Como configurar backups automáticos para unidade de rede no Windows 11 10
How To Set Up Automatic Backups To Network Drive In Windows 11 10
Este artigo sobre Solução MiniTool explicará por que configurar backups automáticos na unidade de rede é importante, as diferentes abordagens de backup e como fazer backup na unidade de rede por meio de histórico de arquivos, backup e restauração (Windows 7), OneDrive e uma solução confiável de terceiros - MiniTool Criador de sombras.
Por que você deve fazer backup em uma unidade de rede?
UM unidade de rede é um dispositivo de armazenamento que pode ser conectado a uma rede local (LAN) em um ambiente comercial ou doméstico. Por causa disso, muitas empresas e residências dependem dele para compartilhar arquivos com outras pessoas. Dentro de uma empresa, uma unidade de rede geralmente está localizada em um servidor ou dispositivo de armazenamento conectado à rede (NAS). Mas por que você precisa configurar backups automáticos na unidade de rede?
Para evitar perda de dados , fazer backup dos dados em uma unidade de rede é uma boa opção. Pastas ou unidades compartilhadas na rede são locais convenientes para backup de dados porque, se o seu computador estiver conectado à rede, você não precisará reservar espaço de armazenamento no computador e poderá acessar os dados com mais facilidade pela rede.
Neste guia, demonstraremos como criar backup automático de arquivos em uma unidade de rede.
Recursos de backup do Windows: histórico de arquivos e backup e restauração (Windows 7)
O Windows 10 oferece dois recursos distintos de backup de arquivos, nomeadamente Histórico de Arquivos e Backup e Restauração (Windows 7). Portanto, no Windows 10, você possui pelo menos três abordagens para criar backups automaticamente e restaurar seus arquivos e documentos para evitar que exclusões acidentais, mau funcionamento de hardware ou falhas de sistema prejudiquem seus dados.
Essas opções de backup vêm com características diferentes e você pode selecionar a mais adequada com base em seus requisitos.
Histórico de arquivos
O histórico de arquivos é uma função intrínseca ao sistema operacional Windows que permite fazer backup em uma unidade de rede ou unidade externa em vários intervalos ao longo do dia para evitar perda de dados. Este recurso opera verificando regularmente pastas específicas na Biblioteca e salvando os arquivos alterados.
Assim, mesmo no caso de uma situação inesperada, você pode restaurar facilmente para uma versão anterior. Você pode armazenar quantos backups seu espaço de armazenamento permitir, o que pode chegar a vários terabytes. Portanto, esta opção é particularmente significativa para usuários com um grande volume de dados (como vídeos, músicas, coleções de software e arquivos vitais).
Veja também: Como ativar ou desativar o histórico de arquivos no Windows? Veja aqui!
Backup e restauração (Windows 7)
Backup e restauração (Windows 7) é o segundo backup automático de arquivos opção apresentada pelo Windows 10. Este recurso não só suporta o backup regular de arquivos pessoais, mas também permite a criação de uma imagem completa do sistema, facilitando a restauração rápida para um estado anterior quando necessário.
Este processo envolve o backup de dados cruciais e definições de configuração em uma unidade portátil ou em uma pasta compartilhada em rede (como um diretório específico em um servidor NAS).
É semelhante ao Histórico de Arquivos, mas oferece mais flexibilidade, como escolher o que incluir e quando realizar a tarefa. No entanto, é importante notar que você só pode agendar um backup incremental uma vez por dia, uma semana ou um mês.
Isso implica que, se você perder um backup agendado, alguns dados recém-criados poderão não ser salvos a tempo. Essas cópias de backup são armazenadas principalmente localmente, para que possam proteger com eficácia contra os riscos de exclusão acidental, falhas de hardware e travamentos do sistema.
Agora é hora de ver como configurar backups automáticos para unidades de rede.
1. Backup do Windows 10 para unidade de rede por meio do histórico de arquivos
Passo 1. Abrir Configurações > Atualização e segurança > Backup .
Passo 2. No Faça backup usando o histórico de arquivos seção, clique no Mais opções botão abaixo. Então clique Veja configurações avançadas para abrir o painel de controle antigo.
Etapa 3. Clique Selecione unidade > Adicionar local de rede e selecione sua unidade de rede como destino de backup. Então o Faça backup automático dos meus arquivos switch será habilitado automaticamente.
