Correções para o Windows PowerShell continua aparecendo na inicialização do Win11/10 [Dicas do MiniTool]
Correcoes Para O Windows Powershell Continua Aparecendo Na Inicializacao Do Win11/10 Dicas Do Minitool
O que fazer se o Windows PowerShell continuar aparecendo na inicialização do Windows 11/10? Este é um problema comum no seu PC. Vá com calma! Vá para ler esta postagem e você saberá como impedir que o Windows PowerShell apareça. Experimente alguns métodos reunidos por MiniTool facilmente se livrar desta situação.
O Windows PowerShell continua aparecendo no Windows 11/10
Como o prompt de comando, Windows PowerShell é uma ferramenta de linha de comando que pode ser usada para executar tarefas administrativas básicas, como instalar, configurar e desinstalar software, executar algumas tarefas de solução de problemas usando scripts, etc.
Se você estiver interessado na diferença entre o prompt de comando e o PowerShell, consulte este artigo - PowerShell vs CMD: o que são? Quais são suas diferenças .
Às vezes, o Windows PowerShell continua aparecendo e fechando, especialmente ao inicializar o sistema operacional toda vez em seu PC com Windows 10/11. Ou seja, essa ferramenta abre sozinha na inicialização e depois fecha automaticamente. Isso é frustrante quando você se depara com esse problema comum.
Os possíveis motivos para essa situação podem ser vários, por exemplo, PowerShell habilitado na inicialização do Gerenciador de tarefas, infecção por vírus e malware, entradas de registro corrompidas e muito mais. Não importa o que aciona o pop-up aleatório do Windows PowerShell, você pode tentar solucioná-lo, e aqui serão apresentados vários métodos.
Correções para o Windows PowerShell continua aparecendo na inicialização
Desabilitar o Windows PowerShell no Gerenciador de Tarefas
É provável que o Windows PowerShell esteja configurado para ser executado na guia Inicialização do Gerenciador de Tarefas. Portanto, para impedir que o Windows PowerShell apareça na inicialização do Windows 11/10, você pode desabilitar esse processo nestas etapas:
Passo 1: Pressione simultaneamente o atalho - Ctrl + Shift + Esc no teclado para abrir o Gerenciador de Tarefas.
Etapa 2: clique Mais detalhes > Inicialização .
Etapa 3: na guia, escolha Windows PowerShell e clique Desativar . Ou clique com o botão direito do mouse no PowerShell e selecione Desativar .
Etapa 4: Feche o Gerenciador de Tarefas e reinicie o PC para ver se o Windows PowerShell continua aparecendo e fechando.
Excluir atalho do Windows PowerShell da pasta de inicialização
No seu PC, existe uma pasta chamada Startup. Nesta pasta, alguns aplicativos e atalhos são salvos. Depois de iniciar o computador, os aplicativos e atalhos podem ser executados. Ou seja, se você copiou o atalho do Windows PowerShell por engano para a pasta de inicialização, ele poderá ser executado na inicialização. Como resultado, o Windows PowerShell continua aparecendo na inicialização.
Para lidar com esse problema, remova o atalho dessa pasta:
Etapa 1: pressione Vitória + R para abrir o Corre diálogo. ( Postagem relacionada: Como abrir o comando Executar no Windows 11 (5 maneiras) e sistemas operacionais Unix? )
Etapa 2: digite %ProgramData%\Microsoft\Windows\Menu Iniciar\Programas\Inicialização para a caixa de texto e clique em OK para abrir a pasta de inicialização.
Etapa 3: clique com o botão direito do mouse no atalho e escolha Excluir . Ou escolha este atalho e pressione o botão Excluir tecla do seu teclado.
Execute Autoruns para desabilitar o pop-up do Windows PowerShell na inicialização
Se o Windows PowerShell continuar aparecendo aleatoriamente no Windows 11/10, outra solução que você pode tentar é usar o programa Autoruns da Microsoft.
Às vezes, você não pode dizer facilmente se o PowerShell está configurado para iniciar na inicialização ou não. Nesse caso, o Autoruns pode ajudar bastante, pois lista todos os aplicativos que estão programados para serem executados durante a inicialização do sistema. Embora o Windows PowerShell esteja configurado para abrir na inicialização em outro lugar, este programa gratuito pode detectá-lo.
Passo 1: Acesse o website oficial da Microsoft e clique no link correspondente para baixar Autoruns.
Passo 2: Depois de obter o autoruns.zip arquivo e descompacte-o.
