NVMe vs NAND: o que são e quais são suas diferenças
Nvme Vs Nand What Are They
O que é NVMe? O que é NAND? Quais são as diferenças entre NVMe e NAND? Esta postagem do MiniTool concentra-se em NVMe vs NAND. Além disso, você pode usar o software MiniTool para clonar seu sistema para SSD.
Nesta página :- O que é NVMe
- O que é NAND
- NVMe versus NAND
- NVMe x SATA
- Como clonar o sistema de HDD para SSD
- Conclusão
À medida que a demanda por capacidade e velocidade de armazenamento de dados em aplicações comerciais e industriais continua a crescer, cada vez mais memórias estão disponíveis para os usuários. Portanto, este tópico – NVMe versus NAND passa a existir.
O que é NVMe
O que é NVMe? NVMe é a abreviatura de Non-Volatile Memory Express. É um novo protocolo de acesso ao armazenamento e transferência de arquivos para memória flash e SSD (unidades de estado sólido) de última geração.
O protocolo NVMe permite que os usuários acessem o armazenamento flash através do barramento PCI Express (PCIe), que pode suportar milhares de filas de comandos paralelas. Portanto, é muito mais rápido que o HDD (unidade de disco rígido) e a arquitetura totalmente flash tradicional.
Artigos relacionados:
- O que é SSD NVMe? Precauções antes de obter SSD NVMe
- O que é SSD PCIe e como atualizar para SSD PCIe (última atualização)
O que é NAND
O que é NAND? NAND é uma espécie de memória flash. Ele pode ser encontrado em SSDs, unidades flash USB e cartões SD e outros dispositivos de armazenamento. A memória NAND não é volátil, o que significa que retém seus dados mesmo quando a energia é desligada.
É provável que o flash NAND apareça em qualquer lugar que possua inteligência artificial (IA) e precise armazenar dados. Atualmente existem cinco tipos de armazenamento de memória flash NAND, e a diferença entre cada tipo é o número de bits que cada célula pode armazenar. Cada célula pode armazenar dados – SLC NAND possui um bit por célula, MLC possui dois bits por célula, TLC possui 3 bits por célula, QLC possui 4 bits por célula e PLC possui 5 bits por célula.
Veja também: SSD NAND: O que o NAND Flash traz para o SSD?
NVMe versus NAND
Resumindo, NAND é um dos tipos de memória flash usados na fabricação de SSDs. NVMe é o protocolo de conexão usado para transferir dados de e para a placa-mãe. NAND e NVMe não competem entre si. Em vez disso, quando usados em conjunto, eles podem fornecer velocidades rápidas de leitura e gravação para aplicativos com uso intensivo de dados. SATA e NVMe operam com memória flash NAND, que é a memória flash mais comum usada em SSDs.
Aqui podemos ver as vantagens e desvantagens do SSD NVMe e do SSD NAND.
Vantagens e desvantagens do SSD NVMe
A seguir estão as vantagens do SSD NVMe:
- Ele oferece excelente armazenamento porque o slot PCIe transfere 25 vezes mais dados que o slot SATA.
- Ele fornece velocidade excelente porque o NVMe pode enviar comandos mais de 2 vezes mais rápido do que as unidades SATA AHCI (Advanced Host Controller Interface). Além disso, o IOPS ultrapassou 1 milhão, o que representa um aumento de 900% na velocidade em comparação com seus equivalentes AHCI.
- Comunique-se diretamente com a CPU do sistema, com excelente compatibilidade.
- O SSD baseado em NVMe pode ser usado com todos os principais sistemas operacionais, independentemente do formato.
- O NVMe fornece latência ponta a ponta de menos de 10 microssegundos, incluindo pilha de software.
- NVMe oferece suporte a protocolos de tunelamento que resolvem problemas de privacidade de dados.
- NVM Express suporta largura de banda maior do que SATA ou SAS .
