O que fazer com um SSD antigo? Obtenha algumas sugestões aqui!
What To Do With An Old Ssd Get Some Suggestions Here
O que fazer com um SSD antigo ? Muitos usuários ficam confusos sobre isso. Agora, esta postagem de Miniferramenta explica a questão detalhadamente. Ele também fornece um guia passo a passo sobre como usar um SSD antigo.Você acabou de comprar uma nova unidade de estado sólido (SSD) e está hesitante em jogar fora a antiga? Se a resposta for sim, sugerimos que você não jogue fora o SSD antigo, pois ainda poderá se beneficiar dele.
Então, essa é uma pergunta popular que muitas pessoas fazem: o que fazer com um SSD antigo? O que fazer com o SSD antigo depende se o SSD ainda pode ser usado ou se foi danificado. Se o SSD antigo puder ser usado, você pode fazer o seguinte:
- Use o SSD antigo como disco rígido externo.
- Use o SSD antigo como unidade secundária em seu computador.
- Use o SSD antigo como armazenamento adicional para seu console de jogos.
- Coloque o SSD antigo em um servidor NAS.
- Venda o SSD antigo e ganhe algum dinheiro.
Continue lendo para descobrir qual método você deve seguir.
Leia também: Como saber a vida útil do seu SSD e como aumentar sua vida útil
O que fazer com um SSD antigo?
SSD é um dispositivo de armazenamento de nova geração usado para substituir a unidade de disco rígido (HDD) normal do seu computador. O SSD geralmente tem velocidades de transferência mais rápidas, melhor confiabilidade e menor consumo de energia do que o HDD.
Existem muitos motivos pelos quais as pessoas desejam substituir seus SSDs. Um dos motivos é que o dispositivo de armazenamento começa a falhar ou ser danificado. Além disso, a maioria das pessoas também opta por substituir o SSD antigo por um SSD maior e mais rápido. Seja qual for o motivo para substituir seu dispositivo de armazenamento SSD, você sempre pode usar seu SSD antigo para vários usos.
Primeiro, você pode reutilizar um SSD antigo como disco rígido externo para uso diário. Além disso, a unidade SSD antiga pode servir como unidade secundária no seu computador. Mais uma coisa é que você sempre pode vender o SSD e ganhar algum dinheiro. Alternativamente, você pode conectar seu SSD antigo a um console de jogos para fornecer armazenamento externo rápido o suficiente para seus jogos.
Use um SSD antigo como disco rígido externo
Reutilizar seu SSD antigo como unidade externa é uma das melhores maneiras de lidar com seu SSD antigo. Este método requer um Gabinete SSD para permitir que a unidade SSD opere com eficiência. Depois de obter o gabinete SSD, você pode colocar seu SSD antigo nele e conectá-lo ao computador.
Para reutilizar um SSD antigo como um disco rígido externo SSD, é melhor reformatar as partições nele. Todos os dados originais serão excluídos, então este SSD pode ser usado para armazenar muitos arquivos novos. Você também pode excluir as partições e reparticionar o SSD se não gostar do layout antigo da partição no disco rígido externo SSD.
Para isso, você pode usar um poderoso gerenciador de partição de disco – MiniTool Partition Wizard, que pode formatar o SSD antigo com apenas alguns cliques. Você também pode usar esta ferramenta para criar partições, excluir partições, redimensionar partições, estender partições, copiar discos, etc.
Se você deseja realizar operações avançadas em SSD, o MiniTool Partition Wizard permite que você converter MBR para GPT , alinhe as partições SSD, clonar HD para SSD , medir o desempenho do SSD, executar Recuperação de dados SSD , apague discos e analise o uso da unidade SSD.
Veja como formatar o SSD antigo para usá-lo como armazenamento externo com o MiniTool Partition Wizard.
Assistente de partição MiniTool grátis Clique para baixar 100% Limpo e Seguro
Passo 1 : Baixe o MiniTool Partition Wizard e instale-o no seu PC. Em seguida, inicie-o para obter sua interface principal.
Etapa 2 : Clique com o botão direito em uma partição no SSD antigo e selecione Formatar partição no painel de ação esquerdo.
Etapa 3 : Na janela pop-up, especifique o Etiqueta de partição , Sistema de arquivos , e Tamanho do cluster . Então clique OK .
Etapa 4 : Repita a operação para todas as partições do SSD antigo.
Etapa 5 : Verifique as operações pendentes e clique Aplicar para executar a operação pendente.
Depois de formatado, você pode usar o SSD antigo como armazenamento externo.
Use um SSD antigo como unidade secundária
Se você não deseja usar seu SSD antigo como unidade de backup externa, também pode usá-lo como opção de unidade secundária para o sistema do seu computador. No entanto, este método é mais complicado e mais exigente.
Primeiro , você precisa verificar quantas baias de disco rígido seu computador possui.
