CHKDSK vs ScanDisk vs SFC vs DISM Windows 10 [Diferenças] [Dicas de MiniTool]
Chkdsk Vs Scandisk Vs Sfc Vs Dism Windows 10
Resumo:
As ferramentas gratuitas integradas do Windows 10 CHKDSK, ScanDisk, SFC Scannow, DISM podem ajudá-lo a verificar e corrigir erros de disco e reparar arquivos de sistema corrompidos do Windows 10. Verifique as diferenças entre CHKDSK, ScanDisk, SFC Scannow e DISM, bem como quando e como usar cada ferramenta. Software MiniTool oferece gerenciador de partição de disco rígido gratuito, software de backup e restauração do sistema, software de recuperação de dados, etc., se necessário.
Navegação rápida :
O Windows oferece algumas ferramentas fáceis integradas para permitir que você escaneie e disco de reparo erros em seu computador com Windows 10, entre os quais CHKDSK, ScanDisk, SFC Scannow, DISM são populares.
CHKDSK vs ScanDisk vs SFC Scannow vs DISM, qual é a diferença entre eles? O que cada ferramenta faz e como executar o CHKDSK e as outras três ferramentas para reparar Windows 10 erros?
Este tutorial ajuda você a descobrir as diferenças entre CHKDSK e ScanDisk, SFC Scannow e DISM. O guia do usuário detalhado dessas quatro ferramentas também está incluído abaixo.
O que é o CHKDSK?
CHKDSK , assim como o nome indica, significa Verificar disco. É uma ferramenta de linha de comando integrada no Windows 10/8/7 e no sistema DOS. Você pode executar o CHKDSK no prompt de comando do Windows.
O que o CHKDSK faz? O CHKDSK foi projetado para verificar a integridade do sistema de arquivos da partição do disco, examinar e corrigir erros detectados do sistema de arquivos lógicos no disco rígido. De vez em quando, executar uma verificação CHKDSK pode ajudar a evitar problemas maiores e ajudar evitar perda de dados no futuro.
O CHKDSK também pode verificar todo o disco rígido em busca de setores defeituosos . Os setores defeituosos geralmente vêm com dois tipos: setores defeituosos graves e setores defeituosos. Setores defeituosos são geralmente causados por dados danificados, enquanto setores defeituosos são geralmente causados por danos físicos ao disco. O CHKDSK tenta reparar setores defeituosos e marca os setores defeituosos para que não sejam mais usados.
Se você achar que o disco rígido do seu computador está funcionando de forma estranha, é melhor executar o comando CHKDSK para realizar uma varredura de disco e reparar possíveis erros, caso você sofra uma grande perda de dados no futuro. (Relacionado: Recuperar os arquivos )
CHKDSK / F ou / R | Diferença entre CHKDSK / F e CHKDSK / RQuer saber como usar CHKDSK / f ou / r para verificar e corrigir erros no disco rígido? Verifique a diferença entre CHKDSK / fe CHKDSK / r. Aprenda a executar o CHKDSK / f / r Windows 10.
consulte Mais informaçãoComo executar o comando CHKDSK no Windows 10 para corrigir erros de disco
Você pode executar o CHKDSK no prompt de comando do Windows ou no PowerShell. Veja como executar o CHKDSK no Windows 10 abaixo para corrigir erros no disco rígido.
- pressione Windows + R , tipo cmd na caixa Executar e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir prompt de comando elevado .
- Em seguida, você pode digitar chkdsk *: / f , chkdsk *: / r , chkdsk *: / f / r , ou chkdsk *: / f / r / x comando com base em sua necessidade na janela do prompt de comando e pressione Entrar para começar a executar o CHKDSK. (Observação: você deve substituir “*” nesses comandos pela letra exata da unidade da partição do disco.)
Dica: Cada opção no comando CHKDSK pode fazer coisas diferentes. Por exemplo, a opção / f detecta e corrige erros de disco, a opção / r verifica se há setores defeituosos e a opção / x força a unidade a desmontar primeiro. (Relacionado: A correção do CHKDSK não pode bloquear a unidade atual )
Se você encontrar erros não especificados ao executar o CHKDSK no Windows 10, poderá verificar este tutorial para algumas soluções: 9 dicas para corrigir o CHKDSK, um erro não especificado ocorreu no Windows 10 .
O que é o ScanDisk?
ScanDisk , também desenvolvido pela Microsoft, foi introduzido pela primeira vez no MS-DOS 6.2 e é compatível com o Windows 9x. É o predecessor do CHKDSK. No Windows 95 e nos sistemas Windows 9x mais recentes, o ScanDisk possui uma interface gráfica do usuário.
O que o ScanDisk faz? O ScanDisk também pode verificar e reparar erros do sistema de arquivos do disco. Ele também pode reparar arquivos com referência cruzada.
No entanto, o ScanDisk não pode verificar unidades de disco NTFS, mas apenas unidades FAT como FAT32, FAT16 e FAT12.
Como executar o ScanDisk no Windows para corrigir erros de disco
- Você pode clicar Começar botão no Windows 98 ou 95 e clique no Corre opção.
