Guia – Como proteger o Synology NAS contra ransomware?
Guide How To Protect Synology Nas From Ransomware
Synology NAS é um armazenamento de dados amplamente utilizado por empresas e usuários domésticos. Esta postagem de Miniferramenta concentra-se em como proteger o Synology NAS contra ransomware. Agora, continue lendo para obter mais detalhes.Synology NAS, também chamado de Synology Network Attached Storage, é um tipo de dispositivo de armazenamento criado pela Synology Inc. À medida que o risco de ameaças cibernéticas aumenta, mais e mais usuários estão preocupados em como proteger o Synology NAS contra ransomware.
Antes de começar a criar proteção contra ransomware Synology, você precisa saber mais sobre ransomware, incluindo seus tipos e como ele ataca seu Synology NAS.
Postagens relacionadas:
- FreeNAS vs Synology: Quais são as diferenças entre eles?
- Drobo vs Synology: quais são as diferenças e qual escolher
Tipos de ransomware
A seguir estão os principais tipos de ransomware:
1. Ransomware de armário: Ele bloqueia você diretamente do sistema ou da área de trabalho, deixando apenas uma janela informando que seus arquivos foram criptografados e exigindo um resgate como o Quero chorar ransomware .
2. Criptografia ou ransomware criptográfico: Ele bloqueia o acesso aos seus arquivos criptografando-os e quando você paga o resgate, seus arquivos serão descriptografados. No entanto, muitos usuários relatam que apenas uma pequena parte dos arquivos é recuperada. É mais provável que esse tipo de ransomware afete seu NAS ou armazenamento compartilhado.
Como o ransomware ataca seu Synology NAS
Aqui estão algumas maneiras comuns pelas quais os invasores usam ransomware para infectar o Synology NAS.
1. Rede insegura: Se a sua rede não for segura, os invasores poderão acessar facilmente o seu Synology NAS a partir de outros dispositivos conectados.
2. Senhas fracas: Senhas fracas facilitam o acesso de invasores ao seu Synology NAS e a infecção com ransomware.
3. Websites maliciosos: Evite visitar sites suspeitos ou desconhecidos, pois eles podem conter ransomware ou scripts maliciosos que podem infectar seu Synology NAS quando visitados.
4. Phishing: E-mails de phishing são um método comum usado por cibercriminosos para espalhar ransomware.
5. Software desatualizado: Softwares obsoletos podem fornecer um ponto de entrada fácil para invasores.
Como proteger o Synology NAS contra ransomware
Como proteger o NAS contra ransomware? Esta parte fornece 6 dicas.
Dica 1. Utilize a proteção integrada do Synology NAS
Synology fornece várias medidas integradas para proteger os dados armazenados no NAS contra ataques de ransomware. O controle de acesso é o primeiro passo na proteção contra ransomware Synology. Existe o antivírus integrado, Antivirus Essential, e um firewall para proteger seus dados.
Para evitar que visitantes não autorizados acessem os dados, o Synology Secure Login autenticará a identidade do visitante. Usando login seguro, há duas maneiras de fazer login no NAS: login aprovado e chave de segurança de hardware. Você pode configurar a autenticação de dois fatores para proteger o processo de login.
Dica 2. Mantenha-se atualizado
As atualizações de software não são apenas novos recursos. Freqüentemente, eles corrigem falhas de segurança que o ransomware gosta de explorar. Se você usa o DSM como servidor de diretório, esteja ciente das atualizações e patches de segurança do DSM e do pacote. Você pode seguir os Boletins de Segurança da Synology para obter os problemas de vulnerabilidade mais recentes que afetam os pacotes publicados pelo DSM e pela Synology.
Além disso, certifique-se de que seu software antivírus e antimalware e suas assinaturas estejam atualizados.
Dica 3. Preste atenção ao DSM
Para proteger o Synology NAS contra ransomware, não exponha o DSM à Internet, a menos que seja necessário. Se você precisar abrir o acesso do DSM à Internet, abra apenas as portas exigidas pelo serviço. Além disso, você deve ter cuidado com phishing de e-mail malicioso. Não forneça suas credenciais do DSM para endereços de e-mail suspeitos. Monitore seu DSM verificando regularmente os logs de conexão no Log Center.
Dica 4. Use senhas fortes
Para fornecer melhor proteção contra ransomware NAS, sempre use uma senha forte para fazer login no seu NAS. Evite usar senhas genéricas e fáceis de adivinhar, pois os invasores costumam usá-las para obter acesso não autorizado.
Dica 5: restrinja o acesso do usuário
Limitar o acesso do usuário pode reduzir significativamente o risco de um ataque de ransomware. Conceda acesso apenas aos usuários necessários e revise as permissões dos usuários regularmente. Além disso, é melhor desabilitar quaisquer serviços ou aplicativos desnecessários no NAS.
Dica 6. Faça backup de arquivos no Synology NAS regularmente
Como você protege o Synology NAS contra ransomware? Faça backup de arquivos no Synology NAS regularmente. Você deve manter backups de dados criptografados off-line e verificar regularmente se os backups podem ser restaurados. Certifique-se de que seu plano de backup esteja correto e siga as Regras de backup 3-2-1 . Defina objetivos de tempo de recuperação e objetivos de ponto de recuperação separadamente para cada plataforma e realize testes regulares de recuperação de desastres.
O que fazer se o seu Synology NAS estiver infectado pelo ransomware
Se o seu Synology NAS for atacado por ransomware, há três coisas que precisam ser feitas:
1. Determine quais sistemas são afetados e isole-os imediatamente. Isole os dispositivos infectados da rede local.
2. Se você não conseguir desconectar os dispositivos afetados da rede, desligue-os agora mesmo para impedir infecções por ransomware.
3. Execute a recuperação do ransomware e execute a recuperação de dados Synology .
Depois de recuperar os dados perdidos, é melhor criar vários backups (em locais diferentes) dos dados para reduzir o risco de perda devido a ataques de ransomware. É altamente recomendável usar o MiniTool ShadowMaker para fazer backup dos dados no disco rígido externo.
É um pedaço de Software de backup do Windows que permite que você arquivos de backup , pastas, discos, partições e até mesmo o sistema operacional para locais diferentes. Você pode restaurar facilmente seus arquivos de backup usando o Restaurar recurso. Além disso, esta ferramenta também suporta movendo o Windows para outra unidade .
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
1: Instale e inicie o MiniTool ShadowMaker e clique em Continue o teste .
2: Vá para o Cópia de segurança página e escolha a fonte de backup.
3: Clique no DESTINO parte e escolha o disco rígido externo ou outro dispositivo como destino para salvar a imagem de backup. Clique OK para salvar as alterações.
4: Depois de confirmar a origem e o destino do backup, clique em Faça backup agora para começar a fazer backup de seus arquivos.
Conclusão
Esta postagem fala principalmente sobre como proteger o Synology NAS contra ransomware, então se você quiser evitar ataques de ransomware, você pode tentar as dicas mencionadas acima. Espero que este post seja útil para você.