O que é um controlador RAID e quais são as vantagens dele?
What Is Raid Controller
Você sabe o que é controlador RAID? Você sabe quais são os diferentes níveis de RAID? Se você não sabe e deseja encontrar as respostas para as perguntas acima, leia esta postagem para obter os detalhes. Esta postagem fornece a definição, as vantagens e também os diferentes níveis de controladores RAID.
Nesta página :- Controlador RAID
- Controladores RAID de hardware versus software
- Diferentes níveis de RAID
- Palavras Finais
Controlador RAID
Definição
O que é um controlador RAID? Um controlador RAID é uma placa ou chip localizado entre o sistema operacional e uma unidade de armazenamento (geralmente um disco rígido). Se quiser obter algumas informações sobre o RAID, você pode acessar o site oficial do MiniTool para encontrá-lo.
O que um controlador RAID faz? Eles virtualizam unidades em grupos diferentes com recursos específicos de proteção de dados e redundância. A interface front-end normalmente se comunica com o servidor por meio de um adaptador baseado em host (HBA). O back-end se comunica e gerencia o meio de armazenamento subjacente; geralmente é ATA, SCSI, SATA, SAS ou Fibre Channel.
HighPoint SSD7120 é um controlador RAID NVMe fantásticoHighPoint SSD7120 é uma placa RAID SSD Quad M.2 PCIe x16 NVMe inicializável que ajuda a acessar suas unidades NVMe M.2.
consulte Mais informaçãoOs controladores RAID são classificados por múltiplas características, incluindo tipos de unidades (como SATA ou SAS), níveis de RAID específicos e o número de portas e unidades suportadas. O controlador RAID não é um controlador de armazenamento. O controlador de armazenamento fornece o disco ativo ao sistema, enquanto o controlador RAID atua como um cache RAM e fornece funções RAID.
Vantagens
Agora, vamos ver as vantagens da placa controladora RAID. A arquitetura do controlador RAID baseado em hardware é mais cara que o RAID baseado em software, mas pode melhorar o desempenho do sistema sem erros de inicialização. As vantagens são as seguintes:
Memória cache
O RAID baseado em controlador normalmente fornece recursos adicionais memória cache para acelerar as operações RAID.
Processamento dedicado
O sistema baseado em controlador gerencia de forma independente a configuração RAID, além do sistema operacional. Além disso, a capacidade e a velocidade dos controladores RAID são superiores ao RAID somente de software, uma vez que os controladores RAID não requerem capacidades de processamento de disco.
Falta de erros de inicialização
E é afetado por erros de inicialização, que podem danificar todo o array porque o RAID somente de software reside no sistema operacional. No entanto, os controladores RAID não serão afetados por erros de inicialização.
Controladores RAID de hardware versus software
Baseado em hardware: controlador RAID
O controlador de hardware dedicado possui duas arquiteturas diferentes: uma placa controladora RAID externa e um RAID-on-chip interno.
Placa controladora RAID: A placa controladora RAID é uma cartão de expansão inserido em um slot da placa-mãe PCIe ou PCI-X. Possui um processador RAID e processador de E/S com interface de drive.
RAID no chip: O RAID-on-chip mais barato é um chip único da placa-mãe com uma interface host integrada, interface de E/S de HDD, processador RAID e controlador de memória.
Baseado em software: RAID baseado em servidor
O RAID de software fornece serviços RAID do host. Possui dois tipos: RAID somente de software e RAID híbrido de hardware/software.
RAID somente de software: Como função nativa do sistema, o RAID somente de software é a opção de RAID menos dispendiosa. O aplicativo baseado em host gerencia cálculos RAID e usa HBA ou interfaces de E/S nativas para conectar-se a unidades de armazenamento.
RAID de hardware híbrido: O RAID híbrido de hardware/software fornece funções de BIOS RAID da placa-mãe ou HBA usando um componente de hardware. A tecnologia híbrida adiciona outra camada e o preço apenas do software é mais alto, mas pode proteger os sistemas RAID de operarem erro no sistema erros de inicialização.
Diferentes níveis de RAID
Os controladores RAID são específicos para níveis de RAID. Os níveis mais comuns são RAID 0, 1, 5/6 e 10. Os detalhes são os seguintes:
RAID 0: distribuição – RAID 0 é o único nível de RAID que não fornece redundância, mas apenas melhora o desempenho do disco rígido. O RAID 0 divide arquivos e dados em dois ou mais discos e trata os discos divididos como uma partição.
RAID 1: Espelhamento – O RAID 1 funciona em dois ou mais desktops para fornecer redundância de dados e failover. Ele lê e grava os mesmos dados em cada disco. Se o disco espelhado falhar, o arquivo estará totalmente presente em um disco funcional.
Raid 5/6: Striping com Paridade/Paridade Dupla – O RAID 5/6 combina o desempenho do RAID 0 com a redundância do RAID 1, mas requer cerca de um terço da capacidade disponível.
RAID 10: distribuição e espelhamento – RAID 10 é o mais caro dos níveis de RAID. Ele é distribuído em pelo menos quatro discos para melhorar o desempenho e é redundante em espelhos. Em uma matriz de quatro unidades, o sistema distribui os dados em dois discos. Os dois discos restantes espelham os discos distribuídos e cada disco armazena metade dos dados.
Veja também: RAID de hardware comumente usado que você deve conhecer
Palavras Finais
Resumindo, este post apresenta principalmente algumas informações sobre o controlador RAID, incluindo a definição, vantagens e também os diferentes níveis. Conseqüentemente, você terá um conhecimento abrangente e profundo dos controladores RAID.