Formato de alto nível vs baixo nível | Diferenças e ferramentas de formato
Formato De Alto Nivel Vs Baixo Nivel Diferencas E Ferramentas De Formato
Formato de alto nível vs baixo nível: qual é a diferença? Nesta postagem, Miniferramenta listará a diferença entre eles depois de oferecer uma breve introdução a eles. Além disso, recomenda algumas ferramentas para formatação de baixo nível e formatação de discos rígidos de alto nível.
Por algum motivo, você precisa formatar seu dispositivo de armazenamento. Por exemplo:
- Você compra um novo disco rígido, cartão SD, unidade flash USB, etc.
- Você deseja colocar novos dados em uma unidade completa.
- Você gostaria de remover todos os dados do disco rígido.
- Você deseja alterar o sistema de arquivos atual da sua unidade.
- Você planeja remover todos os dados do disco rígido.
- Você espera melhorar o desempenho do seu dispositivo de armazenamento
- Você deseja remover vírus de discos rígidos.
Então, é inevitável escolher uma forma de formatação. Formato de alto nível vs baixo nível: qual escolher? Você pode selecionar um método de formato adequado depois de ler a postagem.
O que é formatação de baixo nível
A formatação de baixo nível, abreviação de LLF, marca cilindros e trilhas de um disco rígido como em branco. Além disso, divide as faixas em vários setores. Como você pode ver, a formatação de baixo nível é, na verdade, um processo de formatação física.
Depois de executar um processo de formatação de baixo nível em um disco com dados instalados, todos os dados serão apagados e não poderão ser recuperados. Dado esse fato, é considerado uma boa maneira de evitar vazamento de privacidade. Você também pode remover vírus de uma unidade MBR (Master Boot Record) formatando-a em baixo nível.
No entanto, se você formatar em baixo nível um disco rígido moderno, sua vida útil será reduzida. Quanto às unidades MFM mais antigas, elas podem ser formatadas em baixo nível para prolongar seu tempo de serviço. Além disso, os computadores não podem formatar em baixo nível um disco rígido IDE/ATA ou SCSI moderno.
Como os discos rígidos de formatação de baixo nível podem causar danos físicos, é altamente recomendável que todos os usuários do Windows, profissionais e até mesmo reparadores de discos não usem esse método, a menos que você esteja pronto para destruir tudo na unidade.
Ferramentas de formatação de baixo nível de HDD
Se você for formatar discos rígidos de baixo nível manualmente, preste atenção às seguintes ferramentas de formatação de baixo nível de HDD. Em seguida, escolha um deles para realizar a operação.
#1. Ferramenta de formatação de baixo nível de HDD
Desenvolvido por HDDGURU, esta ferramenta de formatação de baixo nível de HDD permite formatar discos rígidos (SATA, SSD, IDE, SCSI, etc.), cartões SD, cartões de memória, unidades firewire e dispositivos de mídia CompactFlash. Ele segue o processo de preenchimento zero do disco rígido, garantindo que os dados não possam ser recuperados.
Com a ferramenta HDD Low Level Format, você pode reinicializar o disco para as configurações de fábrica. Para ser específico, é capaz de limpar todas as partições e apagar todos os dados salvos na unidade. Você deve faça um backup antes de formatar discos rígidos de baixo nível.
- Baixe esta ferramenta de disco rígido de formato de baixo nível de seu site oficial e instale-a em seu computador.
- Conecte a unidade de destino ao seu computador e inicie o programa.
- Escolha a unidade conectada e pressione Continuar .
- Tocar Sim continuar.
- Mude para o FORMATO DE BAIXO NÍVEL guia e selecione FORMATE ESSE DISPOSITIVO .
#2. Lowvel
O Lowvel é considerado uma ferramenta de formatação de baixo nível de HDD perfeita porque apaga os dados da unidade permanentemente ao preencher zero o dispositivo de armazenamento. Além disso, pode sobrescrever os dados salvos no HDD. Isso ajuda você a aumentar o desempenho de gravação do HDD e a se livrar de vários problemas de unidade.
Esta ferramenta funciona em sistemas que vão desde Windows XP para Windows 10. Depois de baixá-lo e instalá-lo em seu PC, siga as etapas abaixo para formatar discos rígidos de baixo nível.
