O que é cópia de sombra de volume do Windows 10 11 e como configurá-lo
What Is Volume Shadow Copy Windows 10 11 And How To Configure It
Shadow Copy Windows 10/11 pode ajudá-lo a fazer backup de seus dados e protegê-los contra perdas. Você deve estar curioso para saber o que é e como ativar/desativar Shadow Copy no Windows 10/11. Leia este artigo passo a passo de Miniferramenta para seguir um tutorial abrangente sobre como essa ferramenta funciona e uma maneira completa de backup.
O que é uma cópia de sombra
Shadow Copy é uma tecnologia disponível no Windows 11/10/8/7 que pode criar cópias de backup ou instantâneos de volumes/arquivos de computador em um disco local, disco rígido externo ou unidade de rede, esteja você em uso ou não. Ele é implementado como um serviço do Windows chamado serviço Volume Shadow Copy, também conhecido como Volume Snapshots Service ou VSS.
Shadow Copy requer o sistema de arquivos NTFS ou ReFS para criar e restaurar cópias de sombra. Qualquer componente do Windows que utilize esta tecnologia pode criar cópias de sombra em volumes locais ou externos (criando um backup do Windows ou um ponto de restauração do sistema, por exemplo).
Além disso, você pode usar o recurso Shadow Copy para restaurar arquivos perdidos. No Windows 10/11, você pode optar por usar Versões anteriores do Windows , que são cópias de arquivos e pastas e às vezes servem como cópias de sombra. Com ele, você pode primeiro examinar suas cópias de sombra antigas e restaurar seus arquivos perdidos.
Ao mesmo tempo, Shadow Copy também pode restaurar o sistema. Contanto que um ponto do sistema seja criado, você terá uma cópia de sombra válida. Quando o sistema Windows 10/11 não funciona normalmente, você pode restaurar o Windows 10/11 ao estado normal anterior com um ponto de restauração do sistema.
Para saber mais informações sobre Shadow Copy, você pode clicar em Cópia de sombra da Wiki.
A partir das informações acima, agora você pode entender que Shadow Copy é uma ferramenta muito útil. Portanto, é necessário que você saiba como utilizá-lo. Siga a próxima parte para saber mais detalhes.
Como configurar uma cópia de sombra no Windows 10/11
Se você deseja configurar uma cópia de sombra, primeiro você deve habilitar a cópia de sombra no Windows 10/11. Este processo é muito fácil. Enquanto isso, se você precisar excluir cópias de sombra, todas essas operações também são diretas, com várias etapas simples. O recurso Shadow Copy garante a continuidade do backup e restauração dos dados. Leia esta parte com atenção, ela mostrará como habilitar a cópia de sombra no Windows 10/11 com os seguintes métodos.
1. Habilite o serviço de cópia de sombra de volume usando pontos de restauração do sistema
Definir pontos de restauração é uma forma opcional de habilitar a cópia de sombra no Windows 10/11. Veja como fazer isso.
Etapa 1: entrada Crie um ponto de restauração na caixa de pesquisa do Windows e escolha-o.
Etapa 2: Escolha uma unidade no Unidades disponíveis menu e depois clique no Configurar botão.
Etapa 3: marque a opção para Ative a proteção do sistema , clique no Aplicar botão para ativar a configuração e, em seguida, clique em OK .
Etapa 4: clique no Criar opção para criar um ponto de restauração para ativar o serviço Shadow Copy de volume. Em seguida, você pode digitar uma descrição para ajudá-lo a identificar o ponto de restauração na janela pop-up.
2. Use o Agendador de Tarefas para ativar a cópia de sombra do Windows 10/11
Utilizar o Agendador de Tarefas é uma maneira mais precisa de ativar a Cópia de Sombra do Windows 10/11. Com ele, você pode definir um horário específico para criar uma cópia de sombra.
Veja como habilitar a cópia de sombra no Windows 10/11 usando o Agendador de tarefas.
Etapa 1: localize a barra de pesquisa e digite Agendador de tarefas e clique nele para entrar em sua interface.
Etapa 2: escolha Criar tarefa… no painel direito e nomeie esta tarefa sob o Em geral seção.