De modo geral, um desktop é sempre adequado para instalar um segundo ou mais discos rígidos porque geralmente é equipado com vários compartimentos para discos rígidos. No entanto, nem todos os laptops são adequados para instalar um segundo disco rígido. Alguns laptops possuem apenas um compartimento de disco rígido, o que significa que apenas um disco rígido pode ser instalado.
Portanto, antes de usar seu SSD antigo como unidade secundária, você deve verificar o número de baias de disco rígido em seu laptop.
Segundo , você precisa verificar qual disco rígido é adequado para o seu computador. De modo geral, existem três fatores.
- Interface : Verifique se é um SATA ou M.2 interface.
- Tamanho : Os laptops usam discos rígidos de 2,5 polegadas e os desktops usam discos rígidos de 3,5 polegadas.
- Grossura : A espessura dos discos rígidos hoje em dia é basicamente em torno de 7 mm.
Leia também: Como instalar um segundo disco rígido em seu laptop e desktop
Use um SSD antigo como armazenamento adicional para um console de jogos
Se você possui um console de jogos moderno, como PlayStation 5 ou Xbox Series X/S, pode optar por conectar um SSD antigo ao console de jogos para aumentar o espaço de armazenamento do console de jogos.
Normalmente, depois de usar o console de jogos por um longo tempo, você descobrirá que seu console de jogos logo ficará sem espaço de armazenamento. Portanto, conectar um SSD antigo ao console de jogo pode fornecer espaço de armazenamento externo suficiente para seu console de jogo.
Para SSD SATA, você precisa organizar um gabinete SATA para USB. Para SSD NVMe M.2, você precisa organizar um gabinete M.2 para USB para conectá-lo ao seu console.
Coloque um SSD antigo em um servidor NAS
NAS (Network Attached Storage) é um dispositivo conectado a uma rede e equipado com recursos de armazenamento de dados. É um servidor dedicado de armazenamento de dados. Ele pode armazenar seus arquivos, filmes e fotos centralmente e torná-los acessíveis em qualquer dispositivo. Se você tiver SSDs antigos não utilizados, pode ser uma boa ideia reaproveitá-los em um NAS que use apenas SSDs.
Colocar o SSD antigo no NAS traz os seguintes benefícios:
- Aumente a velocidade de leitura e gravação de unidades NAS.
- Reduza o ruído durante a operação.
- Reduza o consumo de energia.
Para melhorar a eficiência e reduzir custos, existem alguns considerações antes de adicionar SSDs a dispositivos de armazenamento NAS .
Venda um SSD antigo
Não faria sentido jogar fora SSDs antigos se você sempre pudesse vendê-los e ganhar dinheiro com eles. A demanda por SSDs antigos aumentou rapidamente nos últimos anos. Amazon e eBay, as principais plataformas de comércio eletrônico, são mercados importantes para SSDs.
Se você deseja vender seu SSD antigo, não tenha pressa e é melhor apagar o dispositivo de armazenamento. Certifique-se de apagar o disco rígido antes de vendê-lo. Ao contrário da exclusão ou formatação, a exclusão substitui os dados em todo o disco, razão pela qual os dados não podem ser recuperados.
Para limpar um SSD antigo, você pode usar o Limpar disco recurso do MiniTool Partition Wizard. Este recurso pode apagar o SSD de 5 maneiras diferentes.
- Preencher Setor com Zero – Rápido
- Preencha o setor com um – rápido
- Preencha o setor com zero e um – lento
- DoD 5220.22-M (3 passagens) – Muito lento
- DoD 5220.28-STD (7 passagens) – Muito lento
Assistente de partição MiniTool grátis Clique para baixar 100% Limpo e Seguro
Passo 1 : inicie o MiniTool Partition Wizard para entrar em sua interface principal.
Etapa 2 : Clique no SSD antigo e escolha o Limpar disco recurso no painel esquerdo.
Etapa 3 : Na janela que aparece, selecione um método de limpeza entre as opções fornecidas e clique no botão OK botão. Quanto mais complexo for o processo, maior será o nível de segurança.
Etapa 4 : Por fim, clique em Aplicar para concluir o processo de limpeza.
O que fazer se o SSD antigo estiver inutilizável? Recicle ou descarte. Mas observe que você deve destruí-lo porque os dados no disco rígido podem ser recuperados por terceiros.
Você pode destruí-lo com um triturador de disco rígido . A máquina pode destruir o disco rígido em partículas de 2 mm a 4 mm. Portanto, é muito difícil obter dados destas pequenas partículas.
Conclusão
O que fazer com um SSD antigo? Depende se o SSD antigo pode ser usado. Se for utilizável, você poderá reutilizá-lo para diferentes fins. Se não for utilizável, você pode destruí-lo para evitar que os dados sejam recuperados por terceiros.
Espero que este artigo possa ajudá-lo a tirar suas dúvidas. Além disso, se você tiver alguma dúvida ou sugestão sobre o MiniTool Partition Wizard, não hesite em nos contatar via [e-mail protegido] .