- Próximo tipo ScanDisk na caixa Executar e pressione Entrar para abrir a janela do ScanDisk.
- Selecione a unidade que deseja verificar e selecione a opção Padrão ou Completo e clique em Começar para começar a digitalização.
CHKDSK vs ScanDisk: diferenças
1. O sistema compatível de CHKDSK e ScanDisk é diferente. O ScanDisk é compatível apenas com versões mais antigas do Windows, como o Windows 9x, enquanto o CHKDSK é compatível com todas as versões mais recentes do Windows, como o Windows 10/8/7. O CHKDSK é o sucessor do ScanDisk. O ScanDisk foi descontinuado após o Windows XP. Você não consegue encontrar o ScanDisk no Windows 10 e ele foi substituído pelo CHKDSK.
2. O formato do sistema de arquivos em disco compatível é diferente. O CHKDSK pode permitir que você verifique os discos NTFS e FAT, enquanto o ScanDisk só permite que você verifique os discos FAT.
3. Alguns de vocês se perguntam como executar o CHKDSK em todas as unidades. Infelizmente, o CHKDSK não tem opção de comando para verificar todas as unidades de uma vez, enquanto o ScanDisk tem um comando “/ all” para permitir que você verifique e repare todas as unidades locais do computador de uma vez.
4. Tanto o CHKDSK quanto o ScanDisk são fáceis de usar. Mas o ScanDisk tem uma interface GUI no Windows 95 e mais recente e contém mais opções de configuração.
Veredito: Tanto o CHKDSK quanto o ScanDisk podem ajudá-lo a verificar e corrigir erros de disco. No entanto, Windows CHKDSK vs ScanDisk, CHKDSK vence, uma vez que é mais recente, compatível com Windows 10/8/7 e suporta digitalização de disco de sistema de arquivo mais recente, como disco NTFS.
Melhor alternativa gratuita de CHKDSK / ScanDisk - Assistente de partição MiniTool
Se você não consegue executar o CHKDSK ou o ScanDisk, ou o CHKDSK leva muito tempo para verificar, você pode adotar uma maneira mais rápida de verificar e corrigir erros de disco.
Assistente de partição MiniTool é um gerenciador de partição de disco rígido gratuito para Windows 10/8/7. Ele permite que você verifique e corrija erros de disco facilmente e verifique se há setores defeituosos em alta velocidade. Discos NTFS e FAT são ambos suportados.
Além disso, esta ferramenta também permite criar / excluir / estender / redimensionar / limpar / formatar partição, converter formato de disco, migrar sistema operacional Windows, testar velocidade do disco rígido , analisar o uso de espaço no disco rígido, etc.
Baixe gratuitamente MiniTool Partition Wizard no computador Windows e aprenda como usá-lo para verificar e corrigir erros de disco abaixo.
- Inicie o Assistente de partição MiniTool. Em sua IU principal, você pode selecionar o disco e a partição que deseja verificar.
- Em seguida, você pode clicar com o botão direito na partição de destino e escolher Verificar sistema de arquivos -> verificar e corrigir erro do sistema de arquivos e clique Começar para começar a digitalizar e corrigir erros de disco. Você também pode encontrar a opção Verificar Sistema de Arquivos no painel esquerdo na seção Verificar Partição. Para verificar os setores defeituosos do disco, você pode escolher Teste de superfície opção.
O que é SFC Scannow?
Existe outro utilitário de comando do Windows chamado SFC Scannow que alguns de vocês podem ser confundidos com CHKDSK.
SFC é a abreviação de Verificador de arquivos do sistema. Assim como o próprio nome explica, a ferramenta Verificador de arquivos do sistema ajuda a verificar e reparar corrupções nos arquivos de sistema do Windows.
Se o seu computador Windows estiver funcionando de maneira anormal ou travar com frequência, você pode suspeitar que há algumas corrupções relacionadas aos arquivos do sistema. Você pode correr Comando SFC para verificar e reparar automaticamente arquivos de sistema danificados ou ausentes em seu computador com Windows 10.
Como executar o comando SFC no Windows para reparar arquivos do sistema
- Pressione Windows + R, digite cmd e pressione Ctrl + Shift + Enter para executar o Prompt de Comando como administrador.
- Próximo tipo sfc scannow na janela do Prompt de Comando e pressione Enter para começar a verificar e reparar arquivos de sistema corrompidos no Windows 10. Se desejar apenas verificar, mas não reparar os arquivos de sistema corrompidos, você pode digitar sfc / verifyonly comando.
SFC Scannow vs CHKDSK: diferenças
Tanto o CHDSK quanto o SFC Scannow são utilitários de linha de comando integrados do Windows e são suportados pelo Windows 10/8/7. Você pode usá-los para verificar e corrigir erros do computador, mas suas funções são diferentes.
Para verificar e corrigir erros no disco rígido ou explorar setores defeituosos no disco, você deve executar o CHKDSK. Para detectar, reparar e restaurar arquivos de sistema corrompidos, você deve executar o comando SFC Scannow.