Para descompactar um arquivo, você pode usar um arquivador de arquivos profissional e aqui recomendamos o uso do 7-Zip. Para obtê-lo, siga este post - 7-Zip Download para Windows 10/11/Mac para compactar/descompactar arquivos .
Etapa 3: clique duas vezes no arquivo Autoruns.exe para executar este programa.
Etapa 4: entrada PowerShell para a caixa de pesquisa. Se o Windows PowerShell estiver configurado para abrir na inicialização, ele será listado e você precisará desmarcar a caixa ao lado da entrada para desativá-lo e, em seguida, reinicializar o PC. Se você não conseguir encontrá-lo, significa que o PowerShell não está configurado para iniciar automaticamente em qualquer lugar do registro.
Executar SFC e DISM
De acordo com os usuários, vale a pena tentar executar verificações SFC e DISM se o Windows PowerShell continuar aparecendo, pois esse problema às vezes é causado por arquivos de sistema defeituosos. SFC (System File Checker) pode ser usado para verificar o sistema em busca de arquivos de sistema danificados e reparar a corrupção; e o DISM ajuda a lidar com imagens defeituosas do Windows e baixar arquivos de substituição reais dos servidores online do Windows para repará-los.
Veja como executar verificações:
Etapa 1: no Windows 11/10, execute o prompt de comando com permissões de administrador.
Etapa 2: digite sfc /scannow e pressione Digitar . Em seguida, esta ferramenta inicia o processo de verificação que pode demorar algum tempo.
A verificação SFC travada é um problema comum. Se você tiver esse problema, vá para encontrar soluções em nossa postagem anterior - Windows 10 SFC /Scannow preso em 4/5/30/40/73, etc.? Experimente 7 maneiras .
Passo 3: Execute estes comandos um por um:
DISM /Online /Cleanup-Image /CheckHealth
DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth
DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
Alguns usuários recomendam executar outra ferramenta de comando – CHKDSK. E você também pode executar o comando - chkdsk /f /r na janela CMD.
Depois de terminar todas as verificações, reinicie o dispositivo e veja se o Windows PowerShell continua aparecendo aleatoriamente.
Escaneie seu PC com a Ferramenta de Remoção de Malware
Se o seu computador estiver infectado com vírus ou malware, o pop-up do Windows PowerShell poderá continuar aparecendo quando um script mal-intencionado estiver em execução. Assim, você pode executar a Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado (MSRT) do Microsoft Windows para remover malware do seu PC.
Essa ferramenta está disponível no Windows 10/11 e você pode acessá-la diretamente no sistema operacional. Além disso, a Microsoft oferece um link para baixar e instalar seu aplicativo de desktop. Para saber detalhes, consulte este post - Baixar/Executar/Atualizar/Apagar Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado do Windows .
Passo 1: Abra o Corre janela pressionando Vitória + R .
Etapa 2: entrada mrt para a caixa de texto e clique em OK .
Etapa 3: Na interface a seguir, escolha Verificação completa para verificar todo o sistema para manter seu computador livre de malware predominante.
Além disso, você pode executar outros programas antivírus, como Windows Defender, Malwarebytes, Avast, etc., para verificar todo o seu sistema e remover vírus e malware.
Use o Solucionador de problemas de manutenção do sistema
Às vezes, executar o solucionador de problemas de manutenção do sistema no Windows 10/11 é uma solução alternativa para ajudá-lo a impedir que o Windows PowerShell apareça na inicialização. Faça uma tentativa da seguinte forma:
Passo 1: Inicie o Painel de Controle e visualize todos os itens por Ícones grandes .
Etapa 2: clique Solução de problemas e escolha Executar tarefas de manutenção debaixo Sistema e Segurança .
Etapa 3: clique Próximo e este solucionador de problemas começa a detectar os problemas. Em seguida, siga as instruções na tela para concluir a solução de problemas.
Reinicie seu PC no modo de inicialização limpa
O pop-up aleatório do PowerShell pode ser acionado por aplicativos de terceiros e você pode inicializar o PC no modo de inicialização limpa para encontrar o aplicativo suspeito e removê-lo.
Etapa 1: entrada msconfig para o Corre janela (pressione Vitória + R para obtê-lo) e clique OK .
Passo 2: Na Configuração do sistema guia, clique Serviços , marque a caixa de Ocultar todos os serviços da Microsoft , e clique Desativar tudo .
Passo 3: No Comece guia, inicie o Gerenciador de Tarefas e desative todos os aplicativos de inicialização de terceiros.
Etapa 4: reinicie o Windows 11/10. Se o Windows PowerShell não aparecer nesse modo, um determinado programa de terceiros é o culpado. Basta ativar esses aplicativos um por um para verificar.
