O que é segurança cibernética? Tipos de segurança cibernética explicados
What Is Cybersecurity Types Of Cybersecurity Explained
O que é segurança cibernética? As pessoas já ouviram falar muito desse nome quando se trata de atividades cibernéticas. Com as crescentes ameaças cibernéticas, as pessoas procuram ativamente formas eficazes de lidar com elas, o que está intimamente relacionado com a segurança cibernética. Esta postagem de Miniferramenta lhe dará mais informações sobre este conceito.O que é segurança cibernética?
Quando você viu esta palavra pela primeira vez, você pode ter esta pergunta sobre segurança cibernética – o que é segurança cibernética? A maioria das pessoas tem apenas uma ideia geral do que isso significa, mas não sabe a importância da segurança cibernética. Agora, vamos verificar como as pessoas definem isso.
A segurança cibernética é um conjunto de medidas, práticas e soluções tecnológicas para prevenir e mitigar ataques cibernéticos em seus computadores, servidores, dispositivos móveis, redes, programas, sistemas, dados, ativos financeiros, etc.
Normalmente, não importa que tipo de medidas você aplique para se defender contra ataques cibernéticos e proteger contra a exploração não autorizada de sistemas, redes e tecnologias que tenham estado envolvidas no âmbito da segurança cibernética.
Tipos de segurança cibernética
Uma forte estratégia de segurança cibernética protege bem sua infraestrutura e domínios de TI. A segurança cibernética é um campo amplo que abrange diversas disciplinas e podemos dividi-la em vários tipos.
Segurança de rede
Segurança de rede é a prática de proteger a infraestrutura de rede subjacente contra acesso não autorizado, uso indevido ou roubo. A integridade de uma rede de computadores e dos dados nela contidos também são os alvos de proteção na segurança da rede, garantindo que a rede seja utilizável e confiável.
Através da segurança de rede, você pode garantir o alto desempenho contínuo das redes e a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados em uma rede. Mesmo com a evolução dos métodos de ataque à rede, as pessoas ainda podem confiar no controle de acesso, antivírus e antimalware , análise comportamental, prevenção de perda de dados , sandbox , e mais. para proteger melhor suas atividades cibernéticas.
Segurança na nuvem
A segurança na nuvem é um conjunto de medidas e tecnologia baseada em redes baseadas em nuvem para proteger infraestrutura, aplicativos e dados baseados em nuvem. A segurança na nuvem lida com recursos baseados na nuvem, exigindo soluções robustas de gerenciamento de identidade e acesso para definir e impor permissões para usuários e aplicativos.
A mudança pode proteger efetivamente a segurança dos clientes da nuvem, incluindo seus ativos na nuvem, e visualizar seus ambientes de nuvem.
Segurança de terminais
Segurança de endpoint é a prática de proteger endpoints ou pontos de entrada de dispositivos de usuários finais, como desktops, laptops e dispositivos móveis, contra exploração e invasão.
A segurança de endpoint pode fornecer segurança detalhada e responsiva no nível do endpoint, com o objetivo de proteger toda a rede e seus endpoints. O exemplo mais comum de segurança de endpoint tradicional é o software antivírus.
Segurança para celulares
A segurança móvel tem como objetivo fornecer procedimentos de proteção para dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops, e as informações pessoais e comerciais armazenadas e transmitidas a partir de dispositivos móveis podem ser protegidas.
Por exemplo, a autenticação e a autorização em dispositivos móveis oferecem conveniência, mas também aumentam o risco. Os dados são transmitidos entre celulares, correndo o risco de vazamento de informações a qualquer momento. Spyware Pegasus é um dos perigos mais comuns que ameaçam a segurança móvel. É por isso que a segurança móvel é tão importante.
Segurança de IoT
Segurança IoT significa segurança da Internet das Coisas, que é usada por muitas empresas para melhorar a produtividade e aumentar a visibilidade de suas operações. Como vários dispositivos em rede são implantados em redes corporativas, facilitando o acesso a dados confidenciais e sistemas críticos, alguns profissionais se dedicam ao desenvolvimento de segurança de IoT para proteger a empresa contra ameaças cibernéticas.
Gradualmente, a segurança da IoT é um componente vital de uma estratégia corporativa de segurança cibernética porque limita os riscos representados por esses dispositivos em rede inseguros.
Segurança de aplicativos
O que é segurança de aplicativos? Como o nome indica, significa projetar, codificar e configurar seu aplicativo para prevenir e defender-se contra ameaças cibernéticas e também mais foco na identificação e reparo de vulnerabilidades no software aplicativo.
Existe outra palavra semelhante – segurança de aplicativos da Web. Sua nuance é que eles protegem diferentes alvos e este está inclinado a lidar com a segurança de sites, aplicações web e serviços web.