A seguir estão as desvantagens do SSD NVMe:
- O custo dos dispositivos SSD baseados em NVMe é superior ao dos dispositivos SSD padrão de 2,5″.
- O PC cliente utiliza NVMe no formato M.2, o que limita a escolha de drives em comparação com outras soluções disponíveis.
Vantagens e desvantagens do SSD NAND
A seguir estão as vantagens do SSD NAND:
- NAND é econômico por byte e seu tamanho físico possui alta capacidade de armazenamento.
- As células NAND acabarão por se desgastar à medida que os transistores se degradam. O chip NAND continuará a ser usado até que o limite do ciclo de gravação seja atingido, após o qual não será mais possível armazenar novos dados. Os chips NAND podem suportar de 1.000 a 100.000 tempos de apagamento, dependendo da marca, modelo e design. Os chips NAND são fisicamente mais fortes e duráveis que o armazenamento magnético.
- Quando a memória flash NAND se desgasta, você pode substituir o chip por componentes compatíveis.
A seguir está a desvantagem do SSD NAND:
A combinação de alta demanda e a tendência de fabricação mais intensiva de tecnologia 3D NAND levou à escassez de NAND que começou em 2016. NAND bidimensional ou planar ainda é um tipo mais econômico em 2018.
NVMe x SATA
NAND usando NVMe funciona mais rápido do que opções baseadas em SATA porque o NVMe foi projetado especificamente para funcionar com SSDs. No entanto, o SATA ainda é amplamente utilizado e é valorizado pela sua confiabilidade e compatibilidade com uma variedade de aplicações. Os desenvolvedores devem considerar muitos fatores ao analisar as opções de memória flash, incluindo preço e disponibilidade do produto.
Assim, a questão não é NVMe vs NAND, mas sim NVMe vs SATA.
As unidades NVMe são muito mais rápidas do que as unidades SATA que já existem há muitos anos. PCIe 3.0 – a geração atual do padrão PCI Express – tem velocidade máxima de transferência de 985 megabytes por segundo (Mbps) em cada canal.
As unidades NVMe já são capazes de utilizar 4 pistas PCIe, o que significa que a velocidade máxima teórica é de 3,9 Gbps (3.940 Mbps). Ao mesmo tempo, um dos SSDs SATA mais rápidos – Samsung 860 Pro – tem a maior velocidade de leitura e gravação, cerca de 560 MBps.
Existem vários formatos diferentes para unidades NVMe. A mais comum delas é a haste m.2, conforme mostrado acima. Têm 22 mm de largura e 30, 42, 60, 80 ou 100 mm de comprimento. Essas hastes são finas o suficiente para ficarem planas na placa-mãe, por isso são muito adequadas para pequenos computadores e laptops.
Você precisa observar que alguns SSDs SATA usam o mesmo formato, então você precisa prestar muita atenção e ter certeza de não cometer o erro de comprar uma unidade mais lenta.
SATA versus NVMe. Qual é a sua melhor escolha?SATA vs. NVMe é apresentado nesta postagem, que pode fornecer algumas informações quando você deseja substituir um SSD SATA por um NVMe.
consulte Mais informaçãoComo clonar o sistema de HDD para SSD
Se você adquiriu o SSD NVMe ou SSD NAND, você pode querer usá-lo para substituir o disco rígido tradicional para melhorar o desempenho do computador. Para fazer isso, você pode optar por migrar o HDD para o SSD.
Para migrar o sistema e os arquivos de um disco rígido tradicional para SSD NVMe ou SSD NAND sem perda de dados, é necessária a ferramenta de clonagem. Portanto, o software profissional de clonagem de SSD – MiniTool ShadowMaker é altamente recomendado.
Para clonar o sistema operacional de HDD para SSD, o MiniTool ShadowMaker é competente com o Clonar disco recurso. E agora mostraremos como migrar o sistema operacional para o SSD NVMe ou SSD NAND com o MiniTool ShadowMaker.
Passo 1: Baixe o MiniTool ShadowMaker no botão a seguir.