Etapa 4. Clique Mais opções para especificar com que frequência fazer backup automático dos dados na unidade de rede (a cada hora é o padrão) e por quanto tempo manter os backups. Você também pode rolar para baixo para ver uma lista de pastas das quais será feito backup automaticamente, com controles para adicionar ou remover locais dessa lista.
Depois de concluir essas etapas, o recurso Histórico de arquivos do Windows configurou com êxito backups automáticos para unidades de rede e começará a fazer backup regularmente de seus arquivos.
Para restaurar seus dados, leia a postagem – Como restaurar arquivos com histórico de arquivos no Windows 10 – 3 etapas .
2. Configure backups automáticos para unidade de rede a partir de backup e restauração (Windows 7)
Alternativamente, você também pode usar o recurso Backup e Restauração (Windows 7) para criar backups automáticos de seus arquivos em uma unidade de rede.
Para criar backups automáticos de arquivos a partir desta ferramenta de backup, siga estas etapas:
Passo 1. Abrir Painel de controle > clique em Sistema e Segurança > selecione Backup e restauração (Windows 7) .
Etapa 2. Clique no Configurar backup opção sob o Faça backup ou restaure seus arquivos seção.
Etapa 3. Selecione o Economize em uma rede botão para escolher uma pasta compartilhada na rede para fazer backup de seus arquivos no Network Attached Storage (NAS) local. Clique no Próximo botão.
Pontas: Você também pode escolher outros locais onde deseja salvar o backup – por exemplo, um disco rígido externo ou uma unidade flash USB.Etapa 4. Selecione o Deixe-me escolher opção e clique no Próximo botão.
Etapa 5. Você pode limpar todas as seleções padrão para selecionar as pastas e locais com arquivos que deseja incluir no backup (por exemplo, área de trabalho, documentos, fotos, vídeos e pasta de downloads) em Computador . Clique no Próximo botão.
Etapa 6. Clique no Alterar cronograma botão e verifique o Execute o backup de acordo com uma programação opção. Em seguida, você pode especificar com que frequência fazer backup automático dos dados na unidade de rede e a que horas manter os backups e configurar backups automáticos na unidade de rede. Clique no OK botão.
Etapa 7. Clique no Salve as configurações e execute o backup botão.
Depois de concluir as etapas, o processo de backup começará pela primeira vez e, em seguida, os backups de acompanhamento serão realizados dentro do cronograma.
3. Maneira mais fácil de configurar backups automáticos em unidades de rede
É essencial escolher um software adequado para fazer backup automático de dados em unidades de rede ou discos rígidos externos ao usar o Windows 10 ou 11. Entre vários softwares de backup, o MiniTool ShadowMaker é altamente elogiado por seu desempenho notável e recursos flexíveis.
MiniTool ShadowMaker é um software de backup gratuito compatível com Windows 11/10/8/7 e oferece diversas soluções de backup flexíveis, tornando-o a escolha preferida de muitos usuários. Para usuários corporativos, sua versão avançada oferece suporte a Windows Server e Workstation.
Uma grande vantagem deste software é que ele simplifica o processo de backup. Você não precisa realizar as operações complexas das duas ferramentas de backup mencionadas. Eles podem definir automático backup de dados planeja salvar facilmente pastas ou arquivos específicos com informações importantes. Isto não só economiza tempo, mas também reduz o risco de perda de dados causada por erros humanos.
Além disso, o MiniTool ShadowMaker permite definir a frequência de execução conforme necessário, como diária, semanal ou mensal, para garantir que os dados estejam atualizados. Além disso, pode fazer backup de arquivos e pastas, o sistema, partições e todo o disco, clonando HDD para SSD ou mover o Windows para outra unidade. Vamos configurar backups automáticos na unidade de rede usando o MiniTool ShadowMaker.
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Passo 1. Após baixar e instalar esta ferramenta, abra-a e clique em Continue o teste para entrar em sua página inicial.
Passo 2. No Backup página, clique FONTE > Pastas e Arquivos para escolher os arquivos que deseja proteger. Então vá para DESTINO para selecionar sua unidade de rede como caminho de destino.
