretamente ao servidor principal ou por meio de uma conexão de rede, como Ethernet ou projetada para transferência de dados de alto volume entre usuários e matrizes de armazenamento E SAN projetada. Outros servidores, como servidores de aplicativos, coexistem na infraestrutura.
O armazenamento de servidor é a ferramenta de escolha para grandes organizações porque a capacidade pode ser significativamente expandida adicionando mais capacidade aos servidores existentes (chamado armazenamento de expansão) ou adicionando mais servidores de armazenamento físico à infraestrutura (chamado armazenamento de expansão). O armazenamento baseado em servidor pode suportar formatos de armazenamento em bloco e arquivo, tornando-o ideal para grandes organizações com uma variedade de requisitos de armazenamento.
NAS vs Servidor: Aplicativos e Preços
Os dispositivos NAS também podem ser usados para hospedar aplicativos. Eles fornecem muitos dos mesmos serviços que os servidores de aplicativos, mas com uma configuração mais básica e menos customização. Eles também oferecem menos opções quando se trata de aplicativos que os usuários podem executar. Os fornecedores de equipamentos NAS exigem que os usuários escolham um de seus próprios aplicativos em vez de qualquer software de terceiros.
As diferenças de funcionalidade entre servidores de arquivos e dispositivos NAS criam diferenças de custo. Os servidores de arquivos fornecem mais poder de processamento, por isso são mais caros. Os sistemas operacionais de servidor também aumentam os preços porque muitas vezes exigem que as empresas comprem licenças de servidor e, em alguns casos, licenças de acesso de cliente, que dão aos usuários e dispositivos acesso aos servidores. Por outro lado, a maioria dos softwares NAS vem com o dispositivo NAS e não requer licença.
Qual escolher
Facilidade de uso: Um NAS é mais básico que um servidor de arquivos porque você não precisa de um administrador de sistema para lidar com seu hardware ou dados.
Funcionalidade: Considere o tamanho de sua operação e quanto você planeja crescer no futuro. Os sistemas NAS são geralmente considerados adequados para pequenos escritórios onde os arquivos são compartilhados entre dois ou três dispositivos. Ampliar no futuro significa mais compras e mais unidades ou dispositivos.
Espaço disponível: As configurações de NAS normalmente não exigem muito espaço, enquanto mesmo algumas configurações de servidor de nível inferior exigem um rack do tamanho de um pequeno armário. Uma torre de servidor do tamanho de um desktop não ocupa mais espaço do que um PC comum, e o armazenamento em nuvem não ocupa espaço físico.
Segurança de dados: A segurança em um servidor de arquivos ou nuvem geralmente é melhor do que em um NAS, simplesmente porque os administradores de TI e provedores de nuvem têm especialistas em segurança cibernética responsáveis por proteger esses ativos. Os dispositivos NAS geralmente limitam as medidas de segurança que você pode implantar em seus sistemas.
Comparabilidade: Escolha um NAS que permita o controle do acesso do usuário, o que é importante para a segurança dos dados. Ser capaz de conceder ou revogar direitos aos usuários, temporária ou permanentemente, ajudará a evitar violações de dados dispendiosas ou problemas de conformidade à medida que os dados entram e saem da rede.
Se você está procurando uma solução de mídia doméstica e não deseja construir uma rede redundante de maior escala, um NAS é uma escolha fácil. Como uma pequena empresa, escolher entre um NAS ou um servidor é mais especulativo. A redundância é mais importante mesmo em pequenas empresas não técnicas. Se sua empresa crescer, suas necessidades de rede também crescerão.
Também depende do que você está vendendo. Se você está iniciando um canal no YouTube, mesmo em menor escala, ter acesso a muito espaço de armazenamento rápido e redundante se torna ainda mais importante. Por outro lado, as vendas da loja Etsy podem ser rastreadas pela nuvem ou mantidas em um NAS se for mais econômico ao longo do tempo.
Como fazer backup para NAS
Se você escolher NAS e quiser fazer backup de seus dados importantes para NAS, há um software de backup profissional – MiniTool ShadowMaker para você fazer isso. É um programa que pode ser usado para fazer backup de sistemas operacionais, discos, partições, arquivos e pastas. Além disso, é um programa amigável para proteger seu computador e dados.
O MiniTool ShadowMaker é compatível com quase todos os dispositivos de armazenamento que podem ser reconhecidos pelo Windows, como HDD, SSD, discos externos USB, RAID de hardware, NAS, servidores de arquivos domésticos, estações de trabalho e assim por diante.
Agora, vamos ver como fazer backup de arquivos no NAS com o MiniTool ShadowMaker
Etapa 1: Baixe e instale o MiniTool ShadowMaker
SM
- Baixe e instale o MiniTool ShadowMaker.
- Lançar MiniTool ShadowMaker e clique Manter teste continuar.
Etapa 2: selecione a origem do backup
- Vou ao Cópia de segurança página depois de entrar em sua interface principal.
- Em seguida, clique no Fonte módulo para escolher a fonte de backup.
- Escolher Pastas e arquivos e escolha os arquivos que você deseja fazer backup e clique em OK para salvar sua seleção.
Etapa 3: selecione o destino de backup
- Clique no Destino módulo para continuar.
- Agora, na interface principal do MiniTool ShadowMaker, clique em DESTINO para selecionar o caminho de destino. O MiniTool ShadowMaker permite fazer backup do seu computador em vários lugares.
- Você pode escolher qualquer pessoa com base em suas próprias necessidades, como seu dispositivo NAS. Basta ir ao Compartilhado aba. Clique no Adicionar botão. Digite o endereço IP do NAS, nome de usuário e senha. Então clique OK .
Passo 4: Clique Fazer backup agora para iniciar o processo ou clique Fazer backup mais tarde para atrasar o backup. E você pode reiniciar a tarefa de backup atrasada no Gerenciar janela.
Pontas
- Para personalizar a tarefa de backup atual, vá para Opções > Opções de backup .
- Para configurar o tipo de backup ou gerenciar o espaço em disco ocupado por arquivos de backup, vá para Opções > Esquema de Backup .
- Para definir uma programação para fazer backup automático do disco, vá para Opções > Configurações de agendamento .
Para obter mais detalhes sobre as configurações do MiniTool ShadowMaker, consulte Configurações de backup .
Resultado final
Para resumir, este post introduziu informações sobre NAS vs Server. Se você não conhece as diferenças entre eles e não sabe qual é melhor, o conteúdo acima pode te ajudar.
Além disso, se você tiver alguma ideia diferente sobre NAS vs Server, você pode compartilhá-las na zona de comentários ou sinta-se à vontade para nos contatar por e-mail [e-mail protegido] e nós responderemos a você o mais breve possível.