Avaliação do MiniTool ShadowMakerClique para fazer o download100%Limpo e Seguro
Passo 2: Instale e inicie o MiniTool ShadowMaker. Então clique Continue o teste para entrar em sua interface principal.
Passo 3: Após entrar na interface principal do MiniTool ShadowMaker, vá para o Ferramentas página. Então escolha Clonar disco .
Passo 4: Em seguida, clique no botão Fonte módulo para escolher a origem do clone do disco. Se você estiver tentando migrar o sistema operacional para SSD NVMe ou SSD NAND, selecione o disco rígido original como origem do clone. Então clique Terminar .
Etapa 5: clique no Destino módulo para escolher o disco de destino. Aqui você precisa selecionar o SSD NVMe ou SSD NAND como disco de destino. Então clique Terminar . A seguir, clique no OK botão.
Etapa 6: Em seguida, você receberá uma mensagem de aviso informando que todos os dados no disco de destino serão destruídos durante o processo de clonagem do disco.
Observação: Se houver arquivos importantes no disco de destino, faça backup deles primeiro.Passo 7: Em seguida, o processo de clonagem do disco começará. Por favor, não interrompa o processo de clonagem até que esteja concluído.
Quando o processo de clonagem do disco for concluído, você receberá uma mensagem de aviso informando que o disco de origem e o disco de destino têm a mesma assinatura. Se ambos estiverem conectados ao seu computador, um deles será marcado como offline. Portanto, você precisa remover ou desconectar o disco rígido antigo.
Além disso, se você deseja inicializar seu computador a partir do disco de destino, entre primeiro no BIOS para alterar a sequência de inicialização.
Quando todas as etapas forem concluídas, você migrou com sucesso o sistema operacional do disco rígido tradicional para o SSD NVMe ou SSD NAND. Depois disso, o desempenho do seu computador melhorará.
Leitura adicional:
Na parte acima, mostramos como clonar o sistema de HDD para SSD gratuitamente com o MiniTool ShadowMaker. Além do MiniTool ShadowMaker, o MiniTool Partition Wizard também é uma ótima ferramenta para clonar um disco rígido. Veja como clonar o sistema com o MiniTool Partition Wizard.
Passo 1: Baixe e instale o MiniTool Partition Wizard.
Demonstração do assistente de partição MiniToolClique para fazer o download100%Limpo e Seguro
Passo 2: Após entrar na interface principal, escolha o disco rígido que deseja clonar. Então clique Assistente de cópia de disco de Mago no painel de ação.
Etapa 3: Escolha a unidade de destino para a qual copiar o conteúdo da unidade de origem. Então, você receberá uma mensagem de aviso – Todos os dados no disco serão destruídos . Clique Sim continuar.
Passo 4: Na próxima página você pode verificar algumas opções de cópia, o layout do disco de destino, alterar o tamanho da partição selecionada. Então clique Próximo continuar.
Etapa 5: você receberá uma mensagem de aviso – Para inicializar seu computador a partir da unidade de destino, altere a ordem de inicialização nas configurações do BIOS . Para copiar apenas o disco rígido, ignore este aviso.
Etapa 6: visualize e certifique-se de que todas as partições estejam sendo copiadas para o seu novo SSD. Se estiver tudo bem, clique Aplicar . Requer que você reinicie o computador e aguarde a conclusão do processo.
Artigos relacionados:
- Clone o sistema operacional do HDD para o SSD com 2 poderosos softwares de clonagem de SSD
- Como clonar um disco rígido para SSD no Windows 10/8/7?
Conclusão
Esta postagem apresentou informações sobre NVMe vs NAND. Além disso, também apresentamos 2 ferramentas de clonagem para você migrar o sistema operacional do disco rígido tradicional para o SSD sem perda de dados.
Se você tiver alguma opinião diferente sobre o software NVMe vs NAND e MiniTool, pode deixar uma mensagem na zona de comentários ou entrar em contato conosco via Nós e responderemos o mais breve possível.