O WinRAR é seguro de usar? Para proteger seu PC, responda aqui!
O Winrar E Seguro De Usar Para Proteger Seu Pc Responda Aqui
Antes de baixar um pacote oneroso, você geralmente usa um arquivador para descompactar vários formatos de arquivos compactados. Para conseguir isso, WinRAR é uma de suas escolhas. Além disso, o WinRAR possui alguns outros recursos e funções. Mas o WinRAR é seguro de usar? Para responder a isso, este artigo sobre Site do MiniTool será útil.
Falando sobre o arquivador de pastas, WinRAR, WinZip e 7-Zip – essas três poderosas ferramentas de software se tornam a primeira escolha das pessoas para compactar, arquivar e gerenciar seus arquivos e pastas. Eles têm funções semelhantes, mas desenvolveram características diferentes para aumentar suas vantagens competitivas.
Este artigo fala principalmente sobre o que as pessoas se importam com o WinRAR – o WinRAR é seguro? Se você quiser saber algo sobre esses três programas de arquivamento, consulte este artigo: 7-Zip vs WinRAR vs WinZip: comparações e diferenças .
O que é WinRAR?
WinRAR é um utilitário de compactação de arquivos trialware para Windows, desenvolvido por Eugene Roshal da WinRAR GmbH.
Existem algumas introduções básicas do WinRAR para você, incluindo suas plataformas suportadas e formatos de arquivo, segurança e alguns recursos.
Plataforma e formatos de arquivo suportados
O WinRAR está disponível na plataforma Windows, incluindo XP e versões posteriores do Windows. Para usuários de Mac e Linux, o WinRAR fornece software RAR que só pode ser executado por meio da linha de comando.
Um grande número de formatos de arquivo comuns está disponível para compactação em RAR ou Zip, incluindo RAR, ARJ, LZH, UUE, CAB, TAR, ISO, Z, 7-Zip e BZIP2.
Recursos do WinRAR
- Interface intuitiva e operações fáceis de aprender
- Acelerador de compactação e antivírus
- Criptografia de senha de 256 bits disponível
- A versão de teste é gratuita por 40 dias
- Reconhecimento automático para selecionar o melhor método de compactação
O WinRAR é seguro de usar?
O download do WinRAR é seguro? Sim, mas a pré-condição é que você obtenha a fonte do site oficial em vez de algumas fontes piratas. Além disso, se o seu WinRAR for muito antigo, a vulnerabilidade existe em qualquer lugar.
O que deixa os usuários desapontados é que o WinRAR não pode executar uma atualização automática, o que exige que os usuários o atualizem manualmente em um horário agendado.
De acordo com algumas informações relatadas, algumas versões antigas do WinRAR farão automaticamente com que seus arquivos RAR baixados extraiam um arquivo EXE para a pasta de inicialização e o arquivo EXE será iniciado na próxima inicialização do PC. Isso pode ser visto como um perigo potencial, colocando seu computador em risco de ataque de vírus ou malware.
O que torna o bug ainda mais grave é que mesmo alguns arquivos ACE maliciosos podem ser simplesmente renomeados para formatos de arquivo RAR comuns disfarçados, para que o malware e o vírus possam ser inseridos com sucesso.
Embora o uso de arquivos ACE para espalhar malware seja uma tática comumente usada por hackers, os arquivos ACE raramente são vistos e você não precisa se preocupar. Alguns programadores de malware ou cibercriminosos escrevem diferentes tipos de programas maliciosos e os chamam de WinRAR.exe para espalhar vírus, que podem ser armazenados em C:\\Arquivos de programas .
Além disso, depois que esse bug foi relatado publicamente, o WinRAR continuou ignorando esse buraco perigoso até 2019, o WinRAR removeu os arquivos ACE das versões mais recentes do WinRAR. Portanto, você precisa entender como é importante manter seu WinRAR atualizado.
Se você não pode ter certeza se a versão que está usando é segura ou não, você pode iniciar seu programa WinRAR e clicar no botão Ajuda botão na barra de menu superior. Você verá Sobre o WinRAR… no menu suspenso e nele, você pode verificar sua versão.
As versões WinRAR 5.70 e versões mais recentes são seguras, mas para a versão mais antiga, é melhor baixar e instalar manualmente a versão mais recente. Até agora, a versão mais recente do WinRAR foi desenvolvida para 6.11, por favor, mantenha sua versão atualizada.
Para atualizar o WinRAR, você pode fazer o seguinte.