- Execute o Lowvel para acessar sua interface principal.
- Escolha a unidade que deseja formatar no menu suspenso.
- Toque no Começar botão para iniciar o processo.
#3. DiskPart
Diskpart é um utilitário de formatação de baixo nível embutido no sistema Windows. Ele permite formatar discos rígidos de baixo nível por meio de algumas linhas de comando.
Passo 1: Imprensa janelas e R teclas e entrada cmd no solicitado Correr janela.
Passo 2: Acerte o Digitar tecla ou clique OK .
Etapa 3: Digite os comandos abaixo e aperte Digitar após cada.
- diskpart
- disco de lista
- selecione o disco N ( N representa o número que representa o disco que você deseja formatar)
- limpar tudo
Passo 4: Após o término do processo, digite e execute os seguintes comandos.
- criar partição primária
- formato fs=ntfs rápido
- atribuir
#4. Formato USB de baixo nível
O formato de baixo nível USB permite que você formate dispositivos de armazenamento de baixo nível, como HDDs, SSDs e unidades USB com facilidade. Aqui está o guia sobre como usar esta ferramenta de formatação de baixo nível do HDD.
- Baixe e instale o programa a partir de seu site oficial.
- Inicie o aplicativo e escolha a unidade para formatar.
- Selecione um algoritmo de formato entre as opções fornecidas.
- Clique no Começar botão.
O que é formatação de alto nível
Diferente da formatação de baixo nível, a formatação de alto nível é um tipo de formatação lógica. Ele inicializa partes do disco rígido e cria estruturas de sistema de arquivos como Master Boot Record e tabelas de alocação de arquivos no disco. Destina-se a instalar um disco rígido/USB novo ou usado para computadores com sistemas de arquivos como NTFS, FAT32, exFAT, etc.
O formato de alto nível é conhecido como HLF e também conhecido como formato padrão.
O que a formatação de um disco rígido faz? Aqui estão as respostas
Ferramentas de Formatação de Alto Nível
Se você estiver usando o DOS, poderá formatar discos rígidos de alto nível executando o comando de formatação do DOS. Em outros casos, use as ferramentas abaixo para formatar seu disco rígido em alto nível.
#1. MiniTool Partition Wizard
O MiniTool Partition Wizard é um gerenciador de partições completo que pode funcionar em todas as edições do Windows 7/8/8.1/10/11. Ele ajuda você a formatar um dispositivo de armazenamento com apenas alguns cliques. como quebra o limite de tamanho da partição FAT32 , você pode formatar uma unidade de mais de 32 GB (não excedendo 2 TB) para FAT32 por meio deste software. Ele pode ser usado como um formatador USB , formatador de cartão SD e formatador FAT32 por causa de seu recurso poderoso.
Passo 1: Instale o MiniTool Partition Wizard no seu PC e inicie-o.
Passo 2: Destaque a partição para formatar e clique em Formatar Partição no painel esquerdo. Como alternativa, você também pode clicar com o botão direito do mouse na partição e clicar em Formatar .
Etapa 3: No solicitado Formatar Partição janela, configure parâmetros como rótulo de partição, sistema de arquivos e tamanho do cluster. Então clique OK para salvar as alterações.
Passo 4: Tocar Aplicar para executar a operação.
#2. Explorador de arquivos
File Explorer é um utilitário embutido em computadores Windows que permite formatar rapidamente dispositivos de armazenamento, como unidades flash USB, cartões SD, HDDs, SSDs, etc. Para fazer isso, basta seguir estas etapas.
Passo 1: Se necessário, conecte seu dispositivo de armazenamento ao computador.
Passo 2: Abrir Explorador de arquivos pressionando janelas e E chaves.
Etapa 3: Clique este pc no painel esquerdo e, em seguida, clique com o botão direito do mouse no dispositivo de destino no lado direito da janela e clique no botão Formatar opção.
Passo 4: Na janela solicitada, escolha um sistema de arquivos necessário no menu suspenso e marque Formatação rápida . Em seguida, toque no Começar botão.