Pontas: Além de unidades de rede, discos rígidos externos, unidades flash USB, etc., são todos compatíveis.Etapa 3. Para definir um backup automático, você pode clicar Opções no canto inferior direito e ative Configurações de agendamento . Agora você pode escolher um momento para fazer backup de seus dados diariamente, semanalmente, mensalmente ou em eventos. Clique OK para continuar.
Pontas: Ofertas do MiniTool ShadowMaker três tipos de backups , incluindo backup completo, backup incremental e backup diferencial. Você pode configurar um esquema de backup para ativar o gerenciamento de disco excluindo versões de backup antigas.Etapa 4. Acertar Faça backup agora para iniciar um backup instantâneo.
Adição: crie backup de arquivos no Windows 10 a partir do OneDrive
Para a maioria dos usuários do Windows 10, OneDrive é sem dúvida uma solução de gerenciamento de dados muito conveniente e eficiente.
Ao fazer login e começar a salvar documentos e outros tipos de informações no serviço de nuvem OneDrive, a plataforma sincronizará e atualizará automaticamente seu banco de dados em tempo real. Isso significa que não importa onde você esteja, seja em casa ou em trânsito, desde que tenha uma conexão com a internet, você poderá acessar suas informações importantes a qualquer momento.
Ao mesmo tempo, como todos os dados são armazenados com segurança na nuvem, também fornece uma camada adicional de proteção, reduzindo efetivamente o risco de danos aos dispositivos físicos. Além disso, colaborar com outras pessoas para editar documentos torna-se muito mais fácil através do compartilhamento de links.
OneDrive oferece 5 GB de armazenamento em nuvem gratuito. Mas se precisar de mais espaço, você precisará adquirir uma assinatura do Microsoft 365 para obter acesso ao espaço de armazenamento total de 1 TB.
Na verdade, o OneDrive não pretende usar nenhuma parte da unidade de rede, mas aqui o comparamos com outros recursos de backup.
Para criar backups de arquivos automaticamente para o OneDrive no Windows 10, siga estas etapas:
Passo 1. Abra o aplicativo OneDrive e faça login na sua conta.
Etapa 2. Clique Ajuda e configurações > Configurações . Então, vá para Sincronizar e fazer backup > Gerenciar backup .
Etapa 3. Selecione as pastas para fazer backup na nuvem, incluindo área de trabalho, documentos e imagens. Em seguida, clique no Salvar alterações botão.
Estas etapas ajudam você a fazer backup de sua pasta de perfil no OneDrive.
Comparação das quatro ferramentas de backup
Depois de passar por todas essas informações, você deve estar se perguntando sobre as diferenças entre essas quatro ferramentas e qual delas selecionar para configurar backups automáticos na unidade de rede.
O Histórico de Arquivos tem uma limitação distinta: ele só faz backup de pastas na Biblioteca. Se você pretende fazer backup de arquivos em outras partições, deverá adicionar os necessários ao diretório específico e então poderá realizar o backup automático dos dados.
Para criar backup automático de arquivos, Backup e Restauração (Windows 7) é uma opção opcional, mas não permite o backup automático ao fazer login ou sair do sistema operacional como o MiniTool ShadowMaker faz.
Quanto ao OneDrive, embora forneça uma excelente solução que permite acessar arquivos de qualquer lugar com conexão à Internet e compartilhar arquivos facilmente com outras pessoas, ele não oferece o mesmo sistema abrangente ou recursos de imagem de disco que alguns softwares de backup profissionais. E o OneDrive também não oferece backup agendado.
Além disso, você pode frequentemente enfrentar problemas de falha na função de backup do Windows, como backup não está funcionando normalmente , o backup automático não funciona e não faz backup no horário agendado.
Como você pode perceber, o MiniTool ShadowMaker merece recomendação e teste porque é mais simples e flexível fazer backup automático de qualquer arquivo do computador para uma unidade de rede. De forma similar, backup do sistema , backup de partição e backup de disco podem ser realizados sem esforço.
Conclusão
Concluindo, os quatro tipos diferentes de soluções de proteção de dados têm vantagens e limitações únicas. Em aplicações práticas, você deve levar em consideração suas circunstâncias específicas, como a importância dos dados e se eles trabalham remotamente com frequência.
Então você pode escolher o método mais adequado para configurar backups automáticos na unidade de rede. Vale a pena tentar o MiniTool ShadowMaker.
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