O que é o número da unidade lógica (LUN) e como funciona?
What Is Logical Unit Number
Qual é o número da unidade lógica? Pode ser abreviado como LUN, que é um identificador exclusivo usado para especificar um indivíduo ou uma coleção de dispositivos de armazenamento físicos ou virtuais que executam comandos de entrada/saída (E/S) com o host.
Nesta página :- O que é um número de unidade lógica?
- Como funciona o LUN?
- Tipos de LUNs
- Usos de LUN
- Zoneamento e mascaramento de LUN
- LUNs e virtualização
O que é um número de unidade lógica?
O que é um LUN? É a abreviação de número de unidade lógica. No armazenamento do computador, é um número usado para identificar a unidade lógica. A unidade lógica é um dispositivo endereçado pelo protocolo SCSI ou protocolos de rede de área de armazenamento (como Fibre Channel ou iSCSI) que encapsulam o iSCSI.
LUNs podem ser usados com qualquer dispositivo que suporte operações de leitura/gravação, como unidades de fita, mas são mais comumente usados para se referir a discos lógicos criados em uma SAN. Embora tecnicamente incorreto, o termo LUN também é comumente usado para se referir ao próprio disco lógico. Continue lendo e o MiniTool lhe dirá como funciona o LUN.
Como funciona o LUN?
A configuração do LUN varia de acordo com o sistema. Quando o host varre o dispositivo SCSI e encontra uma unidade lógica, ele atribui um número de unidade lógica. Quando o LUN é combinado com informações como o identificador da porta de destino, ele identifica uma unidade lógica específica para o iniciador SCSI.
Em um ou mais sistemas de armazenamento, a unidade lógica pode ser parte de uma unidade de armazenamento e de toda a unidade de armazenamento, ou pode ser todas partes de diversas unidades de armazenamento, como uma unidade de disco rígido e uma unidade de estado sólido.
O LUN pode fazer referência a todo o conjunto RAID, a uma única unidade ou partição ou a diversas unidades ou partições de armazenamento. Em qualquer caso, a unidade lógica é considerada um dispositivo único e é identificada pelo número da unidade lógica. As limitações de capacidade do LUN variam de acordo com o sistema.
O LUN é o núcleo do gerenciamento de array de armazenamento em bloco na rede de área de armazenamento. O uso de LUNs pode simplificar o gerenciamento de recursos de armazenamento porque identificadores lógicos podem ser usados para atribuir privilégios de acesso e controle.
Tipos de LUNs
A estrutura de armazenamento subjacente e os tipos de unidades lógicas desempenham um papel no desempenho e na confiabilidade. Aqui estão alguns tipos de LUNs listados abaixo:
LUN espelhado é um LUN tolerante a falhas com as mesmas cópias em duas unidades físicas para redundância e backup de dados.
LUN concatenado combina vários LUNs em uma unidade ou volume lógico.
LUN listrado grava dados em várias unidades físicas e melhora potencialmente o desempenho distribuindo solicitações de E/S entre as unidades.
LUN listrado com paridade espalha dados e informações de paridade em três ou mais unidades físicas. Se a unidade física falhar, você poderá reconstruir os dados a partir das informações nas unidades restantes. Os cálculos de paridade podem afetar o desempenho de gravação.
Usos de LUN
O principal caso de uso de LUNs é como identificador para especificar dispositivos de armazenamento. Entretanto, o uso de cada tipo de LUN pode ser diferente. Por exemplo, um LUN simples é usado como designador para uma parte ou todo o disco físico. Um LUN estendido é um designador que representa um LUN que abrange dois ou mais discos físicos.
O LUN espelhado é usado para instruir a cópia dos dados retidos em um disco para o segundo disco – se um disco falhar, o LUN espelhado será usado.
Os LUNs podem ser usados para zoneamento e mascaramento nas SANs ou podem ser virtualizados para mapear vários LUNs físicos.
Zoneamento e mascaramento de LUN
O zoneamento LUN fornece caminhos isolados para E/S através da estrutura FC SAN entre portas finais para garantir um comportamento determinístico. O host está limitado à zona onde o host está alocado. O zoneamento LUN geralmente é definido na camada de switch. Pode ajudar a aumentar a segurança e eliminar pontos de acesso na rede.
O mascaramento de LUN restringe o acesso do host a destinos SCSI especificados e seus LUNs. O mascaramento de LUN geralmente é feito no controlador de armazenamento, mas também pode ser implementado no adaptador de barramento de host (HBA) ou na camada de switch. Com o mascaramento de LUN, vários hosts e zonas podem usar a mesma porta no dispositivo de armazenamento. No entanto, eles só podem ver alvos SCSI específicos e LUNs que foram alocados.
LUNs e virtualização
De certa forma, o LUN constitui uma forma de virtualização, ou seja, utiliza o método SCSI padrão de identificação e comunicação para abstrair os dispositivos de hardware por trás dele. O objeto de armazenamento representado pelo LUN pode ser definido, compactado ou desduplicado, desde que a representação do host permaneça inalterada. Você pode migrar, copiar, replicar, capturar instantâneos e nivelar LUNs dentro e entre dispositivos de armazenamento.
Você pode criar um LUN virtual para mapear vários LUNs físicos e virtualizar a capacidade, que pode ser criada fora do espaço físico disponível. A criação de um LUN virtual que exceda a capacidade física disponível pode ajudar a otimizar o uso do armazenamento porque o armazenamento físico não é alocado antes da gravação dos dados. Às vezes é chamado de LUN fino.
LUNs virtuais podem ser configurados no sistema operacional (SO) do servidor, no hipervisor ou no nível do controlador de armazenamento. Como a máquina virtual (VM) não consegue ver o LUN físico no sistema de armazenamento, o zoneamento do LUN não é necessário.
Se quiser mais informações sobre o LUN, você pode clicar aqui link .