Introdução à RAM DDR2, incluindo sua história e especificações [MiniTool Wiki]
Introduction Ddr2 Ram Including Its History
Navegação rápida :
Você pode encontrar diferentes tipos de RAM no mercado, como Memória SRAM e Memória DRAM . E este post foca na SDRAM DDR2, mas se você deseja obter algumas informações sobre outros tipos de RAM, é recomendável visitar o MiniTool local na rede Internet.
Definição de RAM DDR2
DDR2 SDRAM é a abreviação de Memória de acesso aleatório dinâmico síncrono de taxa de dados dupla 2, que também pode ser chamada de RAM DDR2. Substituiu o original DDR SDRAM mas é substituído por SDRAM DDR3 . Mas DDR2 DIMM s não são compatíveis com DDR3 nem com DDR.
A RAM DDR2 pode não apenas bombear o barramento de dados (transferir dados nas bordas ascendentes e decrescentes do sinal do clock do barramento), mas também aumentar a velocidade do barramento e reduzir o consumo de energia executando o relógio interno na metade da velocidade do barramento de dados. A combinação desses dois fatores resulta em um total de quatro transferências de dados por ciclo de clock interno.
Como o clock interno da DDR2 funciona com metade da freqüência do clock externo do DDR, a memória DDR2 funciona com a mesma freqüência do barramento de dados externo da DDR, permitindo que a RAM DDR2 forneça a mesma largura de banda, mas com melhor latência.
Em outras palavras, a RAM DDR2 rodando com o dobro da taxa de clock do barramento de dados externo do DDR pode fornecer o dobro da largura de banda com a mesma latência. A velocidade do melhor módulo de memória DDR2 é pelo menos o dobro do melhor módulo de memória DDR.
História da RAM DDR2
Em 2001, a Samsung produziu a primeira RAM DDR2. Em 2003, a organização de padrões JEDEC concedeu à Samsung o Prêmio de Reconhecimento de Tecnologia em reconhecimento aos esforços da empresa no desenvolvimento e padronização de RAM DDR2.
No segundo trimestre de 2003, a RAM DDR2 foi lançada oficialmente com duas taxas de clock iniciais: 200 MHz (chamada PC2-3200) e 266 MHz (PC2-4200). Devido à latência mais alta, ambos os desempenhos foram piores do que a especificação DDR original, o que tornou o tempo total de acesso mais longo.
No entanto, a taxa de clock mais alta da tecnologia DDR original é de cerca de 200 MHz (400 MT / s). Existem chips DDR de alto desempenho, mas a JEDEC disse que não os padronizará. A maioria desses chips são chips DDR padrão, que foram testados e determinados pelo fabricante para serem capazes de funcionar em taxas de clock mais altas
Esse chip consome muito mais energia do que um chip com um clock lento, mas geralmente, quase não há melhoria no desempenho real. Com o advento de módulos com menor latência, a RAM DDR2 começou a competir com o antigo padrão DDR no final de 2004.
Especificações de RAM DDR2
A principal diferença entre DDR2 RAM e DDR RAM é o aumento no comprimento da pré-busca. Na RAM DDR, o comprimento da pré-busca era de dois bits por bit em uma palavra, enquanto era de 4 bits na RAM DDR2. Durante o acesso, a fila de pré-busca profunda de quatro bits foi lida ou gravada com quatro bits.
A fila recebeu ou transmitiu seus dados através do barramento de dados em dois ciclos de clock do barramento de dados (dois bits de dados foram transmitidos por ciclo de clock). O aumento no comprimento da pré-busca permitiu que a RAM DDR2 dobrasse a taxa na qual os dados foram transferidos por meio do barramento de dados sem aumentar a taxa de transferência de dados. O design da RAM DDR2 evitou um aumento excessivo no consumo de energia.
Melhorias nas interfaces elétricas, terminação no chip, buffers de pré-busca e drivers fora do chip aumentaram a frequência de barramento da RAM DDR2. No entanto, como fator de compensação, a latência da RAM DDR2 aumentará muito.
A profundidade do buffer de pré-busca DDR2 é de 4 bits e a profundidade de DDR é de 2 bits. Embora a latência de leitura típica de DDR SDRAM seja de 2 a 3 ciclos de barramento, a latência de leitura de DDR2 pode ser de 3 a 9 ciclos. No entanto, o intervalo típico é de 4 a 6. Portanto, a RAM DDR2 deve ser executada com o dobro da taxa de dados para atingir a mesma latência.
Outro custo para aumentar a largura de banda é o requisito de empacotar o chip em um pacote BGA que seja mais caro e difícil de montar do que os pacotes TSSOP da geração de memória anterior (como DDR SDRAM e SDR SDRAM). Para manter a integridade do sinal em velocidades de barramento mais altas, essa mudança de pacote deve ser feita.
A economia de energia é alcançada principalmente devido à melhoria do processo de fabricação pela redução da área de chip, o que leva a uma diminuição da tensão de operação (em relação aos 2,5 V do DDR, que é de 1,8 V). A menor frequência de clock da memória também reduz o consumo de energia em aplicativos que não requerem a maior taxa de dados disponível.
O fim
Para resumir, este post está falando principalmente sobre RAM DDR2. Após ler este post, você deverá conhecer sua definição, história e também suas especificações.