O que é a desduplicação de backup do Windows Server? Como usá-lo?
What Is Windows Server Backup Deduplication How To Use It
Para usuários do Windows Server, os usuários têm permissão para instalar, configurar e agendar tarefas de backup usando o recurso Backup do Windows Server. Existem alguns recursos de backup integrados disponíveis para uma melhor experiência de backup, um dos quais é a desduplicação de backup do Windows Server. Se você quiser saber como usá-lo, este artigo de Miniferramenta dará um guia.
Desduplicação de backup do Windows Server
O Windows Server fornece o recurso de eliminação de duplicação de dados para otimizar o espaço livre para seus volumes. Esse recurso pode eliminar os dados repetitivos, verificando cada parte do seu volume, realizando a desduplicação de dados do Windows Server. É um método ideal para algumas operações computacionais complicadas e redundantes, especialmente backup de dados .
Para economizar tempo, as pessoas definirão um ponto no tempo permitindo backups automáticos . Se o backup completo for a escolha anterior no processo de backup regular, seus dados serão copiados repetidamente na unidade de destino, consumindo cada vez mais espaço e recursos. Quando você inicia a recuperação, ocorre um desastre – dados repetidos ficam lotados onde estão.
É por isso que chamamos esse recurso – desduplicação de backup do Windows Server – de bastante vital para usuários que estão acostumados a aplicar backups regulares. É uma sorte para os usuários do Windows Server 2012 e versões posteriores porque a desduplicação de dados foi adicionada como um novo recurso desde então.
Quando você habilita a desduplicação, sua solução de backup desduplica os backups e os salva em um armazenamento gerenciado. Um local de armazenamento onde a desduplicação está habilitada é chamado de armazenamento com desduplicação. Se você permitir fontes e destinos de backup com o recurso de desduplicação de dados, você poderá maximizar a utilização de recursos.
Como instalar e habilitar a desduplicação de dados do Windows Server?
Antes de começar a usar o recurso de eliminação de duplicação de dados, você precisa instalá-lo usando o Windows Server Manager ou o PowerShell. Depois disso, você precisa habilitar o recurso.
No guia a seguir, tomaremos o Windows Server 2016 como exemplo para deixar isso claro. Confira e siga as instruções para tentar a desduplicação de dados do Windows Server.
Como instalar a desduplicação de dados do Windows Server?
Existem dois métodos para usuários do Windows Server – via Server Manager ou PowerShell.
Como instalar a desduplicação de dados por meio do Manager Server?
Comparado ao PowerShell, o Manager Server é o que os usuários preferem usar e as etapas são cada vez mais facilitadas. Vamos ver como trabalhar nisso.
Passo 1: Clique no Procurar ícone na bandeja do sistema e digite Gerenciador do Servidor em busca. Escolha o resultado em Melhor partida abrir Gerenciador do Servidor .
Etapa 2: clique Gerenciar na barra de menu superior e escolha Adicionar funções e recursos .
Etapa 3: no assistente pop-up, clique em Funções de servidor no painel esquerdo. Se estiver esmaecido, você pode clicar Seleção de Servidor e então a próxima opção estará disponível.
Etapa 4: expanda o Serviços de arquivo e armazenamento (1 de 12 instalados) opção e, em seguida, expanda o Serviços de arquivo e iSCSI seção.
Etapa 5: marque a opção de Deduplicação de dados e clique Adicionar recursos na janela pop-up.
Passo 6: Em seguida, clique Próximo > Próximo até o Instalar opção está ativa no Confirmação guia e clique em Instalar .
Como instalar a desduplicação de dados via PowerShell?
Se você está acostumado a executar comandos ao emitir pedidos, pode tentar as etapas a seguir para instalar a eliminação de duplicação de dados. Os comandos estão disponíveis para usuários do Windows Server 2016 e dispositivos posteriores ou PCs com as Ferramentas de Administração de Servidor Remoto (RSAT) instaladas.
Etapa 1: digite PowerShell em Procurar e clique com o botão direito em Windows PowerShell escolher Executar como administrador .
Passo 2: Agora você pode digitar este comando e pressionar Digitar para executar o comando.
Install-WindowsFeature -Name FS-Data-Deduplication
Como habilitar a desduplicação de dados do Windows Server?
Agora, você instalou o recurso de desduplicação de dados do Windows Server e, para a próxima etapa, iremos orientá-lo para habilitá-lo.