Passo 1: Vá para o site oficial de download do WinRAR onde todas as versões mais recentes disponíveis do WinRAR estão listadas.
Etapa 2: escolha um link adequado às suas necessidades e siga as instruções para concluir a instalação.
Como verificar se o WinRAR.exe é um vírus?
De acordo com o que apresentamos acima, alguns vírus e malware serão disfarçados como WinRAR.exe. Dessa forma, podemos tomar algumas providências para identificar tais situações.
Etapa 1: clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas do Windows na parte inferior da interface.
Passo 2: Escolha Gerenciador de tarefas e depois clique Mais detalhes se você vir apenas uma lista menor.
Etapa 3: encontre o WinRAR.exe e verifique se os recursos de CPU, memória ou disco são executados normalmente. Normalmente, o WinRAR não custará muitos recursos para isso, mas vírus ou malware disfarçados ocuparão um agregado anormal para explorar.
Passo 4: Se ainda duvida que seja um vírus, pode verificar a sua localização. Clique com o botão direito do mouse em uma das colunas de tipo e clique em Linha de comando para adicionar a coluna de tipo.
Então você pode ver a localização do arquivo EXE aqui e verificar se o arquivo WinRAR.exe está localizado em C: Arquivos de Programas (x86)WinRAR . Caso contrário, você pode optar por desinstalar o programa e reinstalá-lo por meio das fontes oficiais.
Este método é usado apenas para especular qual processo pode ser um vírus ou malware. Se você quiser ter certeza, pode baixar e instalar o Process Explorer da Microsoft.
Este programa mostrará diretamente o resultado em sua Assinante verificado seção onde esses processos ambíguos para suas fontes serão rotulados com Não foi possível verificar , o que significa que você precisa dar uma segunda olhada nesse programa.
Além disso, existem alguns sinais que indicam que seu computador está infectado com o malware WinRAR.exe:
- A conexão com a Internet oscila. Se você estiver passando por uma conexão de Internet instável que frequentemente o força a se reconectar, pode duvidar que o malware afete o desempenho.
- O arquivo WinRAR.exe está consumindo mais memória da CPU. Esse é um sinal importante para julgar o culpado que vai ocupar mais recursos do que deveria.
- O desempenho do sistema é muito baixo. O malware ou vírus WinRAR.exe prejudicará o bom desempenho do sistema.
- O navegador é redirecionado para alguns sites estranhos. Nesses sites estranhos, não clique ou abra nenhum link em caso de download involuntário.
- Anúncios irritantes continuam aparecendo em sua interface.
Como remover ou desinstalar o WinRAR?
Depois de tudo isso, você deve ter entendido o perigo potencial do WinRAR e conseguiu identificar se é um vírus disfarçado. Se, infelizmente, você descobrir que seu PC foi infectado pelo vírus, será necessário desinstalar o WinRAR e reinstalá-lo a partir do site oficial.
Para desinstalar o WinRAR, você pode seguir estas etapas:
Passo 1: Vá para Gerenciador de tarefas como ensinamos antes e encontre o WinRAR para escolher Finalizar tarefa .
Etapa 2: depois disso, digite Painel de controle na sua caixa de pesquisa para abri-la e escolha Desinstalar um programa debaixo Programas .
Etapa 3: encontre o WinRAR e clique com o botão direito nele para escolher Desinstalar no menu suspenso.
Após cada desinstalação, alguns arquivos permanecem no computador ou no registro. Se você quiser se livrar completamente do WinRAR, você terá que excluir esses arquivos e entradas de registro também.
Por favor, navegue até as seguintes pastas no seu File Explorer e exclua tudo relacionado ao WinRAR. Tenha cuidado para não excluir nada relacionado a outro software que você possa ter instalado:
C: > Arquivos de programas (x86) > Arquivos comuns > WinRAR
C: > Arquivos de Programas (x86) > WinRAR
C: > Arquivos de programas > Arquivos comuns > WinRAR
C: > Arquivos de Programas > WinRAR
C: > Usuários > Nome > AppData > Local > WinRAR
C: > Usuários > Nome > AppData > Roaming > WinRAR
C: > ProgramData > WinRAR
Depois de lidar com os arquivos que permaneceram após a desinstalação, é hora de excluir todas as entradas de registro desnecessárias que também podem causar mensagens de erro se não forem tratadas adequadamente.
Observação : nesta etapa, é recomendável fazer backup de seus dados primeiro, caso você exclua involuntariamente os registros errados, o que pode causar resultados mais graves.