Etapa 3: clique Acionar e depois clique no Novo… botão para criar um novo gatilho. Agora, na janela pop-up, você pode fazer as configurações de acordo com suas necessidades. Quando terminar, clique OK para continuar.
Etapa 4: clique no Ações botão e escolha Novo… para especificar quais ações esta tarefa executará.
Etapa 5: próximo tipo vmic sob o Programa/roteiro: seção e depois insira chamada shadowcopy criar Volume=C:\ no lado direito do Adicione argumentos (opcional): seção. Clique OK para voltar ao Ações interface e clique em OK para finalizar as configurações.
Desative a cópia de sombra no Windows 10/11 para restauração do sistema
Caso não queira usar o Shadow Copy do Windows 10/11, você pode seguir as instruções abaixo para desligá-lo. Veja como fazer isso.
Etapa 1: digite Painel de controle na barra de pesquisa do Windows e clique nele para entrar em sua interface.
Etapa 2: selecione Sistema e Segurança , localize o Sistema opção e clique nela. Alternativamente, você pode selecionar Sistema com o caminho Visualizar por ícones pequenos .
Etapa 3: escolha Configurações avançadas do sistema para continuar.
Passo 4: Insira o Propriedades do sistema seção e selecione Proteção do sistema .
Etapa 5: Escolha a unidade na qual você ativou a proteção do sistema e clique em Configurar… para continuar.
Passo 6: Marque a opção de Desative a proteção do sistema e clique em Aplicar .
Passo 7: Você receberá uma mensagem de aviso. Leia com atenção e clique Sim . Depois disso, clique no OK botão para sair desta janela.
Agora você desativou a cópia de sombra no Windows 10/11 com sucesso. Além disso, se você encontrar alguns problemas ao usar o serviço Volume Shadow Copy, consulte esta postagem para soluções: Correção rápida de erros do serviço de cópia de sombra de volume (para Windows 10/8/7) .
Pontas: Embora o Serviço de Cópias de Sombra de Volume permita criar um instantâneo de um arquivo ou volume de computador, ele não pode substituir o backup. Portanto, você pode criar um backup usando Backup e Restauração (Windows 7), que pode ajudá-lo a garantir que seu sistema e seus dados estejam seguros.Faça backup de arquivos usando cópia de sombra de volume do Windows 10/11
Depois de ativar o Volume Shadow Copy, execute as ferramentas integradas, como Backup e Restauração para arquivos de backup . Mas se você quiser saber mais detalhes sobre isso, siga os passos abaixo para verificar.
Etapa 1: digite Painel de controle na caixa de pesquisa do Windows 10/11 e clique nele. Veja todos os itens por Categoria , escolha o Sistema e Segurança opção e clique em Backup e restauração (janela 7) .
Etapa 2: localizar Configurar backup e toque nele.
Passo 3: Selecione onde deseja salvar seu backup e clique em Próximo .
Etapa 4: selecione Deixe o Windows escolher . Ou verifique Deixe-me escolher para escolher os itens que deseja incluir no backup. Marque a caixa de seleção – Incluir uma imagem do sistema de unidades se necessário e clique Próximo para continuar.
Etapa 5: revise suas configurações de backup e confirme-as. Por fim, clique Salve as configurações e execute o backup .
Como usar cópias de sombra para restaurar arquivos
Desde que haja cópias de sombra disponíveis na unidade, você pode usar facilmente o recurso Versões anteriores para restaurar arquivos excluídos e cópias específicas anteriores do instantâneo da cópia de sombra. Tome como exemplo alguns arquivos que foram salvos na área de trabalho. Veja como restaurar cópias de sombra.
Passo 1: Localize o Área de trabalho pasta no Explorador de arquivos . Clique com o botão direito e escolha Propriedades .
Passo 2: Selecione o Versões anteriores guia, clique na versão correta que deseja restaurar e clique no botão Restaurar opção.