Etapa 1: abrir Gerenciador do Servidor e clique Serviços de arquivo e armazenamento no painel esquerdo.
Etapa 2: na próxima página, escolha Volumes no painel esquerdo e clique com o botão direito no volume desejado para selecionar Configurar a desduplicação de dados… .
Etapa 3: então você precisa escolher seu tipo de uso no menu suspenso, incluindo, Servidor de arquivos de uso geral , Servidor de infraestrutura de desktop virtual (VDI) , e Servidor de backup virtualizado (como o Microsoft Data Protection Manager).
Passo 4: Você também pode definir outras configurações e opções nesta janela. Esses incluem:
- Idade personalizada dos arquivos a serem desduplicados
- Extensões de arquivo personalizadas a serem excluídas
- Pastas e arquivos personalizados para excluir
Além disso, você pode clicar Definir cronograma de desduplicação… para criar um cronograma para otimização de rendimento. Existem opções personalizadas disponíveis para otimizar o processo em segundo plano usado para executar a desduplicação de dados.
Quando terminar, clique Aplicar> OK para salvar as alterações. Depois de retornar às configurações de desduplicação de volume, você ainda precisará clicar Aplicar> OK para mudanças.
Como usar a desduplicação de backup do Windows Server?
O conteúdo acima apresentou como instalar e ativar o recurso de eliminação de duplicação de dados. Se quiser fazer backup de um volume desduplicado, você pode iniciar o backup de dados usando o Backup do Windows Server após habilitar o recurso.
Em primeiro lugar, certifique-se de ter instalado o Backup do Windows Server em seu servidor e, caso contrário, siga os próximos passos para instalá-lo.
Etapa 1: Abra o Gerenciador do Servidor e clique em Gerenciar na barra superior para escolher Adicionar funções e recursos .
Passo 2: Vá para o Características guia e role para baixo na Características caixa para localizar e verificar Backup do Windows Server .
Etapa 3: clique Próximo> Instalar para iniciar o processo. Você precisa esperar um pouco até ver a nota de instalação bem-sucedida aparecer.
Agora, você pode começar a fazer backup de seus dados seguindo as etapas a seguir.
Etapa 1: em Gerenciador do Servidor , clique Ferramentas > Backup do Windows Server e então você será direcionado para uma nova janela.
Passo 2: Em seguida, clique Faça backup uma vez… no painel direito e escolha Opções diferentes > Próximo na janela pop-up.
Etapa 3: escolha Personalizado e clique Próximo . Aqui, clique Adicionar itens para selecionar as partições e arquivos desejados e escolher Configurações avançadas para otimização. Ao terminar, clique Próximo para o movimento seguinte.
Se você deseja realizar um backup do Windows Server e uma recuperação bare metal, você pode verificar este artigo: O que é recuperação bare metal de backup do Windows Server? Respondidas .
Passo 4: Neste movimento, escolha o tipo de armazenamento para o backup. Aqui você pode escolher unidades locais ou pasta compartilhada remota e clicar Próximo para escolher o destino do backup. O destino deve ser a unidade em que você ativou o recurso de eliminação de duplicação de dados.
Passo 5: Em seguida, no Confirmação aba, clique Cópia de segurança para iniciar a tarefa.
Se você for usuário do Windows Server 2022, pode seguir este guia para fazer backup de arquivos: Como fazer backup de arquivos do Windows Server 2022? Aqui estão 2 maneiras .
Como restaurar o backup do Windows Server?
Com este backup, você pode restaurar os dados perdidos necessários e, ao mesmo tempo, sempre que iniciar a recuperação, os dados repetitivos serão desduplicados. Obviamente, você pode ativar a desduplicação de dados em cada volume para que o espaço de armazenamento da unidade possa ser utilizado ao máximo.
Então, como restaurar o backup do Windows Server? Aqui está um guia para você.
Etapa 1: inicie o backup do Windows Server e entre Backup local , clique Recuperar… de Ações caixa.
Passo 2: Em seguida, você pode seguir as instruções na tela para iniciar o processo de recuperação. Se o seu backup estiver armazenado no dispositivo, escolha Este servidor e clique Próximo .
Etapa 3: Selecione a data de um backup a ser usado para recuperação e tipo de recuperação. Após as opções, você pode escolher os itens certos para recuperar e clicar Próximo para especificar opções de recuperação.
