O que é inicialização a partir de LAN/rede e como inicializar a partir da rede
What S Boot From Lan Network Booting How Boot From Network
Este artigo apresenta principalmente uma maneira incomum de inicializar um computador a partir de uma LAN/rede ou de um computador/servidor/desktop/PC remoto. Ele define o que é inicialização da LAN e como funciona. Além disso, usa um exemplo baseado no software MiniTool. Continue lendo para mais detalhes!Nesta página :- O que significa inicializar da LAN?
- Caso de uso de inicialização de rede
- Suporte de hardware do Netboot
- Inicialização Intel PXE para LAN
- Como inicializar a partir da LAN?
- Inicialize pela LAN com MiniTool ShadowMaker PXE
- Como instalar o sistema operacional por meio de inicialização de rede?
- Inicialização Wake on LAN
O que significa inicializar da LAN?
A inicialização a partir da LAN (rede local), também conhecida como inicialização a partir da rede, é um processo que permite a um computador inicializar e carregar um sistema operacional (SO) ou outros aplicativos diretamente da LAN sem qualquer dispositivo de armazenamento local, como CD ROM , SALA DE DVD , unidade flash USB ou disquete .
O que é inicialização de rede?
A inicialização pela rede, abreviada como netboot, é o processo de inicializar um computador a partir de uma rede em vez de um disco local. Este método de inicialização pode ser aplicado a computadores gerenciados centralmente (thin clients), como máquinas públicas em cibercafés ou escolas, estações de trabalho sem disco, bem como roteadores.
Pontas:
Estado mínimo do processador Windows 10/11: 5%, 0%, 1%, 100% ou 99%
Caso de uso de inicialização de rede
A inicialização pela rede pode ser usada para centralizar o gerenciamento do armazenamento do disco rígido, o que os defensores afirmam poder reduzir despesas de capital e manutenção. Também pode ser aplicado em computação em cluster, em que os nós podem não possuir unidades locais. No final da década de 1980 e início da década de 1990, a inicialização pela rede era usada para economizar o custo de um disco rígido, pois um disco rígido de tamanho decente custaria milhares de dólares, o que é quase o preço de uma CPU.
A inicialização pela rede também é usada para instalações de sistema autônomas. Em tal situação, um sistema auxiliar inicializado pela rede é usado como plataforma para executar a instalação autônoma e orientada por script do sistema operacional pretendido no computador de destino. as implementações desse aplicativo para Windows e Mac OS X existem como Serviço de implantação do Windows e NetInstall respectivamente.
Suporte de hardware do Netboot
Quase todos os desktops e laptops modernos oferecem uma opção de inicialização a partir da LAN em seus BIOS ou UEFI através do PXE (Ambiente de Execução de Pré-inicialização). Os sistemas Mac PowerPC (G3 – G5) pós-1998 também podem inicializar a partir do firmware ROM do Novo Mundo para um disco de rede via NetBoot. Já os computadores pessoais mais antigos que não possuem firmware de inicialização de rede, eles podem contar com uma unidade flash ou disquete, que contém software, para inicializar a partir da rede.
Revisão: O que é reiniciar no Bootloader e como usar o modo BootloaderO que significa reiniciar o bootloader? Por que precisa reiniciar o bootloader? Como entrar no modo bootloader? O que você pode fazer no modo bootloader? As respostas estão aqui!
consulte Mais informaçãoInicialização Intel PXE para LAN
Em computadores com arquitetura Intel, a inicialização pela rede é habilitada com o padrão PXE. O PXE estende os recursos do BIOS para que possa executar o software diretamente da LAN. Hoje em dia, o suporte PXE é tão comum que você pode encontrá-lo em qualquer máquina moderna que venha com um conector Ethernet chamado RJ45, que possibilita inicializar um PC baseado em Intel a partir da rede sem a necessidade de gravar uma EEPROM (Eletricically Erasable Programmable Read). -Somente Memória) na sua placa de rede como o que você fazia no passado.
Como habilitar a inicialização PXE para desktop boards Intel? Nas Desktop Boards Intel que suportam PXE, você pode definir a rede como um dispositivo de inicialização. Agora, vamos ver como inicializar a partir da LAN integrada.
- Imprensa F2 continuamente quando você liga sua máquina até que ela entre na configuração do BIOS.
- Navegue até o Menu de inicialização .
- Habilitar Inicialize na rede .
- Imprensa F10 para salvar as alterações e sair da configuração do BIOS.
- Reinicie o seu computador e pressione F12 durante o POST para inicializar a partir de um servidor remoto na LAN.
Como inicializar a partir da LAN?
O processo de inicialização pela rede é assim. O software inicial a ser executado é carregado a partir de um servidor na rede. Para redes IP, normalmente, isso é feito usando o TFTP (Trivial File Transfer Protocol). O servidor a partir do qual carregar o software inicial é frequentemente encontrado através da transmissão de um DHCP (Protocolo de configuração de host dinâmico) ou solicitação de protocolo Bootstrap.