Se você desmarcar Formatação rápida , o File Explorer realizará uma formatação completa. Veja a diferença entre dois métodos de formato deste post: Formato rápido VS formato completo [Como escolher para segurança de dados]
#3. Gerenciamento de Disco
Gerenciamento de disco é uma ferramenta de gerenciamento de partições que vem com computadores Windows. Ele permite criar/formatar/estender/encolher partições, converter para MBR, converter para disco dinâmico, etc.
Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no janelas ícone e, em seguida, clique Gerenciamento de Disco no menu aberto.
Se você deseja formatar um dispositivo de armazenamento externo, conecte-o ao seu computador.
Passo 2: Clique com o botão direito do mouse na unidade de destino e clique em Formatar . Quando o Formatar opção não está disponível, tente uma alternativa ou corrija o problema com os métodos oferecidos neste post: Corrigido: opção de formato de gerenciamento de disco acinzentada | SSD não formata
Etapa 3: Na janela pop-up, configure o rótulo do volume, o sistema de arquivos e o tamanho da unidade de alocação. Em seguida, verifique o Executar uma formatação rápida opção e clique OK para iniciar o processo.
Formato de alto nível x baixo nível
Depois de formatar discos rígidos de baixo nível, todos os dados, tabela de particionamento, setores de inicialização, formatos de arquivo, DADOS do distrito, ID de identificação e tudo relacionado à unidade serão excluídos. Diferentemente, a formatação de alto nível apenas remove seus dados e permite alterar os formatos de arquivo.
Em comparação com a formatação de baixo nível, a formatação de alto nível leva menos tempo. A formatação de baixo nível pode remover vírus do MBR, enquanto a formatação de alto nível não. A operação do disco rígido de formatação de baixo nível é feita principalmente pelos fabricantes quando a unidade sai da fábrica. A formatação de alto nível geralmente é executada pelos usuários.
Artigo relacionado: Quanto tempo leva para formatar um disco rígido? [500 GB/1 TB/2 TB/4 TB]
Você pode formatar discos rígidos de baixo nível se estiver em um dos seguintes casos.
- Apague um disco e defina seu estado para as configurações de fábrica novamente
- Corrigir setores defeituosos na unidade
- Formate discos rígidos manualmente para uma única finalidade para muitos usuários
- Quando os dispositivos de armazenamento são feitos para dispositivos portáteis e você não precisa se preocupar com layout e formato de armazenamento
Nessas circunstâncias, você deve formatar o disco rígido em alto nível.
- Quando o disco não estiver totalmente redondo, deve-se usar o formato padrão.
- O Windows solicita a você com o “ Você precisa formatar o disco antes de usá-lo ' aviso.
- A partição do disco rígido e o cartão USB/SD ficam inacessíveis ou RAW.
- Você deseja desbloquear uma partição do BitLocker sem uma senha.
- Você gostaria de converter o sistema de arquivos formato do dispositivo de armazenamento para NTFS, FAT32, exFAT ou outros formatos.
- Você planeja formatar rapidamente uma unidade e remover todos os dados existentes.
- Particione um novo disco rígido e formate-o para NTFS, FAT32, etc.
Você pode gostar: O particionamento de uma unidade apaga os dados? Como recuperar dados perdidos?
Para ajudá-lo a aprender o formato de baixo nível versus o formato padrão com clareza, resumimos suas diferenças na tabela abaixo.
formatação de baixo nível | formatação de alto nível | |
Funções |
|
|
Usuários-alvo |
|
|
Demorou | precisa de muito tempo | Precisa de um curto período de tempo |
Remoção de vírus no MBR | Sim | Não |
Possibilidade de recuperação de dados | Não | Sim |
Vantagens | Formate o disco inteiro de uma só vez |
|
Desvantagens |
|
|
Conclusão
Formato de baixo nível vs alto nível: qual é o melhor? A resposta depende de suas demandas. Se você for usar um novo disco rígido, deverá formatá-lo em alto nível. Se você pretende vender ou descartar a unidade, executar uma formatação de baixo nível é melhor.
Para qualquer opinião sobre formato de baixo nível versus formato padrão, você pode compartilhá-los conosco na seguinte zona de comentários. Se você encontrar problemas ao usar o MiniTool Partition Wizard, entre em contato conosco enviando um e-mail para [e-mail protegido] . Faremos uma resposta o mais breve possível.