Passo 4: Quando você for solicitado a Confirmação aba, clique Recuperar para iniciá-lo.
Quais são as limitações da desduplicação no Windows Server?
A desduplicação de dados do Windows Server começa na versão Server 2012 e após várias atualizações, agora possui recursos mais avançados disponíveis. Mesmo assim, ainda existem algumas limitações em comparação com outros softwares de backup com desduplicação.
Por exemplo, a desduplicação de dados do Windows Server suporta apenas tamanhos de volume de até 64 TB e arquivos de até 1 TB para desduplicação, que é definida para usuários do Windows Server 2016. No entanto, antes da versão, arquivos com tamanho próximo a 1 TB não eram bons candidatos para desduplicação.
Nas próximas partes será apresentada outra excelente alternativa.
Melhor alternativa – MiniTool ShadowMaker
Você pode achar que o processo de instalação e ativação do recurso de eliminação de duplicação de dados é complicado. Aqui, temos um método mais fácil para garantir a desduplicação de backup no Windows Server – use o MiniTool ShadowMaker.
MiniTool ShadowMaker é software de backup gratuito disponível para Windows e Windows Server. Com a ajuda deste software, você pode arquivos de backup , pastas, partições, discos e seu sistema. Além disso, MiniTool desenvolve Configurações de agendamento e Esquema de backup para uma melhor experiência de backup.
Entre eles, o Esquema de Backup oferece opções Completas, Incrementais e Diferenciais para diferentes tipos de backups . Os dois últimos tipos ajudam apenas a fazer backup dos dados adicionados ou alterados, mas possuem algumas nuances que os usuários precisam distinguir.
- Incremental : O backup incremental significa fazer backup de todos os arquivos que foram alterados desde a última operação de backup de qualquer tipo de backup.
- Diferencial : backup diferencial refere-se ao backup dos únicos arquivos alterados ou dados recém-adicionados desde o último backup completo.
Além disso, você pode definir um ponto de tempo para iniciar os backups automáticos como diário, semanal, mensal e em evento.
Dessa forma, você terá mais opções em comparação ao Backup do Windows Server para finalizar seu backup. Você pode baixar e instalar este programa clicando no botão a seguir.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 1: Após a configuração da instalação, você pode iniciar o programa e clicar Continue o teste para entrar na interface.
Etapa 2: no Cópia de segurança guia, as partições relacionadas ao sistema foram selecionadas por padrão. Se você quiser alterar a origem do backup, clique no botão FONTE seção para escolher Pastas e arquivos ou Disco e partições . Você pode encontrar e escolher o que deseja fazer backup e clicar OK para salvar as alterações.
Etapa 3: então você pode clicar no DESTINO seção para escolher onde você deseja armazenar o backup. Aqui, você tem quatro opções – Do utilizador , Computador , Bibliotecas , e Compartilhado . Se quiser fazer backup de dados em um disco rígido externo, você deve conectar a unidade ao seu dispositivo antes de iniciar o programa.
Etapa 4: para atingir a mesma finalidade da eliminação de duplicação de dados, você pode clicar no botão Opções recurso e mude a guia para Esquema de backup . Ative o botão e escolha um tipo de desduplicação de backup – Incremental ou Diferencial .
Você também pode configurar quantas versões mais recentes do arquivo de imagem de backup devem ser retidas sempre.
Além do recurso, você também pode mudar para Configurações de agendamento para ativar backups automáticos, que podem ser usados em combinação com um backup incremental ou diferencial.
Passo 5: Depois de tudo isso, você pode iniciar o backup clicando em Faça backup agora . Como alternativa, quando for solicitado a acessar a guia Gerenciar, onde você pode ver a tarefa de backup, você pode clicar no ícone de três pontos para escolher Editar esquema e ative o recurso para definir as configurações.
Conclusão
Ao usar o recurso de desduplicação de backup do Windows Server, os usuários podem economizar recursos reduzindo as cópias duplicadas de dados repetitivos. Além do Backup do Windows Server, você pode usar o MiniTool ShadowMaker para realizar a desduplicação de backup do Windows Server, o que será mais facilitado e mais recursos estarão disponíveis.
Se você tiver algum problema ao usar o MiniTool ShadowMaker, entre em contato conosco pelo e-mail [e-mail protegido] . Temos uma equipe de suporte profissional para resolver suas preocupações. Experimente este utilitário e ele não o decepcionará.