Normalmente, esse software inicial não é uma imagem completa do sistema operacional a ser carregado, mas uma pequena rede gerenciador de inicialização programa como o PXELINUX que pode implantar um menu de opções de inicialização e então carregar a imagem completa invocando o bootloader de segundo estágio correspondente.
Antes do IP se tornar o principal protocolo da Camada 3, o RIPL (Remote Initial Program Load) da IBM e o NCP (NetWare Core Protocol) da Novell eram amplamente usados para inicializar a partir da Internet. Suas implementações de cliente também cabem em ROMs menores que o PXE. Tecnicamente, a inicialização pela rede pode ser aplicada em qualquer protocolo de compartilhamento de recursos ou transferência de arquivos. Por exemplo, NFS (Network File System) é preferido pelas variantes BSD (Berkeley Software/Standard Distribution).
A seguir, vamos explicar detalhadamente o processo de inicialização do BIOS.
Quando o computador é ligado e inicia a execução do sistema operacional, ele passa por uma série de operações antes de finalmente iniciar o sistema operacional. O sistema é um programa de inicialização sofisticado que assume controle total do PC. No entanto, um programa de inicialização também pode ser um aplicativo muito simples, como uma ferramenta de diagnóstico de memória.
3 maneiras: criar imagem ISO do Windows 10/11 a partir de uma instalação existenteComo criar uma imagem ISO do Windows 10/11 a partir de uma instalação existente? Como criar um ISO inicializável de uma instalação existente do Windows? Como usar o ISO do Windows 10/11?
consulte Mais informaçãoEtapa 1. O computador é ligado
A máquina é ligada depois que você pressiona o botão liga/desliga no gabinete host.
Passo 2. Inicialização de Hardware
Em seguida, o BIOS realiza um inventário de todos os componentes do computador, como CPU, memória e discos rígidos.
Etapa 3. Autotestes
A seguir, todos os componentes detectados pelo BIOS passarão por um procedimento de autoteste para garantir que estão funcionando corretamente. Se um dos componentes falhar e for necessário para a operação básica, seu PC fará uma série de bipa e pare de trabalhar. Somente quando todos os problemas forem resolvidos, o BIOS passará para a próxima etapa para descobrir ROMs opcionais adicionais.
Etapa 4. O computador para
Se o seu PC terminar nesse estado, ele travará para sempre ou desligará sozinho, o que depende de como ele entrou nesse estado e de como o BIOS está configurado para reagir quando se deparar com esse estado.
Etapa 5. Encontre dispositivos integrados e ROMs opcionais
Durante o processo, o BIOS detectará todas as extensões disponíveis, que geralmente estão incorporadas no firmware do BIOS ou gravadas em uma EEPROM ou chip flash em uma de suas placas complementares. Entre essas placas, você pode ver o prompt nas placas de rede que permite decidir qual tipo de protocolo de inicialização deve suportar, PXE ou RPL (Remote Program Load).
Normalmente, as ROMs opcionais não devem fazer nada sofisticado nesse ponto, exceto inicializar o hardware, executar autotestes e configurar o ponto de entrada do serviço de inicialização (BBS). E você poderá selecionar qual serviço de inicialização tentar primeiro pressionando uma tecla de atalho que varia de acordo com o fabricante. F12 é o mais comum.
[Completa] Lista de Samsung Bloatware seguros para remoçãoO que é bloatware? Quais são as listas de bloatware da Samsung que podem ser removidas com segurança? Como criar sua própria lista de bloatware Samsung? Leia as respostas aqui!
consulte Mais informaçãoEtapa 6. Inicie o primeiro serviço de inicialização
Agora, o aplicativo indicado pelo ponto de entrada do serviço de inicialização é iniciado. Neste momento o controle passa para o serviço de boot que inicia seu processo de descoberta de um programa de boot.
Etapa 7. O serviço de inicialização descobre o programa de inicialização
Diferentes serviços de inicialização procuram as ferramentas de inicialização de maneiras diferentes. Já a placa de rede que utiliza o padrão PXE, ela realizará uma solicitação DHCP para encontrar seu endereço IP e localização do software de inicialização. Se um local for anunciado, uma solicitação TFTP será executada para buscar o programa de inicialização, comumente chamado de programa de inicialização de rede (NBP).
Etapa 8. Remova o primeiro serviço de inicialização ou coloque-o no final da lista de inicialização
Se o serviço de inicialização não conseguir encontrar um aplicativo de inicialização válido, o serviço de inicialização será encerrado e o controle retornará ao BIOS. O BIOS passará para o próximo serviço de inicialização em sua lista. Se o BIOS removerá o dispositivo de inicialização com falha ou o colocará no final da lista depende dos fornecedores do BIOS.
Etapa 9. Descubra os serviços de inicialização adicionais disponíveis
Se houver mais serviços de inicialização disponíveis, o próximo na lista de inicialização será iniciado. Caso contrário, o computador irá parar.
