Unraid vs FreeNAS – Qual sistema NAS é melhor para você?
Unraid Vs Freenas Qual Sistema Nas E Melhor Para Voce
Unraid e FreeNAS são dois sistemas NAS populares no mercado e muitos consumidores estão lutando entre eles e não sabem qual deles devem comprar. Sobre Site do MiniTool , este artigo fornecerá um guia completo para comparar o Unraid com o FreeNAS. Se você tiver as mesmas preocupações, pode ler este post sobre Unraid vs FreeNAS.
O que são Unraid e FreeNAS?
Unraid e FreeNAS são sistemas operacionais de armazenamento com recursos diferentes. Esses dois dispositivos NAS possuem as funcionalidades básicas que permitem aos usuários armazenar e compartilhar dados para vários computadores, sendo acessados remotamente.
Para apresentar separadamente esses dois sistemas operacionais NAS, o Unraid pode fornecer controle total sobre seus dados, mídia, desktops e aplicativos usando qualquer combinação de hardware; enquanto o FreeNAS é capaz de construir seu sistema de armazenamento para uso em vários aplicativos com uso intensivo de dados sem nenhum custo de software.
Essas duas marcas diferentes têm características e serviços diferentes. Então vamos dar uma olhada nisso.
Revisão Unraid vs FreeNAS
Unraid vs FreeNAS em compatibilidade e requisitos
Diferentes dispositivos NAS têm requisitos de hardware variados. A esse respeito, o Unraid será mais flexível para suas configurações específicas de hardware e disco.
E a maior diferença entre o FreeNAS e o Unraid é a configuração do disco e o suporte ao controlador RAID de hardware.
O FreeNAS requer um mínimo de 1 disco, que é de preferência discos de tamanho igual para a configuração do RAID, na configuração do disco, enquanto o Unraid não possui muitos requisitos a esse respeito. Mas se você usa controladores RAID de hardware, o Unraid não é sua melhor escolha.
Unraid vs FreeNAS em recursos do sistema de arquivos
Seja Unraid ou FreeNAS, ambos têm suas vantagens salientes para ocupar seus mercados. Por exemplo, o FreeNAS, com OpenZFS como sistema de arquivos, fornece criptografia e proteção avançada de dados. O FreeNAS também permite criar modos RAID tradicionais para distribuir e espelhar dados em vários discos.
Além disso, mais recursos são permitidos no FreeNAS, como instantâneos, replicação e suporte a plugins.
Diferente do FreeNAS, o Unraid atua como um sistema de arquivos independente, usando XFS ou BTRFS. Com o Unraid, você pode criar uma ou duas unidades de paridade para proteger sua matriz contra perda de dados. Ele fornece proteção de dados por meio de unidades de paridade dedicadas.
Unraid vs FreeNAS em preços
Para os diferentes serviços que podem oferecer, esses dois programas fornecem planos disponíveis para os usuários escolherem, especialmente o Unraid. O Unraid oferece preços variados, incluindo $ 59, $ 89, $ 129. (O preço pode variar com o tempo e isso é para referência).
Você pode escolher o plano de armazenamento de acordo com suas próprias condições e esses preços únicos não exigirão nenhum custo adicional para o uso subsequente.
É amigável usar o FreeNAS para aqueles sem muito armazenamento e demandas de serviços de recursos, mas esperam experimentá-lo gratuitamente. No entanto, se você deseja expandir seus espaços de armazenamento, os gastos excederão seu orçamento.
Como o FreeNAS é um sistema RAID tradicional, ele será limitado para usuários que desejam adicionar unidades de diferentes tamanhos ou capacidades.
Unraid vs FreeNAS em escalabilidade
No caso de escalabilidade, em comparação com o Unraid, o FreeNAS é mais limitado pelos requisitos de unidade de tamanho igual porque o FreeNAS exige a compra de hardware adicional e unidades de disco de tamanho igual quando você está em uma situação urgente de necessidade de mais capacidade de armazenamento.
Com o armazenamento em expansão, os usuários podem aproveitar recursos mais avançados e recursos de nível empresarial.
O Unraid será mais flexível para adicionar unidades de qualquer tamanho e capacidade. Além disso, se você achar que seu plano de armazenamento enviado não pode atender às suas demandas no futuro, você pode atualizar diretamente de Basic para Plus ou outras versões.
Você não precisa gastar tempo definindo as configurações e isso pode ser mais econômico a longo prazo.
Uma comparação geral
Aqui está uma análise geral do FreeNAS vs Unraid.
Sistema operacional
FreeNAS : Código aberto
não atacado : Proprietário
Sistemas de arquivos
FreeNAS : ZFS
não atacado : XFS, BTRFS e ReiserFS
Suporte RAID
FreeNAS : ZFS RAIDZ, RAIDZ2, RAIDZ3 e espelhos
não atacado : Sistema proprietário não invadido
Plugins
FreeNAS : Mais de 100 plugins disponíveis
não atacado : Suporte limitado a plug-ins
Requisitos de hardware
FreeNAS : Requer um mínimo de 8 GB de RAM
não atacado : Sistemas com poucos recursos estão disponíveis
Proteção de dados
FreeNAS : Instantâneos, replicação e criptografia
não atacado : Recursos limitados de proteção de dados
Custo
FreeNAS : Gratuito para baixar e usar
não atacado : Diferentes preços escalonados
rede
FreeNAS : Configuração de IP estático e dinâmico
não atacado : Recursos avançados de rede
Sugestão: faça backup de seus dados
Embora os dois sistemas operacionais NAS acima tenham algumas opções para proteção de dados, os recursos são limitados. Quer evitar a perda de dados? o melhor método é ter um plano de backup para toda a sua unidade ou seus dados importantes.
Além disso, se você deseja alterar suas unidades NAS, é necessário transferir seus dados para o novo. Nós recomendamos isso excelente software de backup – MiniTool ShadowMaker para fazer backup de seus dados ou você pode usá-lo para clonar seus discos.
Baixe e instale o programa para iniciar a jornada de backup.
Passo 1: Abra o programa e clique em Manter teste para obter o teste gratuito de 30 dias.
Passo 2: Vá para o Cópia de segurança guia para escolher a origem e o destino do backup. Quando terminar, você pode clicar Fazer backup agora para iniciar a tarefa imediatamente.
Ou você pode ir ao Ferramentas guia onde você pode escolher Clonar disco para terminar a clonagem do disco.
Embrulhando-o
O que são Unraid e FreeNAS? E quais são as diferenças entre eles? Agora, lendo este artigo, você pode ter uma visão geral deles. Este post pode ajudá-lo a decidir melhor a melhor opção. Além disso, o backup é sempre seu bom parceiro na prevenção da perda de dados. Espero que suas preocupações tenham sido resolvidas aqui.
Se você encontrou algum problema ao usar o MiniTool ShadowMaker, pode deixar uma mensagem na área de comentários a seguir e responderemos o mais breve possível. Se precisar de ajuda ao usar o software MiniTool, você pode entrar em contato conosco via [e-mail protegido] .