Segurança da Informação
A violação de dados tornou-se um problema sério e privacidade on-line é fácil de ser exposto em público devido a alguns ataques cibernéticos. A propósito, uma empresa pode sofrer danos significativos à sua reputação na violação de dados. Esta condição acontece frequentemente na competição de mercado. A segurança da informação é importante tanto para o bem pessoal quanto para o negócio.
Isto inclui a proteção de informações pessoais, financeiras e informações sensíveis ou confidenciais armazenadas em formato digital e físico. A segurança da informação pode protegê-los contra uso indevido, acesso não autorizado , interrupção, etc.
Para reforçar a segurança da informação, cada vez mais empresas estabelecerão padrões para a segurança dos sistemas de informação e a mitigação de riscos. Ao mesmo tempo, os utilizadores precisam de melhorar a sua sensibilização quando utilizam as redes sociais ou outros softwares/websites que requerem informações privadas.
Confiança Zero
Zero Trust é um modelo de segurança que mantém controles rígidos de acesso e exige, não importa quem você seja, dentro ou fora da rede da organização, ser autenticado e validado continuamente para configuração de segurança. Por padrão, após aplicar a estratégia de segurança Zero Trust para acesso, ninguém será confiável. É por isso que chama o nome.
Ameaças comuns à segurança cibernética
Acima estão alguns tipos comuns de segurança cibernética e que tipo de ameaças à segurança cibernética acontecem com frequência em suas atividades online? Dê uma olhada nisso e você poderá fazer melhor em segurança cibernética quando eles surgirem.
Programas maliciosos
Malware geralmente se refere a software malicioso instalado em um dispositivo sem o consentimento do usuário e inicia silenciosamente uma série de interrupções em seu sistema e redes. Eles podem vazar informações privadas, obter acesso não autorizado a informações ou sistemas, privar o acesso a dados, etc.
Diante desse perigo, a maioria das pessoas opta por instalar antimalware para proteger o PC em tempo real. É um dos métodos eficazes.
Para verificar se o seu computador está infectado com malware, este artigo é útil: Qual é um possível sinal de malware no computador? 6+ sintomas .
Ransomware
O ransomware foi projetado para criptografar permanentemente arquivos em um dispositivo, inutilizando quaisquer arquivos e sistemas que dependem deles. Os hackers muitas vezes aproveitam esta oportunidade para exigir o pagamento de um resgate ou farão com que você perca os dados para sempre.
Ao se deparar com esse tipo de ameaça, você pode primeiro desconectar-se da Internet, remover todas as conexões e, em seguida, tentar alguma ferramenta de descriptografia de ransomware para recuperar o acesso.
Phishing
O phishing tem como objetivo roubar ou danificar dados confidenciais, enganando as pessoas para que revelem informações pessoais. Eles podem utilizar e-mails, sites ou mensagens de pessoas como canais para espalhar golpes. Para se proteger contra phishing, você deve aprender como reconhecê-los e evitá-los . Aplicar melhores formas de fortalecer a segurança da privacidade é muito importante para você.
Ataques DDoS
Os ataques DDoS tentam criar congestionamento consumindo toda a largura de banda disponível entre o alvo e a Internet maior, sobrecarregando o sistema alvo. Existem muitos tipos de ataques DDoS e se você quiser saber como evitá-los, consulte esta postagem: O que é ataque DDoS? Como prevenir ataques DDoS .
Soluções fáceis de segurança cibernética
Dica 1: use senhas fortes
Normalmente, a proteção por senha é a primeira defesa contra cibercriminosos e seu acesso não autorizado às suas contas, dispositivos e arquivos, por isso é importante atualizar a primeira camada de proteção. Como criar uma senha forte? Aqui estão algumas dicas:
- Pelo menos 12 caracteres e 14 ou mais é melhor.
- Letras maiúsculas, letras minúsculas, números e símbolos estão incluídos.
- Evite usar uma palavra que possa ser fácil de encontrar ou adivinhar.
- Não use as mesmas senhas das anteriores ou usadas em outras contas.
- Não anote ou repasse as senhas por e-mail, mensagem instantânea ou qualquer outro meio de comunicação.
- Altere imediatamente as senhas de contas que você suspeita terem sido comprometidas.
- Ative a autenticação multifator sempre que disponível.
Dica 2: Evite usar rede pública
Uma rede pública é acessível a qualquer pessoa e geralmente aberta, o que facilita ser hackeada e causar uma ampla gama de vítimas. Até agora, ouvimos muitas técnicas potenciais relacionadas que hackers empregam para explorar redes Wi-Fi públicas e comprometer seus dados confidenciais.