Etapa 10. Inicie o programa de inicialização
Agora, o programa de inicialização controla o computador completamente. Ele começará a fazer tudo o que deveria fazer. Depois que o programa de inicialização tiver executado todas as tarefas que deveria realizar, ele entregará o controle a um kernel do sistema. Um programa de inicialização que realiza esse trabalho é conhecido como bootloader.
Em seguida, o kernel do sistema operacional realizará uma descoberta completa do hardware conectado ao sistema e começará a fazer tudo o que foi projetado para fazer.
Inicialize pela LAN com MiniTool ShadowMaker PXE
MiniTool ShadowMaker é um software de backup profissional e confiável que também permite inicializar computadores clientes na LAN a partir de um PC host usando seu recurso PXE. Vamos ver como isso funciona.
Avaliação do MiniTool ShadowMakerClique para fazer o download100%Limpo e Seguro
1. Baixe, instale e inicie o MiniTool ShadowMaker na máquina host.
2. Se solicitar compra, clique no botão Continue o teste opção.
3. Em seguida, ele entrará em sua interface de usuário (IU) principal. Aí, vá para o Ferramentas aba.
4. Na guia Ferramentas, selecione PXE .
5. Na próxima janela do Cliente PXE, clique no botão Começar botão para iniciar o serviço PXE.
6. Você pode usar o Configurações para especificar o endereço IP inicial dos clientes, quantos clientes podem ser iniciados a partir deste serviço de inicialização, o IP do roteador, bem como a máscara.
7. Inicialize o computador cliente na mesma LAN da máquina host em BIOS e altere seu primeiro serviço de inicialização para PXE .
8. Reinicie o cliente e ele será inicializado da LAN no Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE) com o MiniTool ShadowMaker incluído. E ele abrirá automaticamente o MiniTool ShadowMaker após a contagem regressiva de 15 segundos. Se você não quiser iniciar o programa, basta clicar Cancelar .
9. Finalmente você chegará na tela do Carregador MiniTool PE . Lá você pode iniciar o MiniTool ShadowMaker, reiniciar o PC, desligar o PC, carregar drivers, usar o console de comando e iniciar o Microsoft iSCSI Initiator.
10. Inicialize outros clientes com as mesmas instruções começando na etapa 7.
Retorne ao computador host e você verá quantos clientes foram inicializados a partir deste serviço PXE e seus endereços IP e portas temporários.
Como instalar o sistema operacional por meio de inicialização de rede?
Se o computador cliente estiver vazio ou seu sistema original estiver danificado, você poderá contar com a inicialização pela rede para instalar sistemas nele. O guia a seguir se aplica ao Windows 7/8/8.1/10/11.
Se você tiver uma mídia de instalação do Windows, basta conectá-la ao computador cliente de destino, inicializá-la pela LAN e instalar o sistema operacional no cliente com a mídia de instalação.
Se você não tiver um disco de instalação, você pode criar um backup do sistema com o MiniTool ShadowMaker em um computador funcional e salve a imagem de backup em um disco portátil. Em seguida, conecte o disco portátil ao cliente e inicialize o cliente com o serviço MiniTool ShadowMaker PXE seguindo as etapas acima. Por fim, no cliente de destino, restaure o sistema em seu disco rígido usando o utilitário Universal Restore do MiniTool ShadowMaker.
Avaliação do MiniTool ShadowMakerClique para fazer o download100%Limpo e Seguro
Inicialização Wake on LAN
Wake-on-LAN ( WoL ) é um padrão de rede de computadores Ethernet ou Token Ring que permite que um computador seja despertado ou ligado por uma mensagem de rede. normalmente, a mensagem é enviada ao computador de destino por um programa executado em um dispositivo conectado à mesma LAN. Também é possível iniciar a mensagem de outra rede usando transmissões direcionadas à sub-rede em um serviço de gateway WoL.
Termos equivalentes incluem despertar na LAN, ligar pela LAN, ligar pela LAN, retomar na LAN, retomar pela LAN, despertar remoto e despertar na WAN (Wide Area Network). Se o PC que está sendo ativado estiver se comunicando via Wi-Fi, um padrão suplementar chamado Wake on Wireless LAN (WoWLAN) deverá ser empregado.
Os padrões WoL e WoWLAN são geralmente complementados por fornecedores para oferecer serviços sob demanda com protocolo transparente, como o Apple Bom dia função wake-on-demand (Sleep Proxy).
Artigo relacionado:
- Como baixar efeitos sonoros de vídeo do YouTube e adicioná-los ao vídeo?
- Você pode usar o filtro em videochamadas do Snapchat? Sim ou não?
- [3 maneiras] Como ver/visualizar/ler/ver mensagens antigas do Snapchat?
- Como marcar/desmarcar fotos no Facebook e ocultar/ver fotos marcadas?
- [Guia gráfico passo a passo] Como cortar uma foto no iPhone/iPad?