Passo 1: Abra o seu Corre caixa de diálogo pressionando o botão janelas e R chaves juntas e entrada regedit entrar.
Etapa 2: siga os locais abaixo para clicar com o botão direito do mouse e, em seguida, excluí-los:
HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\WinRAR (64 bits)
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\WinRAR (64 bits)
Ou você pode clicar diretamente Editar no menu superior do Editor do Registro e escolha Localizar… para inserir o WinRAR para localizá-los. Em seguida, exclua todos os registros relacionados ao WinRAR.
Depois disso, você pode reiniciar o computador e, caso reste algum risco, é melhor executar o Windows Security para verificar a segurança ou, ainda, baixar e instalar qualquer outro antivírus de terceiros para fortalecer a defesa.
Para executar uma verificação de vírus com o Windows Defender, você pode fazer o seguinte:
Passo 1: Clique no ícone do Windows e escolha Definições .
Passo 2: Em Atualização e segurança , Vá para Segurança do Windows e então escolha Proteção contra vírus e ameaças .
Passo 3: Sob ameaças atuais , escolher Escaneamento rápido . Ou você pode escolher Opções de digitalização onde você tem outras três opções - Verificação completa , Verificação personalizada , e Verificação offline do Microsoft Defender . Escolha o que você precisa e clique em Escaneie agora .
Para uma introdução detalhada dessas opções, você pode consultar este artigo: Como executar a verificação completa/rápida/personalizada/offline do Windows Defender .
Alguns conselhos para usar o WinRAR com segurança
Vamos voltar à questão principal discutida neste artigo – o WinRAR é seguro de usar e o WinRAR é um vírus? Depois de ler o conteúdo acima, você pode aprender que o WinRAR definitivamente não é um vírus, mas os vírus podem se disfarçar de WinRAR para alguns bugs, o que requer uma identificação cuidadosa.
Não se preocupe, o WinRAR é seguro de usar apenas se você seguir algumas dicas, a segurança pode ser garantida.
- Baixe e instale o WinRAR por meio de fontes oficiais e não confie em alguns links desconhecidos.
- Mantenha seu WinRAR atualizado.
- Examine seu computador regularmente com o Windows Defender.
- Faça backup de seus dados regularmente.
Estas quatro dicas podem ajudá-lo a lidar com possíveis acidentes. Não menospreze a importância do backup. Seus arquivos e pastas baixados podem ser facilmente roubados por alguns buracos ou bugs no WinRAR.
Portanto, para melhor proteger seus dados, MiniTool ShadowMaker foi projetado para tranquilizar suas preocupações sobre perda de dados. Muitas funções estão disponíveis para você no MiniTool ShadowMaker – backup, clonagem de disco, sincronização, criador de mídia, etc.
Além disso, o MiniTool ShadowMaker oferece uma versão de avaliação gratuita por 30 dias após o download e a instalação. Venha experimentar!
Etapa 1: inicie o programa e clique em Manter teste para entrar na interface.
Passo 2: Vá para o Cópia de segurança página para escolher sua fonte de backup – sistema, disco, partição, arquivo e pasta e clique OK para salvá-lo. Em seguida, escolha o destino do backup – Do utilizador , Computador , Biblioteca , e Compartilhado e clique OK para salvá-lo.
Passo 3: Clique Fazer backup agora para executar imediatamente a tarefa; ou você pode optar por fazer backup mais tarde.
Então o Opções recurso ao lado de Fazer backup agora é usado para definir algumas configurações de backup. Por exemplo, você pode gerenciar seu esquema de backup – Completo, Incremental, Diferencial – ou sua programação de backup – Diariamente, Semanalmente, Mensalmente, No Evento.
WinRAR é seguro? sim, é um programa legítimo que oferece ótimos. Mas, em alguns casos, você precisa observar os riscos potenciais. Se você gosta do post, você pode compartilhá-lo no Twitter.
Resumindo:
Reconhecidamente, o WinRAR é um maravilhoso e excelente programa de arquivamento, criando muitas surpresas para os usuários. O WinRAR é seguro de usar? Depois de ler o conteúdo acima, você pode ter seu próprio entendimento. Qualquer programa tem alguns riscos, mas você pode evitá-los com um plano de backup.
Se você encontrou algum problema ao usar o MiniTool ShadowMaker, pode deixar uma mensagem na área de comentários a seguir e responderemos o mais rápido possível. Se precisar de ajuda ao usar o software MiniTool, você pode entrar em contato conosco via [e-mail protegido] .