Pontas: Se os arquivos não estiverem listados no menu de pastas, você poderá procurar a pasta pai e restaurá-la para a versão anterior. Ou talvez você tenha esquecido a localização dos arquivos perdidos, você também pode baixar e instalar o Shadow Explorer gratuitamente. Pode ajudar a encontrar suas cópias de sombra de maneira conveniente.Software de backup versátil para Windows 10/11
Quando se trata de backup de dados , o MiniTool ShadowMaker não pode ser ignorado. MiniTool ShadowMaker é um profissional software de backup que ajuda você a fazer esse trabalho para proteger seu sistema e dados. Com esta ferramenta, você tem permissão para fazer backup de arquivos, pastas, partições e discos, bem como do sistema operacional.
A cópia do backup permite restaurar dados em caso de desastre, ao mesmo tempo que fornece a capacidade de criar mídia inicializável. Quando o seu computador não inicializa corretamente, você pode restaurar o sistema ao estado anterior por meio da mídia criada.
Veja o backup do sistema Windows 10/11 como exemplo.
Passo 1: Inicie o MiniTool Shadowmaker e escolha o Backup seção.
Passo 2: Escolha o FONTE módulo. Existem dois tipos de fonte que você pode selecionar, incluindo Disco e partição e Pastas e arquivos . Selecione aquele que você precisa fazer backup e clique em OK para continuar.
Etapa 3: clique no DESTINO módulo e escolha o caminho de destino onde deseja salvar os arquivos de imagem. Clique no OK botão.
O MiniTool ShadowMaker permite fazer backup de seus itens em vários locais (Usuário, Computador, Bibliotecas, Compartilhado). Entre esses lugares, Compartilhado permite que você faça backup de seus arquivos na pasta compartilhada por meio de um caminho de rede. Você precisa:
Ative a descoberta de rede e o compartilhamento de arquivos.
- Vá para Painel de controle > Centro de Rede e Compartilhamento > Alterar configurações avançadas de compartilhamento .
- Ligar descoberta de rede e compartilhamento de arquivos sob Privado , Convidado ou Público , e Todas as redes .
Crie a pasta compartilhada
- Crie uma pasta compartilhada chamada gato fedorento e crie uma subpasta chamada gatos (exemplos).
- Clique com o botão direito na pasta compartilhada e clique em Propriedades .
- Escolher Compartilhamento e clique Compartilhar . Então, escolha Todos no menu suspenso e clique em Adicionar , escolher Ler/Escrever sob Nível de permissão e clique em Compartilhar .
- Voltar para o Compartilhamento guia. Clique Compartilhamento avançado… e verifique o Compartilhe esta pasta na mesma janela, toque no Permissão botão e verifique o Permitir caixa ao lado do Controle total opção.
- Após a criação, volte para o Compartilhamento seção e anote o caminho da rede.
Escolha um caminho de rede
Vá para o Compartilhado aba e clique no Adicionar botão.
Digite o caminho da rede, nome de usuário e senha e clique em OK .
Abra a pasta compartilhada ( gato fedorento ) e escolha a subpasta ( gatos ) como destino.
Etapa 4: antes de fazer backup, você pode ir para Opções > Opções de backup para personalizar algumas configurações específicas de acordo com suas necessidades. Vá para o Esquema de backup seção para configurar o tipo de backup ou gerenciar o espaço em disco ocupado pelos arquivos de imagem de backup. Faça uma programação para fazer backup automático do item em Configurações de agendamento .
Pontas: Se precisar de mais esclarecimentos sobre isso, você pode consultar Configurações de backup .Etapa 5: clique Faça backup agora para executar o processo de backup imediatamente. Ou você pode escolher Faça backup mais tarde para atrasar a operação. Ele terminará com base na sua programação ou reiniciará no Gerenciar janela.
Conclusão
Concluindo, este artigo não apenas mostra uma introdução sobre o que é a cópia de sombra do Windows 10/11, mas também compartilha os métodos de como criar uma cópia de sombra no Windows 10/11. Enquanto isso, também mostra como fazer backups para manter seu sistema e dados seguros com o MiniTool ShadowMaker.
Se você tiver alguma dúvida sobre o MiniTool ShadowMaker, entre em contato conosco pelo e-mail [e-mail protegido] .