Desabilitar o Windows PowerShell temporariamente
Se o Windows PowerShell continuar aparecendo depois de tentar esses métodos acima, considere desativá-lo por meio dessas etapas.
Etapa 1: no Windows 11/10, inicie o prompt de comando como administrador.
Etapa 2: na janela CMD, digite o comando - Dism /online /Disable-Feature /FeatureName:'MicrosoftWindowsPowerShellV2Root' e pressione Digitar .
Etapa 3: aguarde a conclusão do processo e reinicie o computador.
Se você precisar reativar o PowerShell, execute este comando na janela CMD - Dism /online /Enable-Feature /FeatureName:'MicrosoftWindowsPowerShellV2Root' .
Além dessas maneiras de impedir que o Windows PowerShell apareça e feche, há algumas soluções alternativas que você pode tentar, por exemplo, criar uma nova conta de administrador local ( artigo relacionado: Como criar uma conta de administrador no Windows 10 ), verifique seu computador com o CCleaner, verifique as tarefas ativas no Agendador de Tarefas para ver se algum script pode iniciar repetidamente o PowerShell e atualize o Windows.
Problemas comuns sobre o Windows PowerShell continua aparecendo na inicialização
Aqui, você pode encontrar algumas respostas para perguntas frequentes sobre a abertura do PowerShell na inicialização.
Perguntas frequentes 1: é o vírus Windows PowerShell
O PowerShell não é um vírus e é um utilitário legítimo do Windows, como o Prompt de Comando. Mas se um vírus ou malware atacar seu computador, seu PowerShell pode agir de forma inesperada – a ferramenta continua abrindo na inicialização no Windows 10/11. Assim, você pode executar uma ferramenta de remoção de malware para verificar seu computador e remover a ameaça.
Perguntas frequentes 2: É seguro desabilitar o Windows PowerShell?
Obviamente, esse comportamento é seguro para seu computador. Se precisar, siga o último método mencionado acima para desativá-lo.
Perguntas frequentes 3: Por que o PowerShell continua aparecendo aleatoriamente?
As razões para este problema são várias e já as mencionamos acima. Normalmente, infecção por malware, tarefas agendadas que usam Powershell, atalho do Windows PowerShell adicionado à pasta de inicialização etc.
Sugestão – Faça backup do Windows 11/10
O Windows PowerShell aparecendo na inicialização/aleatoriamente é um problema comum irritante. Se você não quiser gastar muito tempo procurando soluções quando isso acontecer, você deve criar o hábito de fazer backup do seu PC quando ele estiver em estado normal.
Aqui, recomendamos a criação de uma imagem do sistema com o profissional software de backup gratuito – MiniTool ShadowMaker. Depois que os problemas do sistema aparecerem como o pop-up aberto aleatório do PowerShell, uma recuperação de imagem do sistema poderá ser feita para restaurar o PC ao seu estado anterior.
O MiniTool ShadowMaker pode ajudar muito quando se trata de backup de imagem do sistema. Durante o processo de backup, a origem do backup é compactada – por padrão, o modo é médio. Importante, você pode usar este software para criar uma unidade flash USB inicializável/disco rígido externo ou CD/DVD. Embora o sistema não funcione, você pode inicializar o PC a partir da unidade ou disco e usar o MiniTool ShadowMaker para recuperação do sistema.
Além disso, este software pode ajudá-lo a fazer backup de arquivos, pastas, discos e partições, sincronizar dados e clonar um disco rígido para outro. Agora, não hesite em baixar o MiniTool ShadowMaker e instalá-lo no seu PC com Windows 11/10/8/7.
Etapa 1: inicie o MiniTool ShadowMaker Trial Edition (use gratuitamente todos os recursos em 30 dias) e clique em Manter teste para continuar.
Etapa 2: Por padrão, as partições relacionadas ao sistema foram escolhidas como origem do backup. Além disso, você pode encontrar a pasta de destino selecionada. Se você não quiser fazer backup do seu PC nesse caminho, selecione-o novamente clicando Destino .
Etapa 3: clique Fazer backup agora para executar a imagem do sistema agora. Depois de terminar o backup do sistema, vá para Ferramentas > Construtor de mídia para obter uma unidade ou disco inicializável.
O fim
Como impedir que o Windows PowerShell apareça na inicialização no Windows 11/10? Depois de ler este post, você sabe muitas informações. Apenas tente esses métodos para se livrar facilmente do problema se você for atingido por ele agora. Espero que eles sejam úteis para você. Se você encontrar outras soluções úteis, pode deixar um comentário abaixo. Muito obrigado.