Por exemplo, os usuários públicos de Wi-Fi são os principais alvos dos ataques MITM (Man-in-the-Middle). Os hackers podem acessar os dados das pessoas através da rede aberta e obter ainda mais privacidade para atividades maliciosas. Além disso, existem alguns outros métodos de hacking possíveis, como Packet Sniffing, Session Hijacking, Falsificação de DNS , Phishing de Wi-Fi, etc. Portanto, é melhor evitar usar a rede pública.
Dica 3: tenha cuidado com links e anexos de e-mail
As pessoas preferem usar e-mails para transferir informações, mas existem ameaças potenciais. Os ataques por e-mail incluem muitos tipos e são difíceis de defender com eficácia. Os mais comuns são phishing, vishing, smishing, whaling, pharming, spyware , adware, spam, etc.
Através dos anexos e links de e-mail, o malware pode ser instalado automaticamente no seu sistema após um clique. Você deve ficar alerta ao receber e-mails estranhos.
Dica 4: mantenha seu software e sistema atualizados
Uma atualização normal pode corrigir alguns bugs e otimizar o desempenho geral. Periodicamente, a Microsoft emitirá patches de segurança para corrigir as vulnerabilidades de segurança detectadas e atualizar o nível de proteção. Se você quiser se beneficiar disso, por favor atualize seu sistema e software sem demora.
Dica 5: use software antivírus
O Microsoft Defender Antivirus é um componente de software integrado do Windows para proteger seu PC com Windows contra malware, vírus e outras ameaças. Você também pode recorrer a outro software antivírus de terceiros para obter um nível mais alto de segurança. Certifique-se de que seu dispositivo esteja protegido em tempo real.
Dica 6: prepare backups regulares de dados
Outra solução fácil de segurança cibernética é preparar backups regulares de dados. Muitas vítimas de ameaças cibernéticas reclamaram da perda de dados causada por muitos hackers. É um grande problema, mesmo que você tenha se livrado do malware desagradável. As pessoas simplesmente perdem seus dados preciosos e nada pode ajudar a recuperá-los.
Existe uma maneira de evitar que tal desastre aconteça – backup de dados . MiniTool ShadowMaker é um maravilhoso Software de backup para PC , permitindo um clique backup do sistema solução e recuperação rápida de dados. Além do sistema, você também pode arquivos de backup , pastas, partições e discos. Discos rígidos internos/externos e dispositivos NAS estão disponíveis para serem destino de backup.
Para maior segurança dos dados, você pode adicionar proteção por senha aos seus backups. Se quiser realizar backups automáticos, você pode configurar agendamentos de backup e escolher um esquema de backup preferido. Para experimentar mais recursos, você pode baixar e instalar a versão de teste do MiniTool ShadowMaker por 30 dias gratuitamente.
Recomenda-se fazer backup dos dados em um disco rígido externo em caso de falhas no sistema. Insira a unidade no dispositivo antes de abrir a ferramenta de backup, se desejar.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 1: Inicie o MiniTool ShadowMaker e clique Continue o teste para entrar na interface.
Etapa 2: no Cópia de segurança guia, escolha a origem e o destino do backup conforme desejado. Então clique Opções para definir as configurações de backup com base em suas demandas.
Etapa 3: quando tiver configurado tudo corretamente, clique em Faça backup agora para iniciar a tarefa imediatamente ou adiá-la clicando em Faça backup mais tarde .
E se o seu sistema travar devido a ataques cibernéticos? Contanto que você tenha preparado um backup do sistema com o MiniTool ShadowMaker com antecedência, você poderá restaurar seu sistema de forma rápida e fácil. MiniTool ShadowMaker fornece Construtor de mídia para criar uma unidade USB inicializável e você pode restaurar o sistema após inicializar o PC.
Outra excelente função – Restauração universal – pode corrigir problemas de compatibilidade se você quiser realizar uma recuperação do sistema entre dois PCs diferentes. Para etapas detalhadas, leia este artigo: Um guia sobre como restaurar o backup do Windows para um computador diferente .
Conclusão
O que é segurança cibernética? Depois de ler esta postagem, você poderá entender o que é segurança cibernética. Quando você, infelizmente, se envolve em alguns ataques cibernéticos, soluções eficazes de segurança cibernética podem tirar você do problema.
Além disso, o backup de dados é uma dica de segurança que algumas pessoas podem ignorar, que desempenha um papel importante na proteção dos dados. A perda de dados é um dos resultados mais comuns causados por ameaças cibernéticas e pelo MiniTool ShadowMaker – este software de backup pode ajudá-lo muito.
Se você tiver algum problema ao usar esta ferramenta de backup, entre em contato conosco via [e-mail protegido] , e uma equipe de suporte profissional se dedica a